sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Porta de avião que caiu em Anápoilis (GO) é retirada para investigação


Objeto atingiu duas residências que ficam a 2 km do aeroporto do município.
De acordo com Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
A porta do avião que caiu sobre duas residências na cidade de Anápolis, a 55 km de Goiânia, no início da noite de quinta-feira (29), foi retirada do local e será levada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília (DF). A informação foi dada à reportagem da TV Anhanguera pelo capitão Félix, da Base Aérea de Anápolis. Ele informou que apenas um número de série foi encontrado na porta da aeronave. A partir dele, a procedência do avião será investigada.
Segundo moradores, o avião decolou do aeroporto de Anápolis, que fica a cerca de dois quilômetros do bairro Jardim Tesouro. Um forte barulho foi ouvido e, em segundos, o objeto caiu nas residências. “Daqui do chão, a gente via as pessoas dentro do avião”, observa Célio Moreira, dono de uma das casas atingidas.
Lucilene Gomes, dona da outra casa danificada, conta que havia saído de casa e que, quando retornou, levou um grande susto. “Eu saí um pouquinho para ir a uma venda. Quando voltei, o pessoal já estava aí na rua. Já estava tudo quebrado”, relata.

A porta do avião ficou presa no muro da casa vizinha. Segundo Célio Moreira, após o acidente, a aeronave teria retornado ao aeroporto. Ele conta que minutos depois, em um carro, quatro rapazes procuraram um morador para buscar a porta. “Eles queriam retirar a peça do avião para levar, mas eu disse que antes iria chamar a polícia para que eles (os rapazes) paguem pelo prejuízo”, relembra.

A rua foi interditada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para aguardar a perícia. “É necessário realizar aqui no local uma perícia para levantar realmente quais foram as causas deste acidente”, explica o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Dewilson Altino Mateus.
Telhado danificado
Segundo o Corpo de Bombeiros de Anápolis, uma casa teve parte do telhado danificada e a outra não sofreu grandes estragos. Populares afirmaram que se tratava de um monomotor. De acordo com os bombeiros, não houve vítimas. A Polícia Militar (PM) da região ainda não sabe dizer as causas do acidente. Segundo moradores, o avião pousou no aeroporto sem a porta.
A equipe de reportagem da TV Anhanguera foi até o aeroporto da cidade, mas ninguém quis gravar entrevista. Também foi tentado contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas as ligações não foram atendidas.
 

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu quase metade das punições aplicadas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a juízes acusados de cometer crimes desde a criação do CNJ

Das 33 punições impostas pelo CNJ com fundamento no poder do órgão de abrir inquérito para examinar a conduta de juízes, 15 foram suspensas por liminares concedidas por ministros do Supremo.






Fonte Folha.com

Eliana Calmon vai ao Senado defender o CNJ


A ministra do STJ Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, aceitou o convite do Senado e falará na CCJ - Comissão de Constituição e Justiça sobre o rebuliço provocado por sua entrevista da última terça, 27, quando na defesa da atuação fiscalizadora do Conselho Nacional de Justiça afirmou que há "bandidos de toga" infiltrados no Judiciário. Leia aqui os principais trechos da entrevista.


A Associação de Magistrados Brasileiros tenta impor restrições à atuação do CNJ por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. E conta com o apoio explícito do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, que divulgou nota de repúdio às declarações da corregedora.





Em matéria da Folha de S. Paulo de hoje, o cidadão brasileiro é informado de que pelo menos 35 desembargadores podem ser beneficiados caso o STF acolha a Adin e imponha limitações ao CNJ. E, pasmem, os favorecidos poderão chegar a 115, se se considerar juízes de 1a. instância. Os ilícitos cometidos incluem venda de sentenças, favorecimento de partes em processos, desvios de recursos e outros.


Vejam se tem cabimento: toda a sociedade brasileira perdendo, com o silenciar do CNJ, para que pouco mais de uma centena de magistrados sejam beneficiados com a impunidade..


