quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reportagem do Estadão sobre VLT mostra que superprocessado Riva é quem manda em MT. Sim, o mesmo Riva que diz que a presidente Dilma Rouseff "não seria imbecil" de querer anular esse negócio - que tem muitas evidências de uma negociata

30/11/2011 - 17:42:00 |

Dezenas e dezenas de processos, movidos pelo Ministério Público Estadual, denunciando improbidade administrativa por parte do atual presidente da Assembléia, José Geraldo Riva, se arrastam nos gavetões do Poder Judiciário de Mato Grosso. Alheio a tudo isso, confiando apenas no poder que detém sobre os caititus da Assembléia e demais politicos do Estado, além da midia amestrada, Riva segue implementando todas as suas vontades - e encarecer a implantação do modal de transporte em Cuiabá, no rumo da Copa de 2014, em mais de 700 milhões de reais, como se houvesse dinheiro sobrando nos cofres públicos, foi só mais uma ousadia deste deputado de pequena estatura mas um poderoso cacique que parece ser mesmo um homem incontrolável - ao menos pelos seus pares da política mato-grossense. Tão incontrolável que, diante da possibilidade de anulação... (continuar lendo)
Fonte: Página do E

Comissão de Ética recomenda demissão de Lupi

Para a comissão, as explicações – ou falta de – do ministro do Trabalho com relação às denúncias contra ele são incompatíveis com o exercício do cargo. A exoneração será recomendada à presidenta Dilma
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou hoje (30) à presidenta Dilma Rousseff a exoneração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, por conta das recentes acusações de desvio de verba pública e cobrança de propina feitas em sua pasta. Trata-se de uma sugestão. A decisão de demitir Lupi cabe exclusivamente à presidenta.
Por unanimidade, a comissão decidiu aplicar uma “advertência ética” ao ministro. A advertência é aplicada quando o servidor ainda está no cargo, mas não tem efeito prático. Quando o servidor não está mais no cargo, o termo aplicado é “censura ética”.
A comissão se baseou em reportagens publicadas pela imprensa. Foram levadas em conta as supostas cobranças de propina feitas por assessores do ministro a ONGs que mantinham convênios com a pasta e também uma viagem que ele fez em uma aeronave de um empresário que tinha contratos com o ministério.
O procedimento de apuração foi aberto no início do mês e a decisão foi anunciada pelo presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, que considerou as explicações de Lupi ao Congresso e à própria comissão como “inconvenientes a um ministro”. “[Encaminharemos à Dilma] a recomendação da comissão para exoneração do ministro do Trabalho”, afirmou Pertence em coletiva com jornalistas. As investigações contra o ministro continuam em andamento no Ministério Público e na Polícia Federal.
Continue lendo

Permitido para menores. Eis o que quer a Globo


2011



Sob o argumento da liberdade de expressão, Rede Globo tenta derrubar classificação indicativa no Supremo; quatro ministros já votaram a favor; para procurador-geral da República, interesses são legítimos, mas puramente comerciais

Evam Sena, Brasil 247

A TV Globo pode obter vitória em uma velha luta contra o Ministério da Justiça e sua política de classificação indicativa para a programação de TV. O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira uma ação que questiona a limitação do horário em que podem ser exibidas novelas, séries e filmes, de acordo com sua classificação.

A ação já havia recebido quatro votos a favor quando o julgamento foi interrompido por pedido de vistas do ministro Joaquim Barbosa. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi movida pelo PDT em 2001 e, em maio deste ano, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), ligada à TV Globo, entrou com pedido de Amicus Curiae, em que solicita o direito de participar do julgamento por se considerar capaz de contribuir na discussão.

A ADI questiona o artigo 254 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O estatuto prevê multa de 20 a 100 salários mínimos para emissoras que descumprirem as regras da classificação indicativa. A pena pode ser duplicada em caso de reincidência e a emissora pode ter a programação suspensa por até dois dias.

