quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ministério Público denuncia 21 pessoas investigadas pela Operação Vouch


Publicação: 31/08/2011 18:21 Atualização:
O Ministério Público Federal no Amapá (MPF-AP) ofereceu, nesta terça-feira (30/8), denúncia contra 21 pessoas, entre servidores e empresários investigados pela Operação Voucher, que apurou esquema de desvio de dinheiro no Ministério do Turismo. A informação foi divulgada somente nesta quarta (31/8) pelo MPF-AP.

As denúncias do procurador Celso Leal estão divididas em quatro ações que detalham a participação de cada envolvido no esquema e foram encaminhadas à Justiça Federal da 1ª Região.

Entre os denunciados, estão o ex-secretário executivo do Ministério do Turismo, Frederico da Silva Costa, o ex-presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) Mario Moyses e o ex-deputado federal peemedebista Colbert Martins, que ocupava a secretaria nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo.

Os envolvidos são acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato – obtenção de vantagem em razão do cargo – e uso de documento falso.

De acordo com o MPF, os autos do processo com evidências de participação da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR), pois só o órgão pode oferecer denúncia contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF), devido à prerrogativa de foro.

O esquema, que levou 36 pessoas à prisão no início do mês, resultou no desvio de cerca de R$ 4 milhões do Ministério do Turismo, por meio de contratos com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrasi), para qualificar servidores na área de turismo no Amapá.

Servidores do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal falsificram documentos na tentativa de comprovar ao Tribunal de Contas da União (TCU) a execução de serviços que não foram prestados. A Operação Voucher foi desencadeada no início deste mês pela Polícia Federal (PF).
fonte: Correio Braziliense

SEMANA DA PÁTRIA . HORA DE REFLEXÃO E AÇÃO




Hoje estou cansada mais feliz. estou coordenando o projeto semana da Pátria na minha Escola.

 Todas as turmas estão envolvida com a proposta.  Amanhã será a abertura oficial . 
Tem trabalhos maravilhosos .  Muitas bandeiras confeccionadas pelos alunos e famílias, debates sobre o Brasil que temos e  Brasil que queremos.  Temas como  corrupção, drogas, violência, destruição do meio ambiente , compra de votos, fome , falta de segurança e saúde foram trabalhados coma as turmas...







Sorriso: Secretário que denunciou extorsão ao MPE deixa a pasta



O secretário de Indústria e Comércio de Sorriso, Santinho Salerno, entregou ontem o pedido de demissão ao secretário de Administração, o prefeito está em Brasília  

CRÉDITO: REPRODUÇÃO   
O secretário de Indústria e Comércio de Sorriso, Santinho Salerno, entregou ontem (30) à tarde o pedido de demissão do cargo ao Secretário de Administração do município, Rondineli Urias, o prefeito Chicão Bedin está em Brasília.

O secretário ainda não informou o motivo pelo qual deixa a função. O ExpressoMT tentou falar com ele, mas o celular está desligado. De acordo com informações, ele continua à frente da pasta até a chegada do prefeito amanhã à noite.

Em entrevista ao ExpressoMT hoje (31) pela manhã, o prefeito Chicão Bedin disse que por diversas vezes Santinho havia dito que pretendia deixar a Secretaria para cuidar de seus negócios.

"O Santinho me ligou ontem à noite falando sobre a decisão. Ainda não conversamos pessoalmente, mas ele deixa o governo por questões pessoais. A empresa dele passa por um bom momento e a Secretaria está com 19 obras, ou seja, precisa de tempo integral. Acredito que seja isso que levou o secretário a pedir demissão, mas ainda vamos sentar e conversar", finalizou Chicão.

Santinho Salerno foi o responsável pelas gravações que denunciou ao MPE (Ministério Público Estadual) a extorsão dos vereadores Gerson Frâncio "Jaburu" (PSB), Chagas Abrantes (PR) e Roseane Amorim (PSB) que foram presos pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco),  por tentar extorquir R$ 500 mil e ameaçar o grupo do prefeito Chicão Bedin (PMDB). Santinho ainda acusou o ex-presidente da Câmara, Chagas Abrantes, de desviar dinheiro para publicidade da Câmara em benefício próprio e da TV da esposa.

Uma coletiva de imprensa deve ser marcada para sexta-feira (02) onde a decisão oficial será divulgada.

