domingo, 28 de fevereiro de 2010

POR QUE A CÂMARA DE VEREADORES ESTÁ CALADA?

O Legislativo de Lucas do Rio Verde, permanece calado sobre o caso do ex_ secretário de obras , Rafael Balizardo, que segundo denúncia do MPE está envolvido em um esquema que desviou mais de 1,6 milhões dos cofres público. O MPE ajuizou duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa em dezembro de 2009 e indiciou mais de 24 pessoas, inclusive o ex- prefeito Pivetta, o atual prefeito Marino Franz e alguns empresários.
Segundo a promotora pública foi montada uma verdadeira ação criminosa dentro da secretária de obras para desviar o dinheiro publico.
Entretanto, mesmo após a decisão da justiça que concedeu liminar nas duas ações determinando o bloqueio dos bens dos ex -secretário e de seu pais, em aproximadamente R$ 1,6 milhão a Câmara continua calada. Por quê?
Segundo informações, as provas são muitas e não tem como negar os fatos. Não tem como isto virar em Pizza. E o mínimo que o Legislativo faz é abrir uma CPI para investigar o caso. Haja vistas que um dos seus principais papéis é fiscalizar a aplicação do dinheiro público e que entre os indiciados também consta o nome do vereador Elizeu Sávio Diniz. ( atual gestão).
A Câmara de Lucas do Rio Verde tem o dever moral de abrir esta CPI e provar para a população que realmente tem uma postura independente. Apurar os fatos e dar uma resposta a população.
professora: Maria Dalva

sábado, 27 de fevereiro de 2010

REPRESENTANATE DE MATO GROSSO NO SOLETRANDO É DE LUCAS DO RIO VERDE.

A aluna Mariana Generoso Bampa da 7ª série da Escola Municipal Olavo Bilac está participando desde o Domingo dia 21/02 no Rio de Janeiro, do Programa Caldeirão do Hulk no quadro Soletrando, edição 2010.
Mariana foi à campeã Estadual em 2009. O que lhe possibilitou participar da segunda etapa no Rio de janeiro. Ela está competindo com outros 26 Estados do Brasil. O programa irá ao ar a partir de 06 de Março (sábado)
Caso ela se classifique entre as 9 semifinalistas, retornará ao Rio no mês de Abril onde disputará a final
Mariana é filha do nosso colega Almir Bampa, professor Rede Lassalle e da escola Caminho Para o Futuro.
Estamos torcendo por ela.
Parabéns Mariana!
Independente de qualquer resultado você já é uma vencedora.
Professora: Maria Dalva

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PODEMOS CHAMAR ISTO DE PUNIÇÃO?

O Tribunal de Justiça foi notificado na manhã desta quinta (25) sobre a decisão do Conselho Nacional de Justiça de aposentar compulsoriamente sete juízes e três desembargadores mato-grossenses, entre eles o presidente Mariano Travassos, que já determinou que sejam feitos todos os atos de aposentadoria. Além disso, já solicitou também a exoneração de todos os servidores que ocupam cargos de confiança em sua gestão.

Os magistrados foram condenados nesta terça (23) por desvio de recursos que chegam a R$ 1,5 milhão. Os magistrados receberam os valores a título de verbas atrasadas e de devolução do Imposto de Renda. Os valores foram depositados na conta corrente dos juízes e desembargadores e utilizados para socorrer a Loja Maçônica Grande Oriente.
DNWS

Travassos tem o prazo de dez dias para acusar o recebimento da notificação do CNJ. A expectativa é que ele use todo o tempo que lhe é permitido por lei. Assim, o vice Paulo Cunha poderá assumir a presidência do TJ, já que na próxima segunda, 1º de março, Travassos completa um ano a frente do Tribunal. Conforme o Regimento Interno, se o afastamento do presidente acontecer antes de concluir a metade de sua gestão, novas eleições devem ser feitas para escolher seu sucessor.

Nos corredores do TJ os comentários são de que os 10 magistrados ainda não se conformaram com a decisão do CNJ e querem reverter a aposentadoria. O Ministério Público Federal, por outro lado, tenta “barrar” que os magistrados recebam as aposentadorias por conta do “escândalo da Maçonaria”, que teve repercussão nacional e expôs o Poder Judiciário do Estado.

O caso

Conforme o ministro Ives Gandra, relator do processo administrativo disciplinar que culminou na condenação máxima aos envolvidos, os desvios foram feitos na gestão do ex-presidente José Ferreira Leite, também aposentado por decisão unânime do CNJ. O filho do desembargador, juiz Marcos Aurélio dos Reis Ferreira, também foi beneficiado com os pagamentos irregulares. As três juízas, Juanita, Graciema e Maria Cristina, que participaram do esquema, segundo o ministro Ives Gandra, foram utilizadas como “laranjas”. Receberam dinheiro do Tribunal para repassarem à maçonaria.

Foram aposentados compulsoriamente os desembargadores José Ferreira Leite, Mariano Travassos, Tadeu Cury e os juízes Marcelo Souza de Barros, Antônio Horácio da Silva Neto, Irênio Lima Fernandes, Marcos Aurélio dos Reis Ferreira, Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Graciema Ribeiro de Caravellas e Maria Cristina Oliveira Simões.
fonte; rdwns

POLÍCIA

PM de Lucas R.Verde acaba com motim após 7 fugirem
A Polícia Militar de Lucas foi chamada, pela direção da cadeia pública, para conter um princípio de motim. Foi ontem, por volta das 14h. Os detentos das celas 2, 3 e 4, se rebelaram e atearam fogo nos colchões, jogando-os nos corredores. A revolta foi por terem ficado sem almoço e sem água logo após a fuga que ocorreu, ontem, ao amanhecer, onde sete detentos escaparam por um túnel de aproximadamente 6 metros, cavado pelos presos da cela 2.
Nenhum dos detentos que escapou foi recapturado. Para conter o princípio de rebelião, os policiais agiram rapidamente e acalmaram os presidiários.

Estão foragidos: Francisco dos Santos (acusado de tráfico), Erik Arruda (que estava preso por tráfico e associação), Edelson Teixeira (roubo), Jô Pires de Souza (assaltante), Vandeilson Arruda (assaltante) Edinaldo Oliveira de Almeida (tráfico e associação) e Ilonir Meneghon Tecchio (homicídio).

fonte sonoticias.

QUANTO VOCÊ VALE PROFESSOR?