O Abra a Boca, Cidadão! apoia a ministra-corregedora-guerreira Eliana Calmon em sua cruzada contra a "bandidagem togada" e continuará acompanhando os lances deste embate da ministra contra o imperial Presidente do Supremo e a Associação de Magistrados Brasileiros.


Por um Judiciário aberto, moderno, não-elitista, democrático e cidadão!



Eliana Calmon aceita convite para depor no Senado



Eliana Calmon, ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora nacional de Justiça, aceitou o convite para depor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sobre a polêmica em torno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão encarregado de punir juízes e de controlar o Judiciário.
A Comissão convidou para depor sobre o mesmo assunto o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Cezar Peluso. Henrique Calandra, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados (ABM), se ofereceu para depor. Foi descartado pela Comissão.
A ABM entrou no STF com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o poder de fiscalização do CNJ. Por maioria de votos, o STF estava pronto para acatar ontem a ação. Mas aí Peluso temeu que a repercussão fosse negativa para o tribunal. Adiou o julgamento.
Peluso e Eliana Calmon trombaram depois que a ministra, em entrevista a jornais, disse que havia "bandidos togados". Na última terça-feira, durante sessão do CNJ, Peluso classificou de "leviano" o que foi dito por Eliana e defendeu os juízes. Tentou fazer com que Eliana se retratasse. Ela se recusou.
É pouco provável que Peluso aceite o convite para depor na CCJ. No Senado, uma proposta de emenda à Constituição reforçando os poderes do CNJ havia recolhido até ontem à noite cerca de 50 assinaturas de senadores.
 Fonte Abra a Boca cidadão

Carro de professora desaparecida é encontrado com bilhete




   
SUICÍDIO?
A professora estaria com depressão profunda e dizia querer se suicidar  

  
O carro de uma professora que está desaparecida desde a última terça-feira,  foi encontrado ontem (28) . O veículo Uno estava nas margens do Rio Teles Pires, em um dos locais mais freqüentados do distrito de Boa Esperança, a cerca de 150 KM de Sorriso, o Salto Magessi.
Dentro do carro, estava um bilhete pedindo que o veículo fosse entregue em uma fazenda com a assinatura da professora Luciane Tramontim. O local tem muitas cachoeiras de corredeiras fortes.
A educadoraa estava afastada dos trabalhos, ela atuava em uma escola na comunidade Caravágio e saiu de licença  para que pudesse se tratar da depressão.
Segundo amigos da professora, ela dizia ter vontade de suicidar-se no local. O corpo de bombeiros de Sorriso esteve ontem no local, mas sem os instrumentos de mergulho voltando hoje ao meio dia para dar continuidade nas buscas.
A população busca pela professora, mas os indícios são de que ela tenha se suicidado.

Fonte: Ivan Marcos Oliveira/ExpressoMT

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VALE A PENA ASSISTIR ESTE VÍDEO. MONÓLOGO DE UM POLÍTICO CORRUPTO

Campanha de valorização do professor

Discurso emocionando do Lula ao receber o título de Doutor Honoris Causa do Instituto Sciences-Po, na França

Crise econômica global faz PIB brasileiro cair, segundo BC




A crise econômica mundial deve provocar impacto negativo de 1 ponto percentual no crescimento da economia brasileira este ano. Já a demanda interna por produtos e serviços deve contribuir positivamente com 4,5 pontos percentuais. Assim, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, deve ficar em 3,5% este ano, segundo projeção apresentada no Relatório de Inflação do Banco Central (BC), divulgado a cada trimestre. A estimativa anterior do BC era 4% para o crescimento do PIB em 2011.

Segundo expectativa do BC, a agropecuária deverá crescer 2,1% em 2011, expansão de 0,2 ponto percentual acima da estimativa anterior. %u201CContrastando com o efeito positivo da agricultura, a pecuária apresentou desempenho aquém da expectativa no primeiro semestre, impactando negativamente a projeção anual para o segmento agropecuário%u201D, diz o relatório.

A expansão anual do setor industrial em 2011 está estimada em 2,3%. %u201CO recuo de 1,9 ponto percentual em relação à estimativa anterior decorre de revisões para menos em todos os subsetores da indústria, em linha com os respectivos desempenhos registrados no segundo e no início do terceiro trimestre do ano%u201D, destaca o Relatório de Inflação.

A produção do setor de serviços deve aumentar 3,5%, ante 3,8% da projeção anterior. Para a demanda agregada, a nova projeção do BC considera crescimento maior no consumo das famílias, de 4,5% ante 4,1% na estimativa anterior, %u201Cconsistente com a evolução favorável do mercado de trabalho no primeiro semestre%u201D. Também aumentou a estimativa de crescimento para o consumo de governo, de 1,9% para 2,1%.

A projeção para o crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) foi reduzida de 6,4% para 5,6%, %u201Calteração associada aos recuos nas projeções de crescimento da construção civil, da indústria de transformação e das importações de bens de capital%u201D.

As exportações e as importações de bens e serviços devem registrar elevações respectivas de 4,7% e 12,9% este ano ante estimativas anteriores de 9,6% e 18,2%. %u201CO menor crescimento de exportações é compatível com o ambiente de desaceleração da economia mundial, enquanto a revisão do crescimento das importações ocorre em linha com a expectativa de continuidade da moderação na atividade econômica interna no segundo semestre%u201D, segundo o relatório do BC.
Fonte: Correio Brasiliense

Bandidos assaltam Sicredi e levam funcionários como reféns .





Eles fugiram levando os reféns no sentido do município de Vera. Agora seguem para Sorriso. A PM fechou todas as estradas na região  



Pelo menos quatro bandidos fazem parte da quadrilha que acaba de assaltar a Cooperativa de Crédito  do Sicredi, em Feliz Natal.
  
Segundo  declarou ao ExpressoMT o comerciante Elizeu Cenci, que presenciou o assalto, os bandidos chegaram atirando nas portas de vidro do banco. Em seguida fizeram os clientes de escudo humano.

Depois de assaltar a cooperativa, os criminosos fizeram cinco funcionários  reféns, saíram atirando com metralhadoras para cima  pelas ruas da cidade. Eles fugiram com um uno vermelho  e um gol branco, mas teriam chegado à cidade de camionete.

Eles levaram os reféns na fuga,  no sentido do município de Vera.

 Alguns minutos depois, uma das funcionárias ligou para o marido em Feliz Natal e disse que os funcionários tinham sido libertados na estrada.

De acordo com informações da polícia os bandidos seguem agora para a cidade de Sorriso. Todas as estradas que dão acesso ao município estão fechadas pela PM de Sorriso e Vera.

O coronel PM  Tadeu, de Sorriso, informou a nossa reportagem que a polícia está fechando as rodovias em Vera, Nova Ubiratã, Paranatinga e outras localidades, fazendo cerco aos bandidos.

Segundo informações de moradores da cidade, os bandidos chegaram muito tranquilos à cidade, quando entraram no banco estavam encapuzados e avisaram a todos que não iriam machucar ninguém.

Mais informações em instantes.

Fonte: Sanny Lisboa/ExpressoMT

SSALTO Assaltantes invadem residência em Lucas do Rio Verde


Assalto
 
Eles queriam jóias e eletroeletrônicos, como não encontraram levaram a moto do proprietário  

CRÉDITO: ILUSTRATIVA   
Há cerca de uma hora dois homens armados invadiram uma residência no bairro Veneza em Lucas do Rio Verde e  fizeram os proprietários de reféns. Os bandidos pediram jóias e eletroeletrônicos (câmeras, note book, e outros) como os donos da casa não tinham nada disso eles fugiram levando a moto do proprietário uma Biz preta.


A Polícia Militar foi chamada e iniciaram as buscas nas proximidades. A moto foi encontrada na comunidade dos Macucos, mas os policiais não encontraram os assaltantes. A moto foi devolvida aos proprietários e as buscas continuam.
 
 Fonte; expressomt



Cúpula da Segurança de MT será convocada pelo Congresso a explicar morte de estudante

O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou que vai apresentar requerimento na Comissão de Direitos Humanos do Senado para que o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o comandante da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, prestem esclarecimentos sobre o assassinato do estudante africano de Guiné-Bissau, Toni Bernardo da Silva.

Toni foi assassinado na noite da quinta-feira da semana passada, dia 22, por dois policias militares e um empresário, filho de um delegado de Polícia de Cuiabá. Espancado por vários minutos, Toni teve a traquéia rompida, determinando a sua morte.  Os envolvidos na morte do estudante estão detidos no presídio de Santo Antonio de Leverger, a 28 quilômetros de Cuiabá
Jayme Campos recebeu nesta quarta-feira, 28, o diretor da Associação dos Estudantes de Guiné-Bissau na Universidade de Brasília, Muamar Diniz Cerqueira, e o jornalista João Negrão, da coordenação da União dos Negros pela Igualdade do Distrito Federal (Unegro-DF) e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-DF). A ele foi entregue uma documento relatando o caso e pedindo apoio para que a apuração seja rigorosa e os criminosos punidos.
O senador mato-grossense, que é membro da Comissão de Direitos Humanos do Senado, disse que já vinha acompanhando o caso e manifestou sua  indignação. “Não se pode matar uma pessoa, ainda mais por um motivo fútil e da forma tão brutal como fizeram com esse estudante”, disse Jayme Campos. “Vamos acompanhar o caso e exigir rigorosa apuração e punição dos culpados”, agregou.

Jayme manteve no mesmo dia contato com o senador Paulo Paim (PT-RS) para discutir o assunto. Antes, pela manhã, o senador gaúcho já havia recebido representantes dos estudantes de Guiné-Bissau e do movimento negro de Brasília e nacional, entre os quais a Unegro, Cojira, Frente Nacional Quilombola e a Coordenação de Entidades Negras (CEN).
Paulo Paim disse que enviará ofício ao governador de Mato Grosso solicitando informações sobre o caso, bem como a apuração do crime. “Vamos acompanhar de perto esse caso. Como outros, tem indícios de crime de racismo e xenofobia”, afirmou Paim, acrescentando que pedirá também esta linha de investigação.
Ainda na quarta-feira, o grupo de representantes dos estudantes de entidades do movimento negro de Brasília participou de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDH) da Câmara dos Deputados. Lá foi entregue o documento denunciando o assassinato do estudante guineense e pedindo o acompanhamento do caso pelo parlamento brasileiro às deputadas Manuela Dávila (PC do B-RS) e Keiko Ota (PSB-SP).
Manuela é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Deputados. Keiko, além de membro desta mesma comissão, é presidente da Frente Parlamentar de Defesa das Vítimas de Violência. “Infelizmente a maioria das vítimas da violência, sobretudo a policial, tem sido jovens negros”, lamentou Keiko Ota. “Vamos acompanhar para que este caso não fique impune”, acrescentou.

Na terça-feira. 27, o deputado Luiz Alberto (PT-BA)  disse que pedirá a federalização da investigação e julgamento do assassinato do estudante Toni Bernardo. “Se os assassinos são policiais e filho de policial, podemos colocar sob suspeição as investigações. Além do mais, trata-se de um estrangeiro. Por isso vou fazer a solicitação para que o crime seja investigado ou pelo menos acompanhado pela Polícia Federal”, afirmou o parlamentar baiano.
Nesta quinta-feira (29.09), os representantes das entidades vão ser recebidos em audiência pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA), presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Países Africanos.

Fonte 24 Horas News
 
 

Eliana Calmon Magistrada nota dez!

Críticas à anulação da Castelo de Areia


Antes das declarações sobre "bandidos de toga", a ministra entrou em outra bola dividida. Recentemente, ela criticou duramente a decisão de colegas de STJ de anular a Operação Castelo de Areia, uma das maiores investigações da Polícia Federal sobre fraudes em obras públicas e caixa dois de campanhas eleitorais. Voz dissonante no tribunal, a ministra deixou claro que decisões desta natureza atrapalham o combate à corrupção.
Ela é a melhor magistrada do Brasil. O país estaria melhor se existissem outras iguais à ela
- Ela é a melhor magistrada do Brasil. O país estaria melhor se existissem outras iguais à ela - afirmou Joaquim Mesquita, superintendente da PF de Goiás.

Mas, se virou uma espécie de ícone entre procuradores, policiais e até mesmo entre magistrados de primeira instância, Eliana Calmon coleciona inimigos nos tribunais. Por causa das declarações sobre a Castelo de Areia, a ministra se desentendeu com o ex-presidente do STJ Cesar Asfor Rocha. Ela também teve um forte embate com o atual presidente do tribunal, Ari Pargendler. Ela se opôs com veemência à indicação do desembargador Tourinho Neto para uma das vagas no Conselho Nacional de Justiça.
Pargendler buscou uma solução negociada, mas foi interrompido pela ministra. Desde então, os dois estão rompidos. Para colegas de tribunal, falta jogo de cintura à ministra. Eles alegam também que, em assuntos internos do tribunal, Eliana Calmon não seria tão rigorosa.
- Ela joga para a plateia - diz um ministro desafeto.
Fonte: O Globo

Perfil Carreira de Eliana Calmon é marcada por declarações de impacto e canetadas de combate à corrupção



Publicada em 28/09/2011 às 23h12m

A ministra corregedora-geral da CNJ, Eliana Calmon, quando chegava ao plenário para reunião do conselho - Foto: Givaldo Barbosa/O Globo
BRASÍLIA - A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), provocou um racha no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao afirmar esta semana que há bandidos escondidos atrás de togas . A declaração pode ter parecido surpreendente para alguns, mas não para quem conhece de perto a corregedora nacional de Justiça. De temperamento forte e incisivo, a ministra tem uma carreira marcada por declarações e decisões de combate à corrupção quase sempre impactantes.
Não por acaso, a ministra se manteve firme diante da tentativa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, de fazê-la se retratar numa reunião do Conselho Nacional, na terça-feira. Eliana se recusou a pedir desculpas e, fiel ao seu estilo, criticou a decisão do conselho de divulgar uma nota de repúdio às declarações que fez sobre bandidos que se "escondem atrás da toga". A ministra disse que não teve a intenção de generalizar as acusações.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/28/carreira-de-eliana-calmon-marcada-por-declaracoes-de-impacto-canetadas-de-combate-corrupcao-925470635.asp#ixzz1ZLGJ1eSz 
Fonte: O globo


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vassouras são barradas no Congresso


Manifestantes entregaram vassouras a alguns parlamentares do lado de fora do Congresso Nacional. Os que as receberam garantiram ajuda para “varrer” as práticas de corrupção



Alguns parlamentares saíram do Congresso para pegar com os manifestantes as suas vassouras - Mariana Haubert
A intenção de entregar uma vassoura para cada deputado e senador foi frustrada hoje. Os manifestantes da ONG Rio de Paz e do Movimento de Combate à Corrupção, que fincaram ontem 594 vassouras no gramado em frente ao Congresso, foram impedidos de entrar no parlamento. No entanto, eles não desistiram de realizar o ato e convocaram os parlamentares a saírem do prédio e pegarem a sua vassoura.
Os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) e os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Vieira da Cunha (PDT-RS) foram os primeiros a atender aos pedidos. Os quatro parlamentares foram até o local em que as vassouras estavam fincadas e cada um escolheu a sua. Em seguida, desceram até o pé da rampa do Congresso Nacional. “Para realizar uma mudança, nós precisamos ter objetivos e bandeiras, e aqui já estamos levantando estas bandeiras. Se todo mundo varrer junto, conseguiremos fazer uma limpeza de verdade”, discursou Chico Alencar.   
Continue lendo


http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/vassouras-sao-barradas-no-congresso/
Fonte Congresso em foco