domingo, 26 de maio de 2013

Minha História: Fui torturada em 1970 e denunciei o coronel Ustra


(...) Depoimento aELEONORA DE LUCENAENVIADA ESPECIAL AO RIO

RESUMO Presa e torturada em 1970, a atriz Bete Mendes encontrou o coronel Brilhante Ustra numa viagem ao Uruguai em 1985. Ela era deputada federal, e ele atuava na embaixada em Montevidéu. Na volta, ela denunciou Ustra ao presidente Sarney. Aos 64, a atriz diz não temer retrocessos, mas pede atenção aos movimentos contra a democracia.

Fui presa duas vezes. Na primeira, não fui torturada fisicamente. Na segunda, foi total. Fui torturada [em 1970] e denunciei [o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra]. Isso me marcou profundamente. Não desejo isso para ninguém --nem por meus inimigos. A tortura física é a pior perversidade da raça humana; a psicológica, idem.

Ex-chefe do DOI-Codi, coronel Ustra é alvo de várias ações

Não dá para ter raiva [de quem me torturou]. A gente é tão humilhado, seviciado, vilipendiado que o que se quer é sobreviver e bem. Estou muito feliz, sobrevivi e bem. E não quero mais falar desse assunto.

Luciana Whitaker/Folhapress
A atriz e ex-deputada Bete Mendes fala sobre sua trajetória em uma livraria no Rio
A atriz e ex-deputada Bete Mendes fala sobre sua trajetória em uma livraria no Rio

Superei isso com tratamento psicológico e com trabalho. Agradeço à família, à classe artística, aos amigos que foram meu alicerce.

Carlos Zara me convidou para fazer a novela "O Meu Pé de Laranja Lima", e isso me salvou. Continuei o trabalho artístico, fui fundadora do PT, fui deputada federal duas vezes e secretária da Cultura de São Paulo.

Comecei a fazer teatro e cantar com seis anos de idade. Com oito já participava de manifestações de alunos. Era do grêmio do colégio, depois fui para o diretório da faculdade. Em bibliotecas públicas ou pegando livros emprestados lia tudo: Rousseau, Marx, Mao, Lênin, Gorki, Aristóteles. Depois, adotei o codinome de Rosa em homenagem a Rosa Luxemburgo.

VAR PALMARES

Na adolescência escrevi textos de peças de teatro. Quando fui presa, eles levaram esses textos. Achavam que eles eram prova de crime, que depunham contra mim. Nunca mais os recuperei. Era coisa tão pouca, boba, pessoal.

Quando fecharam as portas à democracia, me senti usurpada, revoltada, aprisionada. Achei que a única saída era entrar numa organização revolucionária contra a ditadura militar. Entrei na VAR-Palmares. Fizemos aquela opção. Foi certa, errada? É difícil julgar hoje.

A minha visão era a revolução socialista: tirar poder dos militares, dos opressores, do capitalismo selvagem. Deixar a gente governar para o bem de todos, com todos participando.

Eu tinha 18, 19 anos e achava que podia fazer tudo. Não tinha consciência do risco imenso que estava correndo. Era atriz de uma novela que explodia no Brasil, "Beto Rockfeller", estudava ciências sociais na Universidade de São Paulo e participava de uma organização clandestina revolucionária. Aí deu zebra.

O medo era a pior coisa que a gente sentia na época. Historicamente tem que se reconhecer que nós entramos numa ditadura muito mais pesada do que foi dito no passado. Isso vai sendo desdito atualmente pela Comissão da Verdade.

Hoje não tenho medo de retrocesso, mas é preciso prestar atenção em manifestações como de movimentos nazistas em vários países e no Brasil. Por exemplo? O coronel Brilhante Ustra faz parte desse movimento. Ele tem um site. Há jovens fazendo movimento nazista.

DEMOCRACIA

É um receio. É preciso ser cauteloso em relação a movimentos que podem ser prejudiciais ao avanço democrático. Mas impedir jamais, porque a gente legitima a manifestação de todos, de opiniões diversas. É preciso cuidar da democracia para que esses movimentos não cresçam.