A última portaria do Ministério da Justiça, baseada no ECA, estipula seis faixas etárias com base no nível de violência, consumo de drogas e sexo exibidos em programas de audiovisual. Filmes e novelas classificados como livres podem ser assistidos por pessoas de todas as idades e exibidos em qualquer horário. Classificados na faixa de 10 anos também podem ser veiculados em qualquer horário e recomendado para maiores de 10 anos.”
Artigo Completo, ::Aqui::
FONTE: BRASIL BRASIL

Relatório do Unicef aponta crescimento de índice de adolescentes que vivem em extrema pobreza

30/11/2011 - 11h52

Gilberto Costa.
Agencia Brasil

Brasília – O percentual de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos que vivem em famílias de extrema pobreza (até um quarto de salário mínimo per capita) cresceu entre 2004 e 2009. Segundo relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011, do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o percentual passou de 16,3% para 17,6%. No mesmo período, a situação de extrema pobreza da população em geral caiu de 12,4% para 11,9%.
Segundo o documento do Unicef, os adolescentes são mais vulneráveis que outros segmentos da população e, entre eles, a desigualdade aumenta problemas de trabalho precário, dependência química, abuso sexual e homicídios.
Enquanto a taxa de homicídios da população em geral era de 20 a cada 100 mil, na população de 15 a 19 anos é de 43,2 a cada 100 mil.
Os adolescentes negros entre 12 e 18 anos, segundo o Unicef, têm o risco 3,7 vezes maior de ser assassinado. Já um adolescente indígena tem 3 vezes mais chance de ser analfabeto. Do total de 500 mil adolescentes analfabetos, 68,4% são meninos. Para cada oito meninos de 13 a 19 anos infectados com HIV/Aids há dez meninas com o mesmo vírus.
O relatório indica situação de maior pobreza entre os adolescentes em comunidades, assentamentos e favelas e também entre aqueles que vivem na Amazônia e no semiárido.

Dois morrem em acidente com três veículos na BR-163

a Redação - Alline Marques

Foto: ReproduçãoFoto ilustrativaFoto ilustrativa
Dois motoristas morreram em um acidente na BR-163, próximo a Jangada (80 km ao norte de Cuiabá), envolvendo duas carretas e uma caminhonete F-4000. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) às 18h45 dessa terça-feira (29).

Luiz Antônio Balbino, 53 anos, estava em uma Scânia G-380, placas GWI 8732 de Araguari (MG), e bateu de frente com outra carreta, uma Scânia R-420, placas ISI 6080 de Garibaldi (RS), conduzida por Léo Pereira, 57 anos. O segundo veículo estava carregado com soja e tombou na pista, que ficou interditada até às 5h desta quarta-feira (30).

Os dois motoristas não resistiram aos ferimentos e morreram na hora. João Batista Ferreira de Freitas, 48, estava em uma caminhonete F-4000 e acabou se envolvendo também no acidente, mas saiu ileso. O trânsito já voltou a fluir, mas ainda é lento na região.

Outro acidente

Na manhã de ontem uma pessoa morreu em um acidente envolvendo quatro veículos na Serra de São Vicente, na BR-364. O motorista ficou preso às ferragens e a retirada do corpo feita pelos bombeiros demorou mais de oito horas. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CGU conclui auditoria e vê 'falhas graves' em contratos da Agricultura

  Controladoria recomendou suspensão de cursos e devolução de dinheiro.CGU propôs ainda que ministério apure responsabilidades individuais.
A Controladoria Geral da União (CGU) informou que concluiu a auditoria realizada no Ministério da Agricultura e que detectou "falhas graves" em contratos. Segundo a CGU, o relatório será encaminhado nesta terça-feira (29) "aos órgãos competentes para as respectivas providências".
Denúncias de irregularidades em contratos levaram à demissão, em agosto, do então ministro Wagner Rossi. Conforme a CGU, a auditoria foi realizada a pedido da presidente Dilma Rousseff e do próprio ex-ministro Rossi.Em nota, o ministério informa que o ministro Mendes Ribeiro recebeu o relatório e que o material será analisado pelo secretário-executivo, José Carlos Vaz. "No prazo de dez dias, o secretário definirá encaminhamentos, e o ministério vai divulgar o resultado da análise do relatório."
O G1 procurou na tarde desta terça o advogado de Rossi, Cláudio Pimental, que disse ainda não ter conhecimento da auditoria.
Continue lendo.

Estudantes parodiam artistas globais em vídeo pró-Belo Monte

 Alunos  de engenharia civil e economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), defensores da construção da usina de Belo Monte no rio Xingu (PA), produziram vídeo em resposta ao projeto "Gota D'Água", que reúne atores da TV Globo numa campanha contra a instalação da hidrelétrica.