 

 
Fonte: Cleide Dantas com Ivan Oliveira/expressomt

Mato Grosso corre o risco de voltar a ser o Estado da lei do 44, diz presidente da Ordem dos Advogados do Brasil

de Rondonópolis - Débora Siqueira
Foto: Olhar DiretoMato Grosso corre o risco de voltar a ser o Estado da lei do 44, diz presidente da Ordem dos Advogados do Brasil
O presidente da Ordem dos Advogados do Mato Grosso (OAB/MT), Claudio Stábile, disse ao Olhar Direto durante visita em Rondonópolis, que Mato Grosso corre risco de voltar a ser o estado onde impera a Lei do 44 (arma de calibre 44). “Mato Grosso já teve essa fama no passado e o Estado precisa tomar providências urgentes. Esse tempo passou, mas algo precisa ser feito”.

O advogado Samir Dib pediu que o presidente da OAB cobre das autoridades competentes solução da execução da esposa dele, a empresária Sandra Dib, 37 anos, morta com dois tiros na nuca dentro do próprio carro, em um cruzamento central de Rondonópolis, no dia 30 de junho.

“O problema da insegurança é generalizado. Os crimes de execuções estão ocorrendo em todas as regiões. Esses dias houve crime de um empresário em Várzea Grande. O governo precisa aumentar o contingente, mais concurso público. Essa situação causa preocupação”, disse Stábile.

Com a greve da Polícia Civil, os casos das execuções da empresária Sandra Dib e da empresária Cyntia Lijeron, morta na frente da mãe e da filha após voltarem do shopping, em Rondonópolis, no dia 11 de julho, continuam sem respostas.

Os assassinos são presos apenas quando a Polícia Militar age rápido e consegue prender, utilizando o serviço de inteligência, como na execução de um homem no último sábado (27), em um cruzamento. O rapaz foi morto a tiros dentro do carro dele, um Fiat Uno. O adolescente A. 17 anos, foi detido um dia depois.

Em Rondonópolis, no primeiro semestre, a PM registrou 22 homicídios. Em 2010 foram 48 registros e 41 em 2009. São 10 assassinatos sem esclarecimento no período de janeiro a julho deste ano. Trezes casos ficaram sem solução em 2010 e seis em 2009.

Oitenta e seis pessoas foram vítimas de tentativa de homicídio neste ano, 127 no ano passado e 148 em 2009
.
fonte; Olhar Direto

Chá de amora e seus benefícios.




beleza feminina
A amora é uma pequena e simples frutinha vermelha que parece aos olhos de alguns inofensiva e sem muitos poderes medicinais, como algumas frutas possuem, mas na verdade as folhas da amora podem ser ótimas aliadas da mulher, saiba o porquê.
Toda mulher sabe que em uma fase mais avançada da vida seu corpo e organismo começarão a mudar, principalmente quando se trata de seu sistema reprodutivo. A mulher chegará na fase da menopausa, em média a partir dos quarenta e cinco anos, o chá de amora ajudará justamente nessa fase que, para algumas mulheres, é muito difícil e complexa de ser enfrentada.
Portanto, você que é uma mulher que já se encontra na casa dos trinta anos deve começar a prevenir certas consequências que virão, naturalmente com a idade, como o envelhecimento e as taxas hormonais, que, muitas vezes, podem se desregular alterando o humor e os ciclos menstruais.
beleza feminina
O chá de amora não atuará diretamente na prevenção dos sintomas da menopausa, mas auxiliará na diminuição deles, além disso esse chá tem benefícios anti cancerígenos, o que pode ser também um aliado contra o câncer de mama ou câncer do cólo do útero, que são muito comuns em mulheres dos vinte e cinco anos para cima.
Ele também contém antioxidantes que ajudam na limpeza e manutenção da pele, no rejuvenescimento dela e em um grande inimigo da mulher, a infecção urinária.
Os sintomas mais comuns da menopausa são: irritabilidade, ansiedade, muita sensação de calor ou choques de calor e a queda das taxas de cálcio no organismo feminino, o que favorece a osteosporose.
saude e beleza da mulher
O chá de amora, enfim, é uma das terapias alternativas contra os sintomas da menopausa, lembrando que asaúde feminina deve ser cuidada com muita atenção, mas você que é uma mulher moderna e antenada na sua saúde e bem estar com certeza também sabe que procurar um ginecologista é essencial, pois o especialista irá indicar os melhores tratamentos.