Sou política como qualquer cidadão. Sou cidadã, atriz, socialista. O socialismo se constrói todo dia. Não temos o modelo socialista do passado, mas a gente constrói um novo. Quero continuar trabalhando como atriz e viajar mais. Poder viver essa democracia até morrer. Sonho político? Que o trabalho escravo acabe no Brasil.

Estou aqui viva e feliz. Minha vida é muito efervescente. Emendei três trabalhos na televisão. Faço o que eu gosto: ser atriz. Não vamos ficar presos no passado. O que eu tinha que dizer disse com todas as letras na época. "Revival" não tem sentido. Meu assunto hoje é [a novela] "Flor do Caribe".

Problema de audição? Tenho. É que eu fui torturada. [Fica com os olhos marejados
Fonte Folha de Sâo Paulo

Nome de Julier Sebastião domina bastidores de inauguração da nova sede do PT de Cuiabá

Da Redação - Ronaldo Pacheco

Foto: Welington Sabino / Assessoria
Líderes do PT participam de encontro e ressaltam luta do partido em prol da sociedade de Cuiabá
Líderes do PT participam de encontro e ressaltam luta do partido em prol da sociedade de Cuiabá
Mesmo diante do ambiente festivo, a intenção do Partido dos Trabalhadores é ter candidato próprio ao governo de Mato Grosso e o nome que angaria maior simpatia, internamente, é o juiz federal Julier Sebastião da Silva, titular da 1ª Vara do Fórum Ministro J. J. Moreira Rabelo. Numa eventual candidatura própria petista, se não viabilizar Julier, correm por fora o deputado estadual Alexandre Cesar e o ex-vereador Ludio Cabral.


“É essencial entender que o magistrado Julier possui um tempo [pela Lei Eleitoral] diferente dos demais pré-candidatos. Então, temos de esperá-lo”, avalia o deputado estadual Alexandre Cesar, ao destacar que a prioridade é assegurar o palanque para a reeleição da presidenta Dilma Roussef.

“É hora de mostrar a essência da formação do PT, de mobilização nos bairros, de promover o debate e discussões sobre os temas relevantes para a sociedade, participando dos movimentos comunitário, estudantil, sindical”, emenda Alexandre.

Já o médico Ludio Cabral prefere abordar sua vontade de disputar “qualquer cargo que o PT determinar”. Em 2012, na briga pela Prefeitura de Cuiabá, ele chegou a um improvável segundo turno contra o atual prefeito Mauro Mendes (PSB), embora fosse considerada a ‘quarta força’, no início do pleito.

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, entende que o PT é o “caminho natural” do juiz Julier Sebastião, caso tenha intenção de lutar pelo Palácio Paiaguás. “Devemos estar preparados, sim [para candidatura própria], mas sem perder de vista que o projeto principal é reeleger a presidenta Dilma”, insiste Ságuas.


Casa nova

No evento, líderes de diferentes matizes do PT e simples filiados participaram da inauguração da nova sede do Diretório Municipal, no bairro da Lixeira. Entre os vários assuntos, foi discutido o trabalho de fiscalização que vem sendo realizado pelos líderes partidários sobre o trabalho da atual gestão municipal e também a importância das ações realizadas pelo PT de Cuiabá no sentido de fortalecimento de todas as correntes internas da sigla, de seus representantes, líderes sindicais e dos trabalhos de mobilização visando as próximas eleições.

Sobre o espaço da nova sede municipal, o presidente estadual do PT, Willian Sampaio disse que “esta casa a partir de agora é o espaço da nossa confraternização, da nossa organização, da nossa preparação para que a gente possa a partir daqui, desse bairro histórico de Cuiabá, ter o olhar do partido que quer dirigir, quer melhorar a vida de cada um dos moradores da nossa cidade”.

Lúdio Cabral disse que a nova sede inaugurada será pelos próximos anos o quartel-general de todas as batalhas que serão travadas em Cuiabá, em defesa da população.

“Em 2016, vamos ganhar a Prefeitura de Cuiabá, porque vai ter tanta gente arrependida nessa cidade que nós vamos dar uma lavada no bilionário em 2016. Já estou me preparando para as guerras que nós vamos enfrentar daqui até lá”, afirma Lúdio Cabral.

O secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes lembrou que 2013 é um ano importante para o Partido dos Trabalhadores, que já se prepara para o Programa de Eleições Diretas (PED), em novembro. São as eleições internas para escolha dos dirigentes municipais, estaduais e nacional do PT. “Estamos comemorando 10 anos de sucesso do PT no Governo Federal que faz o Brasil ser reconhecido mundialmente. E também estamos comemorando os 33 anos do Partido dos Trabalhadores”, comemora Ságuas.

Líder do PT na Câmara de Cuiabá, o vereador Allan Kardec parabenizou o presidente estadual da sigla, Willian Sampaio, pelo trabalho que já vem sendo realizado em todo o Estado para discutir o PT no Estado em 2014 e também as eleições internas do PED. “Isso é demonstração de grandeza, de democracia, demonstração do que é um partido revolucionário de verdade, que está na luta, que está na frente de vários sindicatos”, disse Kardec.

O presidente do PT de Cuiabá, Ednilson Albino de Carvalho, lembra que o diretório segue com o calendário de atividades já estabelecido e o próximo evento será o encontro da juventude no dia 8 de junho, depois o encontro de mulheres no dia 22 de junho. Os demais setoriais terão junho e julho para organizar todos os setoriais em Cuiabá, como o movimento negro para discutir o combate ao racismo.

.Fonte: Olhar Direto

Drogas embaladas à vácuo são apreendidas pela Polícia Civil; alvo eram festas jovens

 Da Redação - Ronaldo Pacheco

Foto: Facebook Arquivo Pessoal
Ederson Lirio e Priscila Daiane Teixeira foram em Cuiabá presos com cocaina embalada a vacuo, escondida no apartamento
Ederson Lirio e Priscila Daiane Teixeira foram em Cuiabá presos com cocaina embalada a vacuo, escondida no apartamento
Embora o patrulhamento ostensivo e preventivo tenha aumentado substancialmente, o mundo do tráfico encontra alternativas para burlar a lei e continuar fazendo da desgraça dos jovens um lucrativo negócio. Na noite desta sexta-feira, investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), da Polícia Judiciária Civil, na Capital descobriu um novo formato de passagem da droga: a droga estava distribuída em vários papelotes embalados a vácuo e escondida em compartimentos falsos.

Onda de assaltos atormenta Barra do Garças na divisa de MT

E esse esquema aprimorado de tráfico de drogas só foi descoberto por conta da tenacidade dos agentes. A equipe policial da Derf investigava receptação de produtos roubados e furtados de residências e comércios de Cuiabá, quando chegou a apreensão de quase dois quilos de cocaína, um notebook furtado e um aparelho de TV.

A Polícia Civil encontrou, em buscas em um apartamento no Residencial da Avenida 8 de Abril, para surpresa geral, quase dois quilos de cocaína já refinada. Compartimentos falsos do apartamento, como fundos de tomadas de energia elétrica, na parede, serviam para esconder o produto.

Segundo a Assessoria da Polícia Civil, o apartamento pertence ao casal Ederson Xavier de Lírio, 30, e Priscila Daiane Teixeira, 24, ambos autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação.

O suspeito Ederson classificou o negócio como de “Alta Tecnologia”, pois dispunha em seu quarto de um pequeno escritório para confecção da droga, tanto para o refino, com componentes químicos, como para o embalo. Ele mantinha uma mesa com uma guilhotina para cortar o plástico, uma máquina de embalagem a vácuo, balança de precisão e outras ferramentas.

Duas garrafas de bebidas, importadas dos Estados Unidos foram encontradas e eram utilizadas também para armazenar drogas. A garrafa tinha fundo falso, uma abria por baixo e a outra por cima. Nelas eram colocadas drogas para serem comercializadas em festas, bares e shows, assim como os papelotes.

O delegado Roberto Amorim, que acompanhou no local as buscas, disse que a descoberta deixa evidente a interligação dos crimes, como o furto/roubo e a receptação para alimentar o tráfico de drogas.
“É uma cadeia do crime”, afirmou.