No vídeo, os estudantes usam roteiro semelhante ao utilizado na gravação dos artistas.

O grupo criou ainda o movimento "Tempestade em Copo D'Água", uma sátira a campanha original.

Os alunos argumentam que a "floresta já vem sendo desmatada ilegalmente na Amazônia a troco de nenhum ganho econômico e social". Eles defendem ainda o "emprego de recursos gerados pela usina em benefícios para a região".

Para Sebastião de Amorim, professor da Unicamp que participa do vídeo, "Belo Monte será um belíssimo projeto sobre os aspectos econômico, social e ambiental".

Veja o vídeo da sátira: 

Fonte: Amigos do  Presidente Lula

Boni, 22 anos depois, diz como a Globo ferrou Lula 29 Nov 2011

“Debate decisivo da eleição de 1989, que na prática elegeu Fernando Collor, foi totalmente arrumado pela emissora; "colocamos as pastas todas ali com supostas denúncias contra Lula, mas estavam vazias", admite o ex-chefão global em "O Livro do Boni"; "o conteúdo foi do Collor, mas a parte formal, nós que fizemos"; Uaaaaau!!!!


Todos já sabiam sobre a manipulação de imagens por parte do jornalismo da Rede Globo, no Jornal Nacional, um dia depois do debate do dia 14 de dezembro de 1989 entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello. Agora, no entanto, 22 anos após o ocorrido, o homem que formatou o “Padrão Globo de Qualidade” simula uma "revelação bombástica" para lançar sua nova obra, "O Livro do Boni": a Globo manipulou o debate.

Em entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, transmitida pela Globo News, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, dá detalhes da noite do debate, cuja repercussão foi considerada fundamental para a vitória no segundo turno de Collor de Mello, uma vez que antes do acontecimento os dois políticos estavam em situação de empate técnico.

Boni admitiu que a emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Mello. Segundo ele, após ser procurado pela assessoria do ex-presidente, o superintendente executivo da Globo, Miguel Pires Gonçalves, pediu que ele palpitasse no evento. “Eu achei que a briga do Collor com o Lula nos debates estava desigual, porque o Lula era o povo e o Collor era a autoridade”, contou. “Então nós conseguimos tirar a gravata do Collor, botar um pouco de suor com uma 'glicerinazinha' e colocamos as pastas todas que estavam ali com supostas denúncias contra o Lula – mas as pastas estavam inteiramente vazias ou com papéis em branco”, disse Boni. “Todo aquele debate foi [produzido] – não o conteúdo, o conteúdo era do Collor mesmo -, mas a parte formal nós é que fizemos”.
Ao contar algo que todos já sabiam, fazendo questão de acrescentar detalhes picantes, para ter mais repercussão - trechos de sua entrevista já foi replicada por diversos veículos e portais de comunicação - o ex-chefão da Globo conseguiu protagonizar um dos maiores eventos literários do ano. Nesta noite, ele estará no Programa do Jô, também da TV Globo, também com o objetivo de lançar o livro. Certamente haverá mais detalhes sobre a noite de 14 de dezembro de 1989.

Com informações do portal Panorama Mercantil.”
Fonte: Brasil Brasil

Defesa tenta adiar júri, Justiça nega e Josino será julgado por morte de juiz

Da Redação - Laura Petraglia.

O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF1), desembargador Olindo Menezes, indeferiu o pedido de suspensão do julgamento do lobista Josino Guimarães, acusado de ter sido o mandante do assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral. Com isso, fica o júri popular e ele se sentará no banco dos réus nesta terça-feira (29).
O advogado de defesa de Josino, Waldir Caldas, ingressou em caráter de plantão no Tribunal Regional Federal da Primeira Região com o pedido de suspensão do julgamento e o deslocamento (desaforamento) de competência do julgamento do homicídio de Leopoldino, sob alegação de que a imprensa local tem veiculado matérias apontando-o como autor do homicídio e que isso influenciaria os jurados de forma a agirem com parcialidade


O juiz Leopoldino Marques do Amaral foi assassinado em setembro de 1999 após ter denunciado esquemas de venda de sentença no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nepotismo, assédio sexual e tráfico de influência. Ele chegou a escrever uma carta relatando todos os esquemas no judiciário. O corpo dele foi encontrado no Paraguai, com dois tiros na cabeça e parcialmente carbonizado. A morte de Leopoldino sempre foi envolta de mistérios.