 Fonte: blog da Mulher

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto Lucas do Rio Verde Legal é tema de tese de doutorado em universidade americana


Ascom/Marcello Paulino
O estudo aborda a formação e o desenvolvimento do município, observando a relação entre os interesses econômicos e ambientais dentro do agronegócio.


Clique para abrir a foto

O título em português do trabalho de pesquisa da estudante americana Lisa Rausch é “Políticas públicas ambientais como estratégia para o desenvolvimento econômico”.
A tese de doutorado que será apresentada ao Departamento de Geografia da Universidade do Kansas nos Estados Unidos da América (EUA), tem como base o programa “Lucas do Rio Verde Legal” desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde com apoio da ong norte-americana The Nature Conservancy (TNC), entidades de classe e iniciativa privada.
Segundo a estudante, o objetivo da pesquisa é analisar os resultados alcançados pelo programa Lucas Legal, principalmente as mudanças de comportamento promovidas junto aos produtores rurais.

Lisa conta que esta é a terceira vez que vem ao município. A primeira foi em 2008 a convite da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Na ocasião, conheceu também os municípios de Sorriso, Sinop e Nova Mutum. Porém, optou por Lucas do Rio Verde por conta da origem e dos avanços alcançados na questão ambiental.
Segundo ela, o projeto faz uma análise na história do município, desde o assentamento no final da década de 70 aos dias de hoje, observando a questão econômica versus ambiental dentro do agronegócio e mostra ainda a importância da parceria entre o poder público, as ongs e a iniciativa privada como alternativa para o desenvolvimento sustentável.

Esta não é a primeira vez que o Lucas do Rio Verde Legal é tema de estudos em universidades estrangeiras, ressalta o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoski. Em abril deste ano, o município recebeu a engenheira ambiental Rebecca de Sá, da Universidade de Brown (EUA) que na época estava realizando um trabalho de pesquisa em mestrado sobre “O desenvolvimento da agricultura, a migração e a qualidade de vida.”
Segundo o secretário, a vinda de estudantes de importantes universidades americanas para o Mato Grosso, em especial para Lucas do Rio Verde mostra o interesse do mundo nas possibilidades de desenvolvimento da agricultura da região. “Além da troca de experiências, a presença de pesquisadores contribui para mudar a imagem negativa que o Estado tem perante o mundo.”
Pascoski revela ainda que por conta do projeto Lucas Legal foi convidado pela universidade americana de Minnesota para participar da 14º Conferência Internacional do Uso de Solo e Agrocombustíveis. O evento será realizado no dia 11 de setembro e reunirá importantes pesquisadores e representantes de organizações ambientalistas do mundo.

Fonte: Ascom

Silval nega pressão de deputados

Patrícia Sanches
     Após ter admitido que pode fazer novos “ajustes” no staff, o governador Silval Barbosa (PMDB) aproveitou nesta segunda (29) a posse do secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão (PR), para negar que os deputados estejam pressionando por mudanças no primeiro escalão. “Fala-se em pressão para derrubar a Sinfra (Arnaldo Alves) e a Educação (Rosa Neide). Os deputados têm sido parceiros e fazem cobranças, mas nunca sofremos pressão, nem de parlamentares, nem de seguimentos”, garante o peemedebista.
     Ele reforçou que a relação com o Legislativo é de “diálogo”. Apesar disso, recentemente o líder do governo na Assembleia, Romoaldo Júnior (PMDB), afirmou que os então titulares das pastas de Transporte e Meio Ambiente, Arnaldo Alves e o coronel Alexander Maia, respectivamente, não teriam uma vida longa no staff. Dias depois, Maia pediu demissão e reconheceu a existência de pressão por parte dos parlamentares. Arnaldo, por sua vez, se mantém na Sinfra, apesar das críticas de falta de manutenção nas rodovias estaduais.
     Desde o início do ano, os deputados reclamam do staff de Silval. Eles criticam o fato dos secretários ignorarem os requerimentos encaminhados pela Casa e não atenderem aos telefonemas. De todo modo, o governador ressaltou que, durante os seus mais de 20 anos de carreira política, jamais tomou decisões sobre pressão. “As pessoas confundem críticas e cobranças com pressão”, pontuou.
fonte: Rdnwes

Não culpe a internet por tumulto, diz Google



Vinicius Aguiari, INFO Online

“O ex-CEO e atual conselheiro do Google, Eric Schmidt, rechaçou o controle das redes sociais por meio dos governos, durante sua participação no Festival Internacional de TV de Edimburgo.