Conforme o delegado, a Polícia Civil chegou a Ederson por meio de investigações em que havia denúncias de pessoas utilizando uma Corsa na prática de furtos em bairros residências. Depois as informações passaram para utilização de um Corolla preto, ambos os carros eram usados pelo suspeito e seus cúmplices nas ações criminosas.

 O preso Ederson tem passagem por receptação de veículo roubado. Ele foi encaminhado para uma unidade prisional da Capital e sua companheira ao presídio feminino.
Fonte Olhar Direto

Juiz expulsa de sala presidente de seccional da OAB

O presidente da subseção da OAB de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco, foi expulso da sala onde aguardava audiência. A ordem foi dada pelo juiz substituto da 3ª vara Cível da comarca, André Quintela Alves Rodrigues, na última quarta-feira.
Em Nota Pública, o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, se solidariza com o presidente da subsecção de Ribeirão Preto. No texto, Costa afirma que “restringir ou vedar o acesso do advogado a uma unidade forense constitui prática arbitrária e ilegal da autoridade judiciária” e vai propor Desagravo ao Conselho Seccional.
_________
NOTA PÚBLICA
A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO SÃO PAULO vem a público manifestar solidariedade ao presidente da 12ª Subsecção de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco, que na última quarta-feira (22/05) foi vítima da arbitrariedade de um magistrado, que determinou sua escolta por forças policias para fora da sala, onde aguardava, na condição de advogado, a abertura de uma audiência.
Certamente, o protesto registrado pelo presidente de Ribeirão Preto no episódio encontra eco em toda a advocacia paulista, que repudia tal excesso, por constituir violação às mais basilares prerrogativas profissionais de um advogado que, no exercício de seu múnus público, pode ingressar livremente nas salas e dependências de audiências, secretarias, cartórios, ofícios de justiça, serviços notariais e de registro ou em qualquer recinto, no qual funcione repartição judicial ou outro serviço público, como estabelece a lei Federal 8.906/94.
Restringir ou vedar o acesso do advogado a uma unidade forense constitui prática arbitrária e ilegal da autoridade judiciária, que deve exercer suas funções dentro dos limites da lei, não podendo exceder em suas atribuições para não incorrer no risco de abuso de autoridade. O exercício da defesa está lastreado por garantias constitucionais para que a advocacia possa ser exercida com independência, em nome do cidadão.
No intuito de repudiar a agressão e responder ao agravo sofrido pelo presidente da Subsecção de Ribeirão Preto; a Diretoria da OAB/SP estará submetendo ao plenário do Conselho Seccional, que se reúne na próxima segunda-feira, 27, pedido de Desagravo, de ofício, ao presidente Domingos Assad Stocco.
São Paulo, 24 de maio de 2013.
Marcos da Costa
Presidente da OAB SPnal da OAB

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pastagem degradada é debatida durante Acrimat em Ação

 
As novas tecnologias desenvolvidas para pecuária de corte são alternativas para melhorar produtividade e renda e o “Acrimat em Ação 2013” busca apresentar as principais vias existentes aos pecuaristas em Mato Grosso. Na região Norte, nos municípios de Alta Floresta e Colíder, as palestras sobre pastagem, medicamentos, Código Florestal e mercado despertaram atenção dos participantes do projeto.
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) está percorrendo a Rota 4 do maior programa da pecuária de corte no Estado. Em Alta Floresta, foram mais de 100 pecuaristas participando do evento para debater sobre as demandas da cadeia da carne. O representante da Acrimat na região, Celso Bevilaqua, afirma que a iniciativa da associação é muito importante para aproximar os produtores das tendências e informações que envolvem a pecuária.
A região Norte do Estado tem enfrentado problemas com a morte súbita das pastagens e uma das alternativas encontradas pelos produtores é a agricultura, porém o investimento é alto e nem sempre possível. O pecuarista Mário Wolf explica que para fazer a reforma ou recuperação do pasto é preciso renda, o que está comprometida justamente devido aos problemas de pastagem. “Sem o dinheiro, o pecuarista busca crédito em linhas especiais, porém muitas vezes os empréstimos não são realizados devido à burocracia ou problemas nos bancos”.
O palestrante e engenheiro agrônomo, Augusto Ferraz, detalha que a morte da pastagem pode em decorrência do acúmulo de água na terra, o que impede a raiz de respirar, ou devido à ação de fungos e que a solução é fazer a reforma e plantar outra espécie de capim.
O pecuarista de Colíder, Noburo Tomiyoshi, revela que somente com informações e tecnologia é possível aumentar a renda do produtor. “Chegamos aqui há vinte anos e na época a terra era muito fértil. Agora os pastos estão morrendo e precisamos adotar técnicas para melhorar a qualidade da pastagem e assim a produtividade”.
fonte: expressomt