O lobista Josino Pereira Guimarães, junto com a já condenada Beatriz Árias, também é acusado de ter participado do crime. À época ele foi denunciado por Leopoldino de ser o intermediário na transação das vendas de sentença no TJ-MT. Josino conseguiu protelar o julgamento por 12 anos com recursos sucessivos, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes que suspendia o julgamento. É esse o motivo pelo qual ele vai a júri popular amanhã.
fonte Olhar Direto









Vereador do PT é encontrado morto em Santa Catarina

 Vereador do PT é encontrado morto em Santa Catarina
foto: Rádio Super Condá
Felipe Prestes

Pessoas se aglomeraram em frente à casa do vereador petista, que foi encontrado morto nesta segunda (28)


O vereador de Chapecó Marcelino Chiarello (PT) foi encontrado morto por volta do 12h desta segunda-feira (28) em sua residência no município de quase 200 mil habitantes, no oeste de Santa Catarina. Ele foi encontrado enforcado, mas a hipótese de assassinato é forte, porque o corpo de Chiarello estaria ensanguentado, segundo testemunhas que viram o corpo já sem vida ser retirado da casa do vereador. Colegas de partido levantam suspeitas contra um vereador do PSD que estava sendo denunciado pelo petista.

O Instituto Médico Legal de Chapecó afirma que a perícia ainda não foi concluída e não confirma a informação de sangue, nem a de que haveria hematomas no corpo de Chiarello. A Polícia Civil também espera o laudo do IML, que deve sair nas próximas horas, para se pronunciar e não descarta nenhuma hipótese.
“Ele não estava deprimido. Não era psicótico, não tomava medicamento. Estava feliz, falava em se candidatar a prefeito”, afirma a colega de partido, vereadora Angela Moreira Vitória, em entrevista ao Sul21. A petista diz que ainda na manhã desta segunda Chiarello teria avisado o filho para ir casa de sua avó e chamar a polícia.

Angela diz que Chiarello fazia muitas denúncias de corrupção: “Ele sempre foi bem de pegar no pé neste sentido”. A denúncia mais atual era contra o vereador Dalmir Pelicioli (PSD). Como subprefeito de Chapecó, Pelicioli estaria desviando pequenas subvenções sociais destinadas a entidades associativas. Com a denúncia de Chiarello, Pelicioli foi afastado do cargo e voltou para a Câmara dos Vereadores. O PT pedia sua cassação, enquanto ele pedia cassação dos petistas por calúnia.


A vereadora petista ressalta que Chiarello fez outras denúncias. Outra recente foi de irregularidades na aquisição de lombadas eletrônicas pela Prefeitura. “Outra pessoa pode ter se aproveitado desta briga com o Pelicioli”, cogita a vereadora. “Está todo mundo apavorado. Ninguém podia imaginar algo desta natureza”, completa.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, que é do PT catarinense, entrou em contato com o governador Raimundo Colombo (PSD) e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), para pedir rigor na apuração do caso.
Chiarello estava no segundo mandato como vereador. Seu corpo será velado a partir das 19h na Câmara dos Vereadores, depois seguirá para o salão da comunidade católica do Bairro Santo Antônio. O sepultamento será nesta terça-feira, às 17h, no cemitério Jardim do Éden.

Fonte: Sul 21





segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Em três décadas, 608,2 mil pessoas foram infectadas pelo vírus da aids no Brasil

28/11/2011 - 12h17  

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
 Brasília – Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), o Ministério da Saúde divulga o Boletim Epidemiológico 2011 assinalando que, entre 1980 e junho de 2011, 608.230 pessoas foram infectadas com o vírus da aids no Brasil. Menos de 1% da população de 15 a 49 anos tem aids – a taxa de prevalência é de 0,61% e manteve-se relativamente estável entre 2009 e 2010. A prevalência na população masculina é de 0,82% e entre as mulheres de 0,41%.
O maior número de casos de aids está concentrado na Região Sudeste – a mais populosa – onde o Ministério da Saúde registra 343.095 casos – 56,4% dos casos já contabilizados do país.
Em 2009, foram diagnosticados 35.979 casos. Em 2010, esse número caiu para 34.212. O número de óbitos passou de 12.097 para 11.965, na mesma comperação.
Em 2010, a Região Sul apresentou a maior taxa de incidência, isto é, 28,8 casos para cada 100 mil habitantes.
No mesmo ano, as maiores taxas de incidência foram encontradas na faixa etária de 35 a 39 anos, sendo que os homens têm 49,4 casos em 100 mil habitantes e as mulheres 27,4.
Segundo o Ministério da Saúde, o coeficiente de mortalidade, devido ao HIV/aids, foi de 6,3 óbitos por 100 mil habitantes, em 2010. O maior índice foi registrado na Região Sul (9 mortes por 100 mil habitantes).
 Fonte: Agencia Brasil