Questionado sobre a tentativa do Governo britânico de regular serviços como Twitter e Facebook durante a onda de violência que atingiu o país, Schmidt disse que é um erro olhar no espelho e decidir quebrá-lo. “Seja qual for o problema, as ações na internet são um reflexo dele. Desligar a internet não irá resolvê-lo”, afirmou.

No início do mês, uma onda de violência, mobilizada por meio do Twitter, Facebook e BBM (serviço de mensagens para BlackBerry), atingiu algumas das principais cidades da Inglaterra, como Londres, Manchester e Birminghan.

Porém, Schmidt ponderou sobre o que é legal ou ilegal dentro das redes. “Classificá-los é um ato de inteligência sutil”, disse.”
Matéria Completa, ::Aqui:.
fonte: Brasil Brasil

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Epidemia :ONU alerta para novo surto mundial de gripe aviária

Novo tipo mutante do vírus é resistente às vacinas; países mais afetados até o momento são Bangladesh, China, Egito, Indonésia e Vietnã
Criancas-mascaras-gripe-a-size-598
ONU alerta para novo surto de gripe aviária
A Organizção das Nações Unidas (ONU) alertou, nesta segunda-feira, para um possível ressurgimento da gripe aviária. A ONU pediu maior vigilância e preparação para possíveis surtos do vírus, que já infectou cerca de 560 pessoas, matando 331 delas, desde seu aparecimento em 2003. Segundo a FAO, órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, uma cepa mutante do H5N1 está se espalhando pela Ásia e outros lugares.
Desde 2003, o H5N1 matou ou forçou o abate de mais de 400 milhões de aves domésticas e causou cerca de 20 bilhões de dólares de prejuízos econômicos em todo o mundo. O vírus foi eliminado da maioria dos 63 países infectados em 2006, mas permanece endêmico em seis nações. Segundo a FAO, os surtos têm aumentado progressivamente, com quase 800 casos registrados entre 2010 e 2011.
De acordo com Juan Lubroth, diretor da FAO, o aparecimento de uma variante do vírus na China e no Vietnã é motivo de preocupação, porque esse novo tipo do vírus é, aparentemente, resistente às defesas das vacinas existentes. A circulação do vírus no Vietnã significa ainda um risco ao Camboja, Tailândia e Malásia, assim como à península coreana e ao Japão.
A última morte humana aconteceu no começo deste mês no Camboja, país que registrou oito casos da infecção esse ano, todos fatais. Países que podem enfrentar os maiores problemas com o vírus são Bangladesh, China, Egito, Indonésia e Vietnã, locais onde o vírus está firmemente impregnado. Mas algumas áreas que incluem Israel, Palestina, Bulgária, Romênia, Nepal e Mongólia também foram recentemente afetadas.
“As aves selvagens podem introduzir o vírus, mas os atos na produção e na venda das aves é que podem espalhá-lo”, diz Lubroth. Segundo o especialista, é necessário que os países fiquem preparados e vigilantes. “Não é hora para .complacência, ninguém pode baixar a guarda”, diz
Fonte: Veja Onlaine

domingo, 28 de agosto de 2011

O BRASIL É O CAMPEÃO MUNDIAL NO USO DE AGROTÓXICOS

PÁTRIA QUE ME PARIU - GABRIEL, O PENSADOR

Ricardo Gomes faz cirurgia de três horas para reduzir hematomas cerebral

 28/08/2011 20h02 - Atualizado em 28/08/2011 20h39
 O técnico sofreu um AVC com hemorragia enquanto comandava o Vasco na partida contra o Fla: 'Creio que irá suportar bem', diz médico cruz-maltino

 

Por André CasadoRio de Janeiro
O técnico Ricardo Gomes está sendo submetido a uma cirurgia para drenagem de um coágulo formado no lado direito do cerébro após um acidente vascular cerebral (AVC) com hemorragia na noite deste domingo, durante a partida entre Vasco e Flamengo. A operação, que é realizada pelo médico José Guasch, deve durar cerca de três horas e tem o objetivo de controlar a hipertensão craniana para não danificar o tecido cerebral, o que poderia causar sequelas motoras.
- Creio que ele vai suportar bem. É uma pessoa forte. Só o fato de ter me reconhecido enquanto pôde e ter tido condições de falar sobre o que estava sentido é muito positivo - afirmou Clóvis Munhoz, médico do Vasco.
info AVC / AVE Ricardo Gomes - 4 (Foto: ArteEsporte)
O médico afirmou ainda que o que aconteceu com Gomes neste domingo não é uma consequência do primeiro AVC sofrido pelo técnico em fevereiro de 2010, quando treinava o São Paulo.
- Ele estava confuso, nervoso, agitado. Achou que poderia ser igual ao que houve no ano passado. Mas não tem nada a ver – garantiu.
Depois de um atendimento preliminar no centro médico do Engenhão, Ricardo Gomes foi para um hospital na zona norte do Rio de Janeiro. Ficou sedado na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos.
O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, está no hospital acompanhado dos filhos, assim como Felipe, o diretor executivo Rodrigo Caetano e familiares e amigos do treinador.
FRAME SPORTV Ricardo Gomes vasco chegada hospital (Foto: SporTV)Ricardo Gomes chegando ao hospital na maca. Roberto Dinamite observa ao fundo (Reprodução SporTV)

Procurador Geral da República dá parecer favorável a lei da Ficha Limpa


A Procuradoria-Geral da República deu parecer favorável à Lei da Ficha Limpa. A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC n° 30) do Conselho Federal da OAB divulgado nesta sexta-feira, 26, defendendo a proclamação da validade da íntegra da Lei da Ficha Limpa, foi julgada procedente por parecer de autoria do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

A ação foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, no dia 3 de maio deste ano. Enquanto o STF fez ressalvas de que o artigo 16 da Constituição não autorizaria a aplicação imediata das alterações previstas naquela lei, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi de que a lei já se aplicaria integralmente às eleições de 2010. O parecer da Procuradoria-Geral da República foi solicitado pelo ministro relator da ação no Supremo, Luiz Fux.


O parecer da PGR concluiu "pelo conhecimento da ação da OAB e, no mérito, pela procedência do pedido para declaração da constitucionalidade na íntegra da Lei Complementar nº 135/2010″. A LC 135 é mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis candidatos já condenados por órgãos colegiados da Justiça.

Sua aprovação pelo Congresso Nacional só foi possível com a decisiva participação da OAB, e outras entidades da sociedade civil, que se mobilizaram em todo o País para coleta de mais de 1,5 milhão de assinaturas para apresentação do projeto de lei popular que resultou na sua instituição, exercendo ainda intensa e legítima pressão por sua aprovação no Parlamento.

  Fonte:O Estadão

sábado, 27 de agosto de 2011

Acidente com bonde no Rio deixa 5 mortos e 53 feridos


Cinco pessoas morreram e 53 ficaram feridas no acidente com o bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, na tarde deste sábado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Dez dos feridos estão em estado grave.
Veja imagens do acidente
Moradores dizem que acidente com bonde foi 'tragédia anunciada'

Felipe O'Neill/Ag. O Dia
Bonde que descarrilhou no Rio fica completamente destruído
Bonde que descarrilhou no Rio fica completamente destruído
O bonde tinha capacidade para 44 pessoas --32 sentadas e 12 em pé.
Uma dos mortos é o condutor do bonde, Nelson Correa da Silva, 57. Ele ficou preso às ferragens e morreu a caminho do hospital. Os nomes dos outros mortos, três mulheres e um homem, não foram divulgados.
A maior parte dos feridos foi encaminhada para o Hospital Souza Aguiar. Cinco foram levados ao Hospital do Andaraí e, quatro, para o Miguel Couto. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Rio, quatro pessoas estavam em estado grave.
O bonde fazia a linha Paula Matos-Centro e descarrilhou. Ele continuou andando mesmo descarrilhado pro cerca de 50 metros, até se chocar com um poste, na esquina da rua Joaquim Murtinho, no Largo do Curvelo, região central do Rio.
O bonde ficou totalmente destruído. A perícia chegou ao local por volta das 18h.
OUTRO CASO
Em junho deste ano, o francês Damien Charles Pierson, 24, morreu após cair do bondinho, do alto dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio.
Pierson viajava no estribo do bondinho quando se desequilibrou e despencou. O jovem, que ainda teve seus pertences roubados ao cair no chão, morreu no local.

Fonte: Folha.com