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Papa Francisco prega contra “ditadura da economia”

Por Redação, com Reuters - Vaticano



O papa Francisco lançou nesta quinta-feira um forte chamado por uma reforma financeira mundial
O papa Francisco lançou nesta quinta-feira um forte chamado por uma reforma financeira mundial
O papa Francisco lançou nesta quinta-feira um forte chamado por uma reforma financeira mundial, condenando a insensível “ditadura da economia” e dizendo que a crise econômica piorou a vida de milhões de pessoas em países ricos e pobres.
- O dinheiro precisa servir, não governar – disse o papa a embaixadores no primeiro discurso importante sobre o assunto desde sua eleição, em março. Ele também defendeu que os governos assumam maior controle sobre suas economias e protejam os mais fracos.
A crise econômica, segundo o papa, criou medo e desespero, reduziu a alegria de viver e contribuiu com a violência e a pobreza, já que mais gente tem sobrevivido de maneiras “indignas”.
Existe, acrescentou o papa, “a necessidade de uma reforma financeira por critérios éticos, o que produziria por sua vez uma reforma econômica para benefício de todos”.
- Criamos novos ídolos. O culto ao bezerro dourado de antigamente encontrou uma imagem nova e insensível no culto ao dinheiro e na ditadura de uma economia que não tem rosto e carece de qualquer objetivo verdadeiramente humano – afirmou.
O papa se referia ao livro bíblico de Êxodo, segundo o qual os israelitas veneravam um bezerro dourado enquanto Moisés estava no topo do monte Sinai recebendo os Dez Mandamentos.
O antecessor de Francisco, Bento XVI, também costumava defender mudanças nos sistemas econômicos, mas costumava fazer isso num denso linguajar intelectual. Francisco pareceu manifestar opiniões muito pessoais, forjadas na sua experiência com comunidades carentes da Argentina, seu país natal.
Desde o início do seu pontificado, o papa tem manifestado o desejo de que a Igreja defenda mais os pobres e seja mais austera. O mesmo, sugeriu ele, deveria valer para os governos nacionais.
- Enquanto a renda de uma minoria está crescendo exponencialmente, a da maioria está desmoronando – afirmou. “O desequilíbrio resulta de ideologias que preservam a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira, e assim negam o direito do controle aos Estados, que estão por sua vez encarregados de zelarem pelo bem comum.”
Sobre os mercados financeiros, ele disse: “Uma tirania nova, invisível e às vezes virtual está estabelecida, a qual impõe unilateral e irremediavelmente suas próprias leis e regras.” Em muitos casos, afirmou Francisco, o valor das pessoas é definido por sua capacidade de consumo.
by Correio do Brasil
Fonte: Guerrilheiros Virtuais

domingo, 12 de maio de 2013

Três mulheres desaparecidas há anos reencontram famílias nos EUA

Foram gritos vindos de uma casa que acabaram com mais de uma década de pesadelo. As três jovens eram mantidas reféns em uma casa da cidade de Cleveland, em Ohio.