Lucas do Rio Verde está entre os maiores PIBs do setor do agronegócio brasileiro

AGRONEGÓCIO
 
No levantamento realizado pelo IBGE, o município aparece em 15º lugar no ranking nacional e oitavo no Estado de Mato Grosso, com PIB de mais de R$ 405 milhões
  

CRÉDITO: ASSESSORIA   
Um novo estudo, divulgado na tarde de ontem (22) colocou mais uma vez Lucas do Rio Verde em destaque no Brasil, desta vez entre os cem municípios do País com maior Produto Interno Bruto (PIB) do setor do agronegócio.
 

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município aparece em 15º lugar no ranking nacional e oitavo no Estado de Mato Grosso com PIB de mais de R$ 405 milhões. O valor representa pouco mais de um terço de tudo que é produzido pelo município.
 

De acordo com o prefeito Marino Franz, vocacionalmente, Lucas do Rio verde é um grande produtor de grãos, com a utilização de mais de dois terços da área total, aproximadamente 270 mil hectares para o cultivo de soja e milho.
 

Porém, segundo ele, o grande salto econômico do município ocorreu com o processo de agroindustrialização, ocorrido a partir de 2008. De lá para cá a diversificação da economia e a geração de empregos contribuíram para o crescimento populacional.
 

Em pouco mais de três anos, a população cresce mais de 50%, saltando de 30 mil habitantes para 50 mil em 2011. No mesmo ritmo, o número de empregos com carteira assinada também aumentou, saltando de 3.550 em 2005 para 16 mil em 2011.
 

Na pesquisa realizada pelo IBGE, o Mato Grosso aparece como o Estado com maior número de representantes entre os maiores PIBs. Das cem cidades brasileiras, 24 estão no Estado. O município de Sorriso, localizado a 60 quilômetros de Lucas do Rio Verde, aparece em primeiro lugar com PIB de pouco mais de R$ 791 milhões.

Fonte: Ascom/Marcello Paulino

Analista do Ministério das Cidades relata a pressão para mudar parecer de obra da Copa




Em entrevista exclusiva ao Estado, o analista técnico do Ministério das Cidades Higor Guerra confirmou, pela primeira vez, a pressão que sofreu para adulterar o processo que trata da implantação de sistema de transporte público em Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que a operação fraudulenta começou após o Ministério Público de Mato Grosso pedir os documentos e a Controladoria-Geral da União (CGU) emitir parecer contrário à obra. “Sim, houve uma fraude”, disse ele na conversa gravada.
O funcionário também entregou à reportagem o depoimento que prestou na sexta-feira ao Ministério Público Federal. Ele deu detalhes da operação – revelada pelo Estado na quinta-feira – que escondeu sua nota técnica de 8 de agosto, de número 123/2011, contrária ao projeto de R$ 1,2 bilhão para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que substituiu o BRT (linha rápida de ônibus). O projeto do BRT custava R$ 489 milhões. A fraude foi feita para cumprir o acordo político do governo federal com o governo de Mato Grosso, Sinval Barbosa (PMDB), a favor do VLT.
Segundo Higor Guerra, no dia 29 de junho, numa reunião com integrantes do governo de Mato Grosso, os técnicos estaduais “reconheceram que não tinham conhecimento técnico sobre o projeto de VLT, e que a decisão de sua implantação havia sido política”. A gerente de projetos do ministério, Cristina Soja, no entanto, disse a ele que “a posição do órgão (ministério) tinha que estar em sintonia com a decisão do governo”. Higor afirmou que o cronograma do VLT era “falho”, “pois previa várias fases sendo realizadas ao mesmo tempo de forma incorreta”.
O analista entregou ao Ministério Público Federal 200 páginas e nove anexos sobre o caso. Fonte:
 Congresso em Foco

Na área da saúde gastos estão em queda

BRASÍLIA- A grave crise no setor da Saúde reflete, entre outros problemas, escolhas do governo no rateio dos recursos federais. Desde 2000 — quando entrou em vigor a Emenda Constitucional 29, que estabelece um piso de gastos para o setor — até o ano passado, o montante de recursos efetivamente aplicados caiu de 1,76% do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,66%, na contramão do espírito da lei. Levantamento realizado pelo GLOBO mostra que, na área social, o setor foi o que mais perdeu na comparação com os demais. Na Educação, os gastos subiram de 0,97% para 1,29% do PIB nesse período. Na Previdência, pularam de 6,3% para 6,9%, e na Assistência, de 0,45% para 1,06% do produto.

Os números da execução orçamentária mostram enorme diferença entre o que o governo se comprometeu a gastar e o que, na prática, foi destinado à Saúde. De 2000 a 2010, a diferença entre os valores empenhados (prometidos) no orçamento da Saúde e o que foi efetivamente gasto no setor chega a R$ 45,9 bilhões, sem considerar a inflação do período. Só em 2010, essa diferença foi de R$ 6,4 bilhões.

Em 2010, se os valores empenhados no Ministério da Saúde tivessem sido efetivamente gastos no custeio do setor, a parcela do governo federal aplicada pularia de 1,66% para 1,83% do PIB. No ano passado, foram empenhados R$ 67,328 bilhões e, gastos, efetivamente, R$ 60,924 bilhões.

A Emenda Constitucional 29, aprovada em setembro de 2000, pretendeu assegurar um piso de gastos para a Saúde pública, que, na prática, tornou-se o teto das despesas. Além disso, o cumprimento pleno do piso constitucional é questionado pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Parte do previsto vira restos a pagar
O governo calcula o piso de gastos com base no montante de recursos empenhados para o setor somado à variação nominal do PIB — como estabelece a Emenda 29. No entanto, parte desses recursos não é executada no exercício e transforma-se em restos a pagar. Ou seja, é transferida para o orçamento do ano seguinte.

O que os procuradores do Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) constataram é que uma parte desses restos a pagar é cancelada, após ter sido computada no piso da Saúde. A ação do MPF-DF, de outubro de 2010, reclama a devolução de R$ 2,6 bilhões que teriam sido subtraídos do piso por meio desse expediente.
— O governo tem deixado, a cada ano, bilhões em recursos destinados à Saúde como restos a pagar e, nos anos seguintes, cancela esses recursos. Aí está a fraude — alerta o médico Gilson Carvalho, especialista da área e consultor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde.

Fonte: O Globo

Deputado corre 'por fora' para virar secretário de estado

 - Laura Petraglia

Deputado corre 'por fora' para virar secretário de estado (Reprodução)
Com o argumento de que está no terceiro mandato, é engenheiro de formação e merece ser preferido pelo governador Silval Barbosa (PMDB) como o novo secretário da Secretaria de Estado de Pavimentação e Transportes Urbanos (Septu), o deputado estadual Sebastião Rezende (PR) corre por fora e trabalha seu nome dentro do Partido Republicano (PR) para assumir o lugar atualmente ocupado por Arnaldo Alves.

Em entrevista recente, quando questionado se estaria disposto a assumir o cargo, o deputado estadual preferiu dizer que esta é uma decisão é interna, mas admitiu que existe uma análise neste sentido dos próprios representantes do partido na Assembleia Legislativa.

“Já ouvi dos colegas que tenho o perfil técnico para assumir o cargo e houve esta configuração. Mas é um assunto que deve ser objeto de dabete restrito entre a legenda e o governo estadual”, justificou.

Nos bastidores, informações dão conta que o deputado estadual Sebastião Rezende estaria buscando aliados para assumir o cargo, já que, inicialmente, parte da cúpula da legenda reuniu-se com o governador Silval Barbosa (PMDB) para retirar a indicação do atual gestor, Arnaldo Alves, na tentativa de emplacar o nome do ex-coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Sinésio de Oliveira para o cargo.

Com a possível intenção do deputado estadual de ser indicado para a Septu, os republicanos ficam em uma verdadeira “saia-justa”. Enquanto Sinésio de Oliveira já tem seu nome apreciado pelo chefe do Executivo estadual e é assessor do deputado federal e presidente regional do partido, Wellington Fagundes, e muito ligado aos deputados J. Barreto e Ondanir Bortolini, Sebastião Rezende também costura apoio dos demais parlamentares e integrantes da cúpula da sigla para ser o escolhido.

domingo, 27 de novembro de 2011

ESPORTE Palmeiras vence e atrapalha São Paulo .

Em cobrança de falta, Marcos Assunção decretou o 1 a 0 no Pacaembu

Companheiros comemoram com Marcos Assunção / Epitacio Pessoa/AECompanheiros comemoram com Marcos AssunçãoEpitacio Pessoa/AE

Mais que vencer o clássico, o Palmeiras cumpriu com seu papel de atrapalhar o rival São Paulo na sua caminhada rumo à Libertadores do próximo ano. Como de hábito, Marcos Assunção marcou de falta e decretou o 1 a 0, neste domingo, no Pacaembu. O time tricolor agora precisa de uma combinação de resultados na última rodada para chegar à competição continental.

Luís Fabiano e Valdivia foram coadjuvantes assim como as duas equipes no segundo turno do Brasileirão. Com a derrota, o São Paulo permanece com 56 pontos, na 7ª colocação, e precisa vencer o Santos e torcer contra Figueirense e Internacional na última rodada para não amargar o segundo ano consecutivo fora da Liberta. O Verdão, por outro lado, confirma a ascensão das últimas partidas e, com 49 pontos, segue na 12ª posição.

Graças à vitória do Vasco no Engenhão, a segunda missão palmeirense está de pé. Para o torcedor alviverde, uma vitória contra o Corinthians na última rodada pode significar a redenção por mais um ano de decepções.

O Palmeiras começou melhor. Aos 12, Marcos Assunção cobrou escanteio fechado e Rogério salvou. Como de costume, o volante era a principal arma palmeirense e supria a falta de inspiração de Valdivia, escondido na marcação.

Mas o São Paulo também queria jogo. Aos 20, Fernandinho cruzou, Deola hesitou na saída e Rhodolfo cabeceou para fora. O melhor do Tricolor na primeira etapa, Dagoberto, também criou boas chances. Aos 34, o atacante deixou para Juan, que chutou rasteiro e acertou a trave, com capricho.

Para fazer valer o ingresso de palmeirenses e são-paulinos no Pacaembu, no entanto, uma boa jogada encerrou a primeira etapa: Luan e Patrik chutaram dentro da área e Rogério Ceni salvou as duas, com dois milagres. Valdivia e Ricardo Bueno não se entenderam no rebote e o Mago tentou uma bicicleta sem rumo.

As duas equipes, realmente, voltaram dos vestiários mais elétricas. Luan, Luís Fabiano, Valdivia e Fernandinho assustaram. Mas sem Assunção, não é gol do Verdão... Logo aos dez minutos, o capitão palmeirense cobrou falta de longe, na esquerda, e a bola atravessou a área são-paulina. Ela não bateu em ninguém, Ceni também não foi, e morreu no fundo da rede!

Leão decidiu mexer na equipe. Cícero, Dagoberto e Juan saíram para entradas de Marlos, Rivaldo e Willian. Contente, o Verdão se segurou. Desesperado, o São Paulo assuntou. Aos 32 minutos, Rivaldo levantou na área, a bola foi desviada e Deola se esticou para impedir o empate. Mas a torcida só voltou a comemorar no Pacaembu por outro motivo: o gol do Vasco sobre o Fluminense foi anunciado.

Valdivia ainda fez linda jogada e deixou Fernandão na cara do gol para matar a partida. O atacante perdeu. Rivaldo ainda conseguiu ser expulso por agredir Gerley sem a bola. No fim das contas, com bicho ou sem bicho, o Verdão fez sua parte. Agora, contra o Corinthians, a principal missão: tirar o título do rival.

Na última rodada, Palmeiras e São Paulo fecham o Brasileirão-2011 com clássicos. Enquanto o Verdão enfrenta o Corinthians, às 17h, no Pacaembu, o Tricolor enfrenta o Santos, no mesmo horário - em local ainda indefinido.
ALMEIRAS 1 X 0 SÃO PAULO.

FONTE: BAND.COM