O professor atualmente esta vivendo em sua profissão um longo processo de desvalorização. Antes, visto como uma figura de grande valor e prestígio social, respeitado pela comunidade, agora é chamado prof. pai, tia, mãe, vô, vó. De certa forma isto é uma demonstração afetiva dos alunos, entretanto, marca os diferentes papeis sociais que o professor exerce atualmente.
Professor: você já parou e analisou friamente a sua situação? Já refletiu verdadeiramente sobre o seu valor?
O verdadeiro valor está dentro de você! Busque olhar profundamente para o seu interior e tenha a plena certeza; você vale muito! Pois todas as mudanças sejam elas políticas, sociais ou econômicas passam por você. O professor é a base da pirâmide, é quem sustenta as pilastras de todas as outras profissões.
Entretanto apesar de seu grande valor continua sua vida, ou quase vida, sem acessos muitas vezes aos direitos básicos como saúde, moradia, lazer e salário digno. Logo, vai sentindo-se cada vez mais diminuído perante a sociedade. Quantos já ouviram muitos alunos dizerem: o meu pai não estudou e tem um carro, e você professor (a), só tem uma bicicleta e tem faculdade e tudo...
O professor olha para trás e vê quantas lutas, quantas noites de sono, quanto sanduíche teve que comer para para estudar, pois as condições financeiras eram precárias e não lhe permitia pagar uma refeição decente. Os livros eram muito caros, o tempo escasso, os trabalhos da faculdade para entregar, provas dos alunos para corrigir, planejamento para fazer, mas você continuava ali, firme, lutando para concluir o ensino superior, na esperança que tudo ia mudar principalmente o lado financeiro. Mudou muita coisa professor? Eu afirmo com toda certeza que financeiramente quase nada Pois atualmente a maioria vive dependurada no cartão de crédito, no cheque especial, limite estourado, empréstimo em folha consignada, quando consegue comprar um carro, ou moto, atrasa as prestações o IPVA. Quantos professores já não passaram pelo vexame de ver sua conta de água, luz, telefone e internet serem cortadas por falta de pagamento. Quantos estão com a saúde comprometida, vive em desvio de função, não consegue aposentadoria e continuam sem condições de pagar um plano de saúde.
A vida deste profissional resume-se em adiar projetos, sempre adiando a tão sonhadas viagem de férias, a reforma ou compra da casa própria, a troca do carro, móveis e de tantas outras coisas básicas para a sua vida familiar.
Volto a perguntar: quanto você vale professor? Já parou para pensar que sem você não há progresso, transformação social, tecnologia, pesquisas, descobertas medicinais, novas invenções, cura para muitas doenças. Sem você professor, jamais o homem teria chegado à lua. Enfim, sem você não é possível “nada”
Então professor, por que você tem medo de reagir, de lutar por melhores salários, de participar de greves, protestar, de dizer não dominação? Por que você se conforma com míseros trocados de aumento? Por que você não reage coletivamente? Não dá mais continuar com uma educação conformista.
Quanto você vale professor? Quando você descobrir o seu real valor, aí sim, ocorrerá a valorização profissional em todos os sentidos.
Professora Maria Dalva de Oliveira Fernandes

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

VEREADOR TENTA CALAR A VOZ DO POVO.


Dezembro
2009
Lucas do Rio Verde: Vereador do PSB usa tribuna para promover agressão verbal contra cidadãos
Uma cena que está virando rotina nas câmaras municipais de algumas cidades no norte do Estado, é políticos agredirem verbalmente cidadãos comuns por causa de cobranças por uma postura independente em relação ao executivo municipal.

Ha exemplo do que acorreu em Sinop, quando os vereadores Gilson de Oliveira (PP) e Jonas de Lima (PMDB), usando a tribuna da Câmara Municipal atacaram o Nortão Notícias e um repórter do site, uma servidora da rede municipal de ensino da Prefeitura de Lucas de Rio Verde também acabou sendo vítima desta arbitrariedade praticada por “legisladores” que utilizam a tal “famigerada” imunidade parlamentar para agredir e constranger as pessoas, em detrimento de questões vai contra a vontade popular.

Em Lucas do Rio Verde, o fato ocorreu na sessão de ontem (21), e teve como “personagem central” o vereador de primeiro mandato Eliseu Sávio Diniz (PSB), que não gostou da presença de dezenas de moradores que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para protestarem contra o projeto de lei n° 85/2009 que altera a lei 1.515 de fevereiro de 2008 que dispõe sobre a planta genérica da cidade e que possibilitará um aumento de até 300% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2010.

Contrariados com a postura dos vereadores que deram parecer favorável ao projeto do prefeito Marino Franz (PR), os representantes de bairros foram à Câmara carregando faixas com a frase: “Não ao aumento do IPTU”.

A manifestação popular irritou o jovem vereador que ao fazer uso da tribuna, teceu duras críticas às pessoas que ele (Eliseu Diniz) considerava responsáveis diretos pelo protesto. Neste caso, a professora da rede municipal de ensino Maria Dalva de Oliveira e o senhor Gilson Gregório.

Alterado, Eliseu Diniz acabou promovendo um “espetáculo dantesco” ao agredir verbalmente cidadãos luverdenses que estavam no local apenas para defender seus direitos, enquanto moradores daquela cidade – defesa esta que deveria ser feita pelos vereadores em questão, mas que por conveniência política com o executivo municipal, acabam se esquecendo daqueles que o elegeram.

Em entrevista por telefone feita com exclusividade pelo Nortão Notícias, a servidora Maria Dalva disse que após os ataques covardes por parte do vereador do PSB, houve um princípio de confusão, “o que fez com que o presidente (Câmara) suspendesse temporariamente a sessão, que só foi reiniciada após a chegada dos soldados do Polícia Militar”.

Combativa e defensora das causas que envolvem o abuso do poder público, Maria Dalva tem sido alvo de ataques constantes por parte dos vereadores que dão sustentação política ao prefeito Marino Franz. Em julho passado, ela também sorfeu agressão verbal por parte dos vereadores Carlos Giroto (PPS) e Fernando Pael (PT), onde na época, inclusive, fez um Boletim de Ocorrência na Polícia por violência moral à sua pessoa.

"Eles não gostam de serem contrariados. Acham que a população não pode cobrar simplesmente aceitarem as suas decisões, que quase sempre são em benefício próprio", diz a servidora afirmando que não agüenta mais tanta discriminação: “O Eliseu (Sávio Diniz) disse na tribuna que os vereadores não toleram mais a presença dela (Maria Dalva) naquela Casa de Lei”.

A professora disse que, “como cidadã tenho o direito de manifestar-me, mas estou sendo discriminada pela minha condição de mulher e fazer parte da minoria que se manifesta contra os abusos cometidos pelo poder público contra a população de Lucas do Rio Verde”, disse completando: “Sou mão de família, professora e líder comunitária desde que cheguei aqui em Lucas (do Rio Verde) há 18 anos, por isso vou procurar o Conselho dos Direitos Humanos e denunciar, pois não agüento mais tanta discriminação por parte de alguns vereadores”.

fonte nortaonoticias.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pivetta e mais 11 empresários são notificados pela Sema

O presidente do PDT em Mato Grosso, deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), foi notificado nesta segunda (22) por construir obras, em Lucas do Rio Verde, sem o cronograma de execução do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). O pedetista já administrou a cidade por dois mandatos.
A notificação extrajudicial é assinada pela sub-procuradora-geral de Defesa do Meio Ambiente, Ana Flávia Gonçalves de Oliveira Aquino. Nela consta que Pivetta e mais 11 empresários têm 30 dias para apresentar o cronograma de execução sob pena de ter cancelada a Licença Ambiental Única e outras eventualmente expedidas.
A própria obra corre o risco de ser embargada. A empresa do deputado havia firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com a extinta Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), mas o processo corre agora o risco de ser arquivado. Pivetta e os demais empresários também podem ser condenados a sanções administrativas e penais.
A assessoria do Grupo Vanguarda, de Pivetta, disse que representantes da empresa não falariam sobre o assunto por entender que se trata de um procedimento normal. O cronograma de execução será apresentado dentro do prazo, informou a assessoria.
fonte rdnws

MOMENTO ESPIRITUAL

SÓ JESUS.

É só Jesus pra acalmar meu coração
É só Jesus pra me estender a mão
Socorrer-me com seu amor
Trazendo alívio a minha dor

Só Jesus amor carinho e paz
Jesus verdade e luz
É só Jesus a nossa saída
Pois Ele é paz, amor, direção

É só Jesus pra nos estender a mão
Para nos guiar e proteger
Trazer-nos sempre a razão
Justiça, esperança e proteção.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

POUCA COISA MUDOU DEPOIS DESTA REUNIÃO.

Lucas do Rio Verde: Moradores cobram mais segurança do Poder Público.

A Associação de Mulheres e a Associação de Moradores do Bairro Rio Verde (AMEC/BRV) enviou um ofício ao prefeito municipal de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz e ao presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Albieri, cobrando mais segurança para o bairro. De acordo com a professora Maria Dalva de Oliveira Fernandes, coordenadora da AMEC/BRV, o Bairro Rio Verde tem sido alvo constante de todo o tipo de violência e do tráfico de drogas.

Segundo Maria Dalva, os moradores denunciam constantemente a ação de marginais naquela região da cidade, mas nenhuma medida preventiva foi tomada pelas autoridades responsáveis pela segurança do município.

Por conta da inoperância do poder público, no dia 02 de outubro, a Associação de Moradores do Bairro Rio Verde promoveu uma reunião com autoridades para reivindicar melhorias na segurança pública, melhor iluminação, e principalmente, no combate ao tráfico de drogas no local.

Na reunião compareceram mais de 100 moradores, mas apesar disso, o sentimento foi de abandono. Segundo Maria Dalva, apesar de reunião ter sido bastante produtiva, a participação das autoridades públicas foi nula. "Apenas o vereador Pedro Goes esteve presente. O prefeito além de não vir também não mandou nenhum representante da Prefeitura, fato que revoltou os moradores, que aproveitaram da cobertura da imprensa para criticar o descaso do poder executivo e legislativo de Lucas do Rio Verde com relação à segurança do Bairro Verde", Maria Dalva, enfatizando que "isto repercutiu negativamente para os vereadores e para o prefeito Marino Franz".

Na oportunidade, os moradores expuseram os problemas que tem levando o Bairro Rio Verde a ser considerado um dos mais violentos de Lucas do Rio Verde. A presidente da Associação dos Moradores, Ivanir Nequel Belotto detalhou os principais problemas da violência no bairro, como o aumento de consumo de drogas, tráfico, furtos, roubos, invasão de áreas, quintais para fazerem uso de drogas e até cobrança de pedágio pelos traficantes.

No final da reunião o vereador Pedro Goes foi incumbido de levar o documento com as principais reivindicações dos moradores (veja reivindicações no quadro abaixo), para o prefeito Marino José Franz e para o presidente da câmara Marcio Albieri.

Na terça-feira (06), o Major Cunha, da Polícia Militar, preocupado com péssima imagem que os luverdenses estavam fazendo com relação à falta de uma participação mais efetiva das autoridades policiais, fez uma reunião com os representantes das duas associações, se comprometendo a promover um policiamento mais ostensivo no bairro, apesar das dificuldades devido a falta de material humano e de trabalho. Lucas tem uma população estimada em 50 mil habitantes, e conta apenas com duas viaturas e 19 agentes policiais.
fonte: nortaonoticias.

A VINGANÇA FEMININA. I

UM CHEFE DE DEPARTAMENTO, BEM CHATO, ACHANDO QUE SEUS SUBORDINADOS NÃO ESTAVAM MAIS RESPEITANDO SUA LIDERANÇA, RESOLVEU COLOCAR A SEGUINTE PLACA NA PORTA DE SEU ESCRITÓRIO:
'AQUI QUEM MANDA SOU EU'.*

*AO VOLTAR DE UMA REUNIÃO, ENCONTROU UM BILHETE JUNTO À PLACA:
'SUA ESPOSA LIGOU E DISSE QUE É PARA O SENHOR LEVAR A PLACA DELA

A vingança feminina I I

O marido, ao chegar em casa no final da noite diz à mulher que já
estava deitada:
- Querida, eu quero amá-la.
A mulher, que estava dormindo, com a voz embolada, responde:
- A mala... ah não sei onde está,não! Use a mochila que está no
maleiro do quarto de visitas.
Não é isso querida, hoje vou amar-te.
- Por mim, você pode ir até Júpiter, até Saturno e até à p... que o
p..., desde que me deixe dormir em paz...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COMBATER A CORRUPÇÃO É DEVER DE TODOS.

A corrupção é um câncer que deve ser extirpado de todos os setores da sociedade. A população tem o dever moral de combater este mal.
Diariamente convivemos com escândalos políticos que envolvem desvio de verbas públicas e tantas outras condutas ilícitas que depõem contra os princípios da administração pública que são: transparência, moralidade e impessoalidade.
A palavra “desvio de verba” um é termo usado para amenizar o impacto causado perante a população. Mas na realidade isto significa mesmo é “roubar”, apropriar-se, enriquecer as custas do dinheiro público.
Cada centavo que é” roubado”, “desviado” para o bolso de alguém, seja em forma de doação, construção ou reforma de casas de parentes, amigos,ou terceiros, doação de combustíveis, despesas de hotel, almoço, viagens, doação de matérias de construção, despesas que são embutidas nos empenhos pagos pela administração, serviços particulares sendo executados com o maquinário das prefeituras, negociatas e acertos feitos com vereadores corruptos, para que projetos do executivo sejam aprovados.Estas são apenas algumas das formas de corrupção em determinados governos.
Enquanto cidadãos (ãs) temos o dever de protestar, denunciar, exigir respeito com o dinheiro público. Pois ficar calado significa ser conivente com o roubo e contribuir para o aumento das diferentes mazelas sociais que assola os municípios, estados e países
Professora: Maria Dalva de Oliveira Fernandes.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pagamento com cartão de crédito é considerado à vista, alerta Procon

Este ano o Procon Estadual recebeu 125 reclamações referentes ao assunto, 81 delas são contra cobranças indevidasProcon-MT.
As facilidades de uso dos cartões de crédito fazem com que esta seja a opção de pagamento de muitos consumidores. Mas, o Procon Estadual alerta, as compras feitas com cartão de crédito são consideradas à vista e somente o fornecedor deve arcar com as taxas cobradas pelas administradoras do serviço. Qualquer benefício oferecido pelos lojistas ao pagamento à vista deve também ser aplicado às compras com cartão.

No ranking de reclamações do Procon Estadual, cartão de crédito é o primeiro do setor de Assuntos Financeiros, a frente até dos bancos comerciais. Este ano o Procon Estadual recebeu 125 reclamações referentes ao assunto, 81 delas são contra cobranças indevidas. O ano passado o órgão recebeu 913 reclamações contra cartões de crédito.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, defende que esta é uma prática abusiva. Em uma nota técnica, o órgão explica que “o consumidor não deve ser considerado “sócio” do comerciante, uma vez que o aumento no valor do preço da mercadoria pelo pagamento de cartão de crédito nada mais representa do que o repasse dos custos do comércio ao consumidor”.

As argumentações dos fornecedores não devem prevalecer já que as campanhas publicitárias das administradoras de cartão de crédito são cada vez mais maciças, a fim de incentivar o uso dessa modalidade de pagamento. Além disso, o fornecedor tem a garantia de que o montante pago pelo consumidor por meio do cartão de crédito será recebido.

Os fornecedores ainda alegam que as administradoras de cartões de crédito só repassam os valores das vendas após um período de no mínimo 30 dias. Mas, o Procon Estadual ressalta, o acordo é entre a loja e as operadoras de cartão, e o consumidor já paga a anuidade do cartão de crédito. A orientação é que os consumidores optem em comprar em lojas que não pratiquem o preço diferenciado.

No caso da loja cobrar um preço diferenciado para pagamento com cartão de crédito denuncie ao Procon, pois a empresa está sujeita às penalidades previstas no CDC, como a aplicação de multa que varia de R$ 212,00 a R$ 3 milhões.

CARTÃO DE LOJA

O cartão emitido pela loja é considerado cartão de crédito. A única diferença é o uso restrito nas lojas do estabelecimento emissor. Portanto, ele deve também respeitar as normas do CDC, ficando vedada a prática de preço diferenciado.

Para outras informações, procure o Procon Estadual, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, Bairro Araés. Os telefones do órgão são 151 e 3613 8500.
Fonte: portal noticiando

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

MANOBRA POLÍTICA PARA AFASTAR O DELEGADO DE LUCAS DO RIO VERDE.

Delegado
Pedido de trasferência foi intervenção política
1/2/2010 - 11:14
O delegado de Lucas do Rio Verde, Flávio Henrique Stringueta, afirma que pode se transferido da cidade onde trabalha por força de uma intervenção política. De acordo com Stringueta, o diretor de interior da Polícia Civil, Jales Batista, informou que esse pedido de transferência havia sido feito por um político, porém não citou nome.“Só disseram que havia interesse político na minha saída, que poderia ser do governo ou daqui de Lucas”.

Flávio Henrique Stringueta foi quem deu início as investigações que fundamentaram a ação civil pública por improbidade administrativa interposta pelo Ministério Público em face do ex-secretário de Obras de Lucas do Rio Verde, Rafael de Castro Balizardo. Na ação, o ex-prefeito da cidade, Otaviano Pivetta (PDT) também é citado.

“Semana passada houve o contato da diretoria da polícia de que havia um pedido político para que eu saísse da cidade. Não posso dizer que seja em virtude dessa ação, mas a investigação toda saiu da delegacia”.

Além de Otaviano, outras 23 pessoas também foram citadas. São elas: Dirceu Camilo Cosma, Nádia Priester, Nilson Moreira dos Santos, Cláudia Manfrin de Melo, Adelar Machado, Sílvio Crepi de Oliveira, Luciano Augusto Wirzbick, Alen Daiana Paludo, Valdir Miquelin, Sandra Regina Peterson Moraga (Mercantil Materiais de Construção Ltda), Hélio Ernesto Moraga (Moraga e Moraga Ltda), Cézar Félix Valiente Benitez, Jorge Piccini (Paraná Materiais de Construção Ltda), Nadir Helena de Castro Balizardo, Carlos Francisco Balizardo, Marino José Franz, Eliseu Sávio Diniz, Eberton Vestena dos Santos, Jéssica Regina Wohlemberg, Floracy Negreiros Silva Almeida (J.F. Construções e Serviços Ltda), Neivo José Basso ME, Construnorte Construtora Ltda, Valdemir Moraga (Edifik Com. e Materiais de Construção Ltda).

De acordo com a ação protocolada pelo Ministério Público, “comprovou-se a instalação de verdadeira organização criminosa junto à Secretaria Municipal de Obras de Lucas do Rio Verde, situação agravada pela total falta de controle interno pela Administração Pública, o que facilitou que o dinheiro público fosse utilizado em benefício dos interesses próprios de homens desonestos que deveriam atuar visando o interesse público”, destacou a promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos, em um trecho da ação.

Segundo ela, a investigação foi desencadeada em 2007, após suspeitas em relação ao injustificável crescimento patrimonial do ex-secretário. Os fatos começaram a ser desvendados em 2008, quando proprietários de algumas empresas decidiram revelar detalhes sobre o esquema armado pela Secretaria Municipal de Obras, desde a gestão de Otaviano Pivetta.

“Verificou-se que as contratações de obras do município, especialmente após o período em que Rafael de Castro Belizardo passou a integrar a administração pública, transformaram-se em palco para benefícios escusos, direcionamento de certames licitatórios e fraudes envolvendo os participantes e a administração. Durante anos, os procedimentos foram criminosamente arquitetados, formando licitações 'para inglês ver'”.

Diante desse fato, Stringueta deduz que “por conta da proximidade das duas coisas (ação do MP e pedido de transferência) você acaba acreditando que possa ser (represália), mas eles negam. Então temos que acreditar.Só as pessoas do governo que fizeram o pedido que podem dizer, de repente foi até mesmo o próprio governador”.
Stringueta ressaltou que há um movimento por parte dos juízes da cidade para que ele seja mantido na delegacia de Lucas do Rio Verde.

“Nós estamos brigando para que eu continue aqui, para que não seja transferido. Há uma movimentação nesse sentido e as chances de eu ficar agora são muito grandes. Estamos tentando que o próprio prefeito faça essa intervenção. O prefeito falou depois de vários pedidos do MP e dos juízes da cidade, que se comprometeria em pedir a minha permanência na cidade”.

MP obtém liminar

No último dia 25, o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Lucas do Rio Verde, obteve liminar em duas ações civis públicas por ato de improbidade administrativa propostas contra o ex-secretário de Obras do município, Rafael de Castro Balizardo. Ao todo foram acionadas 24 pessoas.

Nas duas ações, o Ministério Público pleiteou liminarmente a indisponibilidade de bens do ex-secretário e de seus pais. A medida, que abrange o montante de aproximadamente R$ 1,6 milhão, visa garantir o ressarcimento dos valores desviados aos cofres públicos. O deputado estadual Otaviano Pivetta e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde também foi citado nas duas ações.

Segundo o MP, documentos apreendidos em residências, órgãos públicos e a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado comprovaram que, na gestão do ex-secretário, ocorreram fraudes em procedimentos licitatórios, desvio de recursos públicos e concessão indevida de benefícios.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, a proposição de uma ação criminal está sendo estudada pelo NACO (Núcleo de Ações de Competências Originárias), órgão auxiliar do MP.

O NACO é uma Procuradoria de Justiça Especializada que possui atribuições cíveis, em sede de atos de improbidade administrativa, e penais, nas hipóteses em que são acusados agentes políticos beneficiários de foro especial por prerrogativa de função junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, como é o caso de prefeitos.

Outro lado

O deputado estadual Otaviano Pivetta afirmou que está disposto a colaborar com as investigações, respondendo a todas as questões que forem levantadas pela Justiça. “Estou muito tranquilo, vou fazer a minha defesa preliminar sem problema algum”.

O deputado ainda afirmou que foi ele quem levou o delegado Flávio Henrique Stringueta para a cidade de Lucas e que não está envolvido no pedido de transferência dele.

“É uma pessoa de muita confiança e eu nunca agiria dessa forma. Conversei com ele [Flávio] na semana passada e já marquei uma reunião com o chefe da Casa Civil para descobrir quem fez esse pedido. Vou fazer o máximo para que ele não saia de lá”.

Da Redação PnB Online

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dengue é caso de polícia


* MÁRCIO F. DE O. DORILÊO

O direito penal é a ciência que disciplina o direito estatal de punir, descrevendo condutas tidas como criminosas, passíveis de sanções que podem ser a privação de liberdade, a restrição de direitos e a multa.

Por constituir a forma mais drástica de intervenção na esfera de direitos de uma pessoa, a ciência penal deve ser vista e aplicada como a ultima ratio, daí o seu caráter subsidiário. Em outras palavras, o direito penal, com sua carga de imperatividade, só deve entrar em campo quando outros ramos das ciências jurídicas se mostrarem insuficientes na tarefa fundamental de proteger a sociedade.

Quando medidas administrativas e civis não são capazes de assegurar a preservação do bem tutelado, impõe-se a adoção de providências relacionadas à esfera penal.

Essa reflexão é necessária, principalmente diante da constatação de que o Estado de Mato Grosso vem enfrentando uma epidemia de dengue. Segundo dados amplamente divulgados pela mídia, em 2009, 52 pessoas aqui morreram por causa da dengue, tendo sido registrados mais de 57 mil casos da doença em todo o Estado, o que resultou num aumento de 400% em relação a 2008. Dados parciais revelam que, em 2010, aproximadamente 3 mil casos de dengue já foram notificados em Mato Grosso, além de 9 óbitos informados. Tal realidade reclama das autoridades e do poder público muito mais do que campanhas educativas e mutirões de limpeza em terrenos e residências, uma vez que crimes contra a saúde pública podem estar sendo praticados por aqueles que, conscientemente, insistem em infringir as determinações destinadas a impedir a propagação de doenças como a dengue, colocando em perigo vidas humanas.

As omissões tanto de particulares como de agentes públicos, notadamente em se tratando de proteção da saúde da população, encontram no direito penal mecanismos eficientes de proteção e prevenção, que podem resultar na prisão dos infratores, inclusive.

Por essa razão, nenhuma dúvida existe em se reconhecer, infelizmente, que dengue também é caso de polícia.

* MÁRCIO FREDERICO DE OLIVEIRA DORILÊO é Procurador da Defensoria Pública e Conselheiro Estadual da OAB/MT

fonte: blog da defensora tania

ACORDA ELEITOR.


A maioria do eleitor brasileiro está vivendo um período de dormência.
Está de olhos fechados para não vê, ou finge que não vê a bandalheira que está ocorrendo na política brasileira.
O que está acontecendo gente! Acorda! O papel do eleitor não acaba no dia da eleição! Ao contrário, aí é que começa a dura batalha. É preciso fiscalizar os candidatos eleitos, ver se realmente eles estão cumprindo as propostas de campanhas. Observar a conduta diária deste político que você ajudou a eleger. Buscar informações, cobrar transparência, ver onde ele está gastando o dinheiro publico. Fiscalizar as obras que estão sendo feitas nos bairros, na comunidade. Exigir transparências. Pois prefeitos, vereadores, ou qualquer gestor público têm o dever de abrir as contas públicas para o povo.
Acorda eleitor! Se atualmente nos deparamos com “secretários” “vereadores,” “prefeitos” ou qualquer outro seguimento do governo enriquecendo as custa do erário público, é de sua responsabilidade também. Quantos se manifestam na hora da escolha dos secretariados do perfeito? Nem que seja para dizer que não gostaram? Quantos denunciam? Vão ao Ministério Público exigir que sejam investigadas possíveis irregularidades? A maioria fica calada, por medo covardia ou conformismo. Sem contar, que tem sempre o grupo que não denuncia, porque de alguma forma está levando vantagem.
Acorda eleitor! Vamos reescrever a nossa história! Vamos tomar o poder! É hora de ação! . Acorda! Vamos por a mão na massa e peneirar a farinha. Ainda é tempo de construir um bolo com o que há de melhor: com os ingredientes da verdadeira democracia,da ética, da moral, do respeito da dignidade do caráter, da verdade , honestidade, justiça e igualdade social.
Acorda eleitor! Em cada pedacinho do Brasil, em cada município, tem a erva daninha, a praga da corrupção que desvia milhões dos cofres públicos para as suas contas bancarias, paraísos fiscais, usando laranjas e mais laranjas para comprar bens, fazendas imóveis, abrir empresas, de consultorias, assessorias, empresas de terceirizações, lojas de matérias de construção, defensivos agrícolas, áreas de lazer, gastronomia e tantos outros empreendimentos financiados com o dinheiro do cidadão assalariado que paga caro para viver.
Chega! È hora de gritar bem alto: “ABAIXO A CORRUPÇÃO”.
Acorda eleitor! Você tem uma arma letal contra políticos corruptos:
” O SEU VOTO “´!

Maria Dalva de Oliveira Fernandes.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

MPE oferece denúncia contra prefeito, políticos e empresários de Lucas do Rio Verde

MPE oferece denúncia contra prefeito, políticos e empresários de Lucas do Rio Verde

Se não bastasse o problema da falta de segurança, devido a falta contingente policial, aliada ao eminente aumento da criminalidade, ocasionada pelo tráfico de drogas que assola alguns bairros periféricos, Lucas do Rio Verde convive também com uma crise de identidade político-administrativa que atinge os principais políticos da cidade.

Por conta de um esquema de desvio de recurso público, o Ministério Público Estadual ofereceu duas denúncias em primeira e terceira Vara Civel contra a prefeitura de Lucas do Rio Verde por improbidade administrativa.

O esquema envolve vereadores, prefeito, ex-secretários, empresas e funcionários públicos, bem como o ex-prefeito Otaviano Pivetta. Os dois processos estão em andamento, um na 1ª Vara Civil com o Dr. Túlio Duailibi Alves de Souza, e, o outro tramita na 3ª vara com o Dr. André Gahyva.

A denúncia foi feita em fevereiro de 2007 pela professora concursada da rede municipal Maria Dalva de Oliveira Fernandes e protocolada no dia 30 de dezembro de 2009.

Veja os nomes dos denunciados nos dois processos nos links da (1ª Vara (nº 34461) e 3ª Vara (34451) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Constam no processo número 34461 da 1ª Vara Civil, os nomes dos seguintes denunciados:

Otaviano Olavo Piveta - ex-prefeito de Lucas do Rio Verde

Marino José Franz – prefeito de Lucas do Rio Verde

Dirceu Camilo Cosmo

Rafael de Castro Balizardo – ex-secretário de Obras

Elizeu Sávio Diniz – vereador

Cláudia Manfrin de Melo

Luciano Augusto Wirzbick

Alen Daiana Paludo

Eberton Vestena dos Santos

Jéssica Regina Wohlemberg

Valdir Miquelin

Nadia Priester

J.F Construções e Serviços LTDA

Floracy Negreiros Silva Almeida

Sandra Regina Petterson Moraga-ME

Sandra Regina Petterson Moraga

Moraga e Moraga LTDA

Hélio Ernesto Moraga

Mercantil Construtora LTDA

Neivo José Basso ME

César Felix Valente Benitez

Cesar Félix Valente Benitez ME

Edifik Com. e Mat. Construção LTDA

Valdemir Moraga

Nadir Helena de Castro Balizardo

Carlos Francisco Balizardo

No processo nº 34451 da 3ª Vara Civil figuram os nomes de:

Otaviano Olvo Pivetta – ex-prefeito de Lucas do Rio Verde

Dirceu Camilo

Rafael de Castro Balizardo

Nadia Priester

Nilson Ferreira dos santos

Claudia Manfrin de Melo

Ademar Machado

Silvio Crespi de Oliveira

Luciano Augusto Wirzbick

Márcio Antônio Pandolfi

Alem Daiana Paludo

Valdir Miquelin

Sandra Regina Petterson Moraga-ME

Sandra Regina Petterson Moraga

Moraga & Moraga LTDA

Hélio Ernesto Moraga

Mercantil Construtora LTDA

César Felix Valente Benitez

Cesar Félix Valiente Benitez ME

Paraná Materiais de Construção LTDA

Jorge Piccini

Nadir Helena de Castro Balizardo

Carlos Francisco Balizardo

fonte Nortao noticias.

Operação abafa corrupção em Lucas do Rio Verde.


Tem gente graúda tentando dificultar, abafar a corrupção que está ocorrendo em Lucas do Rio Verde. Segundo o MPE foi montada uma verdadeira organização criminosa dentro da Secretaria de obras da Prefeitura, comandada pelo ex- secretário Rafael Balizardo. 


Recentemente houve um movimento nos bastidores políticos para que o atual delegado fosse transferido. (fonte PnBonlaine) E tudo leva a crer que isto ocorreu por conta das investigações comandadas por ele que fundamentou as duas ações de improbidade administrativa que o Ministério Público Estadual ajuizou contra a prefeitura de Lucas do Rio Verde.É muito estranho poucos dias após o caso torna-se público, haver um pedido político para que o mesmo seja transferido.Provavelmente isto foi uma forma de represália.


Entretanto,as pessoas que foram no alto escalão do governo fazer este pedido, não estão cometendo represália só ao delegado Dr. Flavio Stringueta, mas também as pessoas de bem desta cidade, que trabalham honestamente, ainda acreditam na justiça. Povo este, que espera que a verdade apareça e que os culpados paguem pelos seus crimes. 


Quem fez este pedido esqueceu-se de perguntar se a população quer a saída do delegado. Com certeza a resposta é só uma: "NÃO QUEREMOS". O delegado é um homem sério e tem feito um excelente trabalho na comunidade. Portanto, a sua permanência aqui é fundamental.
Professora Maria Dalva

Estádio Parque das Emas: obra sob suspeita



Estádio Parque das Emas: obra sob suspeita

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Lucas do Rio Verde, obteve liminar em duas ações civis públicas por ato de improbidade administrativa propostas contra o ex-secretário de Obras do município, Rafael de Castro Balizardo. Ao todo foram acionadas 24 pessoas.

Nas duas ações, o Ministério Público pleiteou liminarmente a indisponibilidade de bens do ex-secretário e de seus pais. A medida, que abrange o montante de aproximadamente R$ 1,6 milhão, visa garantir o ressarcimento dos valores desviados aos cofres públicos. O deputado estadual Otaviano Pivetta e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde também foi citado nas duas ações...

Segundo o MP, documentos apreendidos em residências, órgãos públicos e a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado comprovaram que, na gestão do ex-secretário, ocorreram fraudes em procedimentos licitatórios, desvio de recursos públicos e concessão indevida de benefícios.

“Comprovou-se a instalação de verdadeira organização criminosa junto à Secretaria Municipal de Obras de Lucas do Rio Verde, situação agravada pela total falta de controle interno pela Administração Pública, o que facilitou fosse o dinheiro público utilizado em benefício dos interesses próprios de homens desonestos que deveriam atuar visando o interesse público”, destacou a promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos, em um trecho da ação.

Segundo ela, a investigação foi desencadeada em 2007, após suspeitas em relação ao injustificável crescimento patrimonial do ex-secretário. Os fatos começaram a ser desvendados em 2008, quando proprietários de algumas empresas decidiram revelar detalhes sobre o esquema armado pela Secretaria Municipal de Obras, desde a gestão de Otaviano Pivetta.

“Verificou-se que as contratações de obras do município, especialmente após o período em que Rafael de Castro Belizardo passou a integrar a administração pública, transformaram-se em palco para benefícios escusos, direcionamento de certames licitatórios e fraudes envolvendo os participantes e a administração. Durante anos, os procedimentos foram criminosamente arquitetados, formando licitações 'para inglês ver'”.

Entre os procedimentos licitatórios em que foram constatadas fraudes,o Ministério Público destacou a construção do estádio municipal, unidades habitacionais e ampliação do aeroporto.

Também foram acionados:

Dirceu Camilo Cosma,

Nádia Priester,

Nilson Moreira dos Santos,

Cláudia Manfrin de Melo,

Adelar Machado,

Sílvio Crepi de Oliveira,

Luciano Augusto Wirzbick,

Alen Daiana Paludo,

Valdir Miquelin,

Sandra Regina Peterson Moraga (Mercantil Materiais de Construção Ltda),

Hélio Ernesto Moraga (Moraga e Moraga Ltda),

Cézar Félix Valiente Benitez,

Jorge Piccini (Paraná Materiais de Construção Ltda),

Nadir Helena de Castro Balizardo,

Carlos Francisco Balizardo,

Marino José Franz,

Eliseu Sávio Diniz,

Eberton Vestena dos Santos,

Jéssica Regina Wohlemberg,

Floracy Negreiros Silva Almeida (J.F. Construções e Serviços Ltda),

Neivo José Basso ME,

Construnorte Construtora Ltda,

Valdemir Moraga (Edifik Com. e Materiais de Construção Ltda).

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS ORGANIZADOS.

O exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida em comum, organizados para exigirem compromisso ético, moral e social, não só dos governantes, mas de todos que convivem em determinado ambiente, buscando assim alcançar o desenvolvimento local.
Neste contexto social é fundamental as associações de moradores, movimentos de mulheres, grêmios estudantil sindicatos, ONGs e tantas outra formas de organização que só fortalecem a sociedade. Pois só através da coletividade podemos atingir objetivos comuns, combater a corrupção, injustiças, a fome, miséria, prostituição, transformando assim o meio ambiente em que estamos inseridos.
Quando um grupo de pessoas se organiza seja ele, na escola, no bairro, na empresa, na rua, ou em qualquer lugar, buscando o bem comum, com certeza é uma demonstração de coragem, pois a força do grupo compensa a fraqueza do indivíduo. Isto vem sendo demonstrado ao logo da história, nos mais diversos lugares e nas mais diferentes situações.
O que a experiência tem comprovado é que mesmo as pessoas sendo “pobres” independentes de classe social, sexo, grau de escolaridade, poder econômico, político ou militar, por mais humildes que sejam quando agem em grupo, exercem um grande poder de pressão e podem ser ouvidas em suas reivindicações e que nenhum governo vai contra a força de um povo organizado.
Portanto é fundamental a comunidade organizada e neste contexto social, a escola tem um papel importante, trazendo para o debate do seu dia a dia a importância da sociedade organizada , incentivando a formação de grupos de alunos, professores, zeladores, merendeiras pais e toda a comunidade escolar.
Quero terminar o meu texto trazendo para a reflexão dos leitores (as) uma frase do grande educador Paulo Freire do qual gosto imensamente.
“ A FORÇA DO OPRESSOR ESTÁ NA COVARDIA DO OPRIMIDO”
Logo a palavra chave é “ CORAGEM E ORGANIZAÇÃO SOCIAL”

Professora Maria Dalva de Oliveira Fernandes.

Esportes

13 de Fevereiro de 2010 - 21:06
Luverdense e Cuiabá empatam; Operário e Sorriso também
Fonte: Só Notícias


O Luverdense empatou com o Cuiabá em 0 a 0 e ambos ficam na vice-liderança do grupo A, com 6 pontos. O Operário, que empatou com o Sorriso, segue líder com 8 pontos. O jogo foi no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. O Luverdense teve alguns desfalques e criou algumas oportunidades de gol, mas não foi eficiente nas finalizações.

Ainda esta noite, o Operário empatou com o Sorriso em 1 a 1. O time sorrisense abriu o placar aos 16 do segundo tempo, com gol de Dinho. O Lobo do Norte dominou a partida até no finalzinho do jogo. Aos 48, deixou escapar a vitória e a liderança do grupo. Jamba fez o gol do Operário aos 48 minutos, garantindo um ponto para o time de Várzea Grande que foi a 8.

Classificação - grupo A
1º Operário 8 pontos
2º CRAC 6
3º Luverdense 6
4º Cuiabá 6
5º Sorriso 6
6º Sinop 4
7º Cacerense 2
8º Cáceres 0

Grupo B
1º Barra do Garças 10 pontos
2º Araguaia 9
3º União Rondonópolis 7
4º Vila Aurora 4
5º Mixo 1
6º Palmeiras 0
7º Rondonópolis 0

Governador do DF continua preso.

STF nega habeas corpus para o governador Arruda
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (12) habeas corpus ao governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). A informação é da TV Globo. Com a decisão, Arruda permanecerá preso pelo menos até o fim do carnaval.

O pedido de liberdade havia sido protocolado na quinta-feira (11) pelo advogado do governador licenciado, Nélio Machado. Arruda ficará preso até a análise definitiva do habeas corpus, que será submetido ao plenário do Supremo em data ainda não definida.

A próxima sessão plenária do Supremo está marcada para a quarta-feira de cinzas, dia 17. No entanto, o caso só será analisado no dia 17 caso Marco Aurélio leve o pedido para o plenário.

A ordem de prisão contra Arruda foi expedida na quinta-feira à tarde pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a prisão preventiva do governador e mais cinco pessoas envolvidas na tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. A prisão foi decretada sob o argumento de que todos estavam atrapalhando as investigações sobre o “mensalão do DEM de Brasília”.

Arruda teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento à Polícia Federal. O advogado do governador, Nélio Machado, argumentou que Arruda está sendo submetido a constrangimento ilegal, pois a prisão, segundo ele, é "abusiva, ilegal e desnecessária".

Nélio Machado classificou as denúncias contra Arruda de “perseguição”. “Jamais se viu perseguição como a que vem atingindo há mais de dois meses o governador do Distrito Federal”, destaca trecho do pedido de habeas corpus. “Elegeram esse caso como um caso exemplar e, com isso, se atropelam as garantias básicas e fundamentais”, disse o advogado.

O STJ também expediu decreto de prisão contra Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário do governador, Welinton Moraes, ex-secretário de Comunicação, o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), que agora é suplente, Haroaldo Brasil Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB), e Antonio Bento da Silva, conselheiro do Metrô, que foi flagrado ao entregar R$ 200 mil para Edson Sombra.

Desespero da senadora

MARKETING | 13/02/2010 - 13:09
No desespero, Serys apela para magistradas e defensora pública
Simone Alves
A senadora Serys Marly (PT) aposta no apoio feminino para ser indicada pelo PT a disputar a reeleição. Ao que parece, a petista acredita que o fato de ser mulher a faz ganhar pontos na pré-candidatura, em detrimento do projeto de Abicalil em concorrer à senatória. O deputado petista entrou em rota de colizão com a senadora internamente pela vaga de candidato ao Senado - confira aqui. Em relação ao apoio das mulheres, Serys sai em vantagem. “Cada vez mais o Brasil abre espaço para a mulher e, em Mato Grosso, não é diferente. A ´mulherada´ está sempre se movimentando”, avalia.

Tamanho apreço pelo discurso feminista está galgado nos possíveis benefícios eleitorais. A parlamentar já conta com o apoio de mulheres de carreira jurídica de Mato Grosso, dentre elas a promotora de Justiça e coordenadora das Promotorias de Defesa da Mulher de Cuiabá, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, a juíza e coordenadora de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado, Amini Haddad Campos, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e da Associação Nacional de Mulheres da Carreira Jurídica, Ana Emília Iponema Brasil Sotero, e a defensora Pública Tânia Regina de Matos.

As quatro assinaram uma carta em que registram o apoio. No pronunciamento, elas elogiam a senadora e ressaltam a necessidade de sensibilizar a sociedade para a participação do gênero na política. “Destacamos o trabalho magnífico da senadora para proteger os dispositivos da Lei Maria da Penha no Senado, ressaltando que sem a sua aguerrida e contundente atuação, não teríamos conseguido salvar no Senado este importante instrumento de proteção das mulheres contra a violência doméstica”, diz trecho da carta.

Em outro ponto do documentos, elas não tecem mais elogios à senadora. "Ressaltamos que seu trabalho é imprescindível para todos nós, por tratar-se de uma parlamentar atuante, acessível, respeitada e bem articulada, sempre pronta para atender aos interesses imprescindíveis das mulheres de Mato Grosso, sendo de suma relevância para nossa causa, que a senadora Serys Slhessarenko continue sua vida política no importante cargo que atualmente ocupa".
fonte; RDNWS

Vamos mudar a cor da política

A QUEM INTERESSA UM POVO CALADO?

Recentemente em uma calorosa discussão que envolvia a polemica Lei de verba indenizatória aprovada por unanimidade pelos nobres edis de Lucas do Rio Verde, a qual causou muita indignação a população. Um parlamentar que ocupa um alto posto no Legislativo disparou em minha direção a seguinte pergunta: Maria Dalva, a quem interessa uma Câmara calada, ridicularizada?
Eu poderia ter respondido de diferentes formas, mas, preferi respondi com outra pergunta: “A QUEM INTERESSA UM POVO CALADO?” O meu interlocutor estrategicamente preferiu retirar-se sem me dar a devida resposta.

Todavia, sabemos a quem interessa um povo calado, uma sociedade apática, alienada conformada com tudo e com todos. Este “emudeci mento” interessa a muita gente que detém o poder, principalmente aos políticos de caráter duvidoso, sem escrúpulos, o chamado grupo do “ ROUBA MAS FAZ”. Pois sem a efetiva participação da população, fiscalizando, acompanhando cobrando dos governantes seriedades, transparência e respeito com a coisa pública fica muito fácil governar.
Um povo, com medo de expressar suas idéias ,opiniões amedrontados pelas abomináveis perseguições políticas , retaliações e tantas outras formas de amordaçamento impostas pelo sistema dominante, só aumenta o poder dos corruptos, dos caciques e coronéis da política que se mantêm no poder há séculos, distribuindo os chamados “ favores” fazendo política do assistencialismo, oferecendo “PÃO E CIRCO” tudo para manter o seu curral eleitoral.
Estes são chamados políticos carreiristas, oportunistas, que se vestem de pele de cordeiro para esconder o lobo, que vive a espreita de sua principal vítima: O POVO. Pois é ele que elege, que paga a conta , financia a farra, os castelos, carros de luxos, fazendas, viagens e tantas outras mordomias desta casta de políticos CORRUPTOS, que discursam bonito, pregam a transparência, moralidade, transformação, progresso e tantas outras promessas que são esquecidas logo nos primeiros meses de governo.
Não queremos um povo calado, nem tão pouco nenhuma instituição governamental fragilizada, ao contrário queremos sim, um Legislativo, um Executivo ,um Judiciário fortalecidos pela ação e participação popular, poderes que acima de qualquer coisa respeitem a população, cumpram e façam cumprem as leis.

Professora Maria Dalva de Oliveira Fernandes.