 
 
 

Três mulheres jovens, que passaram dez anos longe das famílias, foram libertadas nesta terça-feira (7), nos Estados Unidos. Elas eram mantidas reféns em uma casa da cidade de Cleveland, em Ohio.
No bairro onde vivem muitos latinos, Ariel Castro, de 52 anos, manteve as três mulheres reféns, o dia foi muito movimentado. Os policiais do FBI retiraram da casa objetos, uma porta e instrumentos musicais, já que Ariel tocava em uma banda.
A investigação sobre o caso está longe de terminar. No local, uma casa é bem próxima à outra. A polícia quer saber como as vítimas ficaram tanto tempo sem que ninguém notasse e porque não pediram ajuda antes.
O desaparecimento de duas delas foi notícia durante muito tempo. E o mais impressionante: o acusado conhecia a famílias de uma das vítimas. E chegou a participar de uma vigília pelo desaparecimento dela. O Jornal Nacional conversou com vizinhos, que disseram que nunca suspeitaram de nada.

Foram gritos vindos de uma casa que acabaram com mais de uma década de pesadelo. Um vizinho ouviu o desespero de uma mulher e ajudou a quebrar a porta.
"Quando ela falou que o sobrenome era Berry e me pediu ajuda, me deu aquele estalo", contou Charles Ramsey, o vizinho que ajudou a salvar as reféns.

Segundo Ramsey, Amanda Berry afirmou que a menina de 6 anos que carregava nos braços era filha dela e do homem que a estuprou em cativeiro por todos esses anos.
Depois que fugiu, Amanda ligou para o serviço de emergência. E disse que precisava de um policial. Que estava desaparecida há dez anos e que estava livre.
Amanda Berry: Ajude-me, eu sou Amanda Berry.
Resgate: Você precisa da polícia, de um bombeiro ou de ambulância?
Amanda Berry: Eu preciso da polícia.
Resgate: Ok. O que está acontecendo?
Amanda: Eu fui sequestrada. Eu estou desaparecida há dez anos e eu estou aqui.
Eu estou livre agora.

Quando a polícia chegou à casa, encontrou outras duas mulheres presas. Michele Knight, desaparecida desde 2002 e Gina de Jesus, vista pela última vez em 2004.
O dono da casa, Ariel Castro, de 52 anos, foi preso. O vizinho que mora em frente ao local conta que nunca desconfiou e que nunca viu as mulheres lá.
Outro diz que está chocado, que via sempre Ariel passando na rua. "Ele parecia um cara divertido, uma pessoa normal", afirma.

A rua onde as três mulheres ficaram durante todo esse tempo nesta terça-feira foi tomada por carros da imprensa e por jornalistas. Uma rua de um bairro de classe média baixa, que fica a cerca de 4 quilômetros do centro de Cleveland. A casa é branca, tem uma bandeira na porta.
Desde segunda-feira, a polícia cerca o local. E a população se pergunta: onde estavam os policiais durante todo esse tempo? A polícia diz que nunca abandonou as buscas.
O vizinho que mora no bairro há 30 anos discorda: "A polícia investigou no começo, depois esqueceu o caso. Foram as famílias das vítimas que nunca desistiram de procurar".
Além de Ariel, dois irmãos dele, Pedro e Onil Castro, que não moram na mesma casa, foram presos por suspeita de envolvimento nos sequestros. Ninguém ainda foi indiciado formalmente.
O tio dos três homens, que é dono de um mercado na esquina, conta que veio de Porto Rico com a família há quase 60 anos. "Estou surpreso com tudo isso. Nós somos de uma família boa, de gente trabalhadora", comentou.
As três mulheres e a criança foram levadas a um hospital para exames. E foi lá que Amanda,
sorridente, encontrou a irmã. Do lado de fora, amigos e parentes comemoraram.

FONTE: G1

Governo deve mais de R$ 1,5 bi de ICMS para municípios de MT

Rossana Gasparini, de Rondonópolis

 
Foto: Rossana Gasparini
Foto: Rossana Gasparini -- Percival Muniz, em reunião com gestores da Região Sul, cobrou a dívida
Percival Muniz, em reunião com gestores da Região Sul, cobrou a dívida
O prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (PPS) declarou durante a reunião com os representantes da região Sul de Mato Grosso, realizada na Prefeitura de Rondonópolis nessa terça (07), que o governo do Estado deve mais de R$ 1,5 bilhão de ICMS aos municípios. A dívida é referente aos últimos cinco anos.
  Segundo Percival, somente em Rondonópolis, a dívida chega a mais de R$ 300 milhões. O prefeito explicou que o acúmulo de débitos se deve a forma atual como a atual gestão faz os repasses financeiros. “O Governo tem retirado primeiro a verba dos fundos constituídos por meio de legislação estadual, que seria de 75% e, depois, destinado os 25% para os municípios. Só que esses 25% acabam caindo. Isso tem prejudicado os repasses. Rondonópolis tem recebido somente cerca de 22,5% do ICMS arrecadado”, lamentou.
  Percival declarou ainda que a forma como o Governo está fazendo os repasses é inconstitucional e que pretende ingressar na Justiça para reverter a situação. “A Constituição diz que o ICMS deve ir primeiro para os municípios e depois para os fundos e não como o Governo estadual tem feito. Por isso, precisamos nos unir, todos os prefeitos do Estado, para conseguirmos que o Executivo pague o que é devido. Peço o apoio de todos os prefeitos e também da Associação Mato-grossense dos Municípios”, afirmou.
  Além disso, Percival disse que espera que a AMM tome a causa e patrocine a ação judicial contra o Estado para que a dívida com o ICMS para os municípios seja paga. “Estamos perdendo dinheiro e precisamos reverter essa situação urgentemente”, concluiu.

MPF apura suposta irregularidade em reforma de escola estadual

De Brasília - Catarine Piccioni

Foto: Reprodução
MPF apura suposta irregularidade em reforma de escola estadual
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil para apurar possível irregularidade em reforma da escola estadual “Onze de Março”, localizada em Cáceres (214 km de Cuiabá).

Em portaria referente à abertura do inquérito, o procurador da República William Tetsuo Teixeira Iwakiri considerou que a reforma envolveu recursos federais: R$ 437.103,50.
MPF apura suposto uso indevido de carros oficiais do IFMT
TJ barra novamente recurso de Riva em pedido de suspeição de desembargador

O inquérito está baseado em auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), segundo consta da portaria. Criada no final da década de 40, a escola é destinada ao ensino médio.

Também na portaria assinada no último dia 6, o procurador citou a empresa Tillo Construções e Serviços Ltda.. Ele não mencionou mais informações.

 Fonte: Olhar Direto

sábado, 11 de maio de 2013

HOMEAGENS AS MÃES

PARABÉNS À TODAS AS MÃES

PARABÉNS MÃES


Instituições financeiras No STJ, reclamações discutem legalidade das tarifas bancárias TAC e TEC

A ministra Isabel Gallotti, da 2ª seção do STJ, admitiu o processamento de reclamações que discutem a legalidade da cobrança de tarifas administrativas por instituições financeiras, em serviços como abertura de crédito e emissão de carnê. As Rcls foram apresentadas por empresas financeiras contra decisões proferidas por turmas recursais dos juizados especiais de PE, ES e PR, cujos magistrados consideraram as taxas abusivas.
As turmas recursais entenderam que as TACs, tarifas administrativas para abertura de crédito, e TECs, de emissão de carnê, transferem ao consumidor os custos inerentes à prestação do serviço pela instituição financeira, cujo ônus cabe a ela. O caráter abusivo das tarifas daria aos clientes o direito à restituição dos valores cobrados, com base no CDC.
As empresas financeiras alegaram perante o STJ que o entendimento das turmas recursais não está de acordo com a jurisprudência da Corte, para a qual as tarifas não violam o CDC e são legítimas, desde que previstas no contrato, de modo que o cliente tenha pleno conhecimento da cobrança.
A ministra Galotti identificou a divergência entre a decisão das turmas recursais e a jurisprudência do STJ, fixada tanto pela 3ª e 4ª turma quanto pela 2ª seção. Diante da multiplicidade de processos que discutem o mesmo tema, a ministra, inclusive, já afetou dois REsps (1.251.331 e 1.255.573) para serem julgados na seção como repetitivos, no rito previsto pelo artigo 543-C do CPC.
Além de admitir o processamento das reclamações, a ministra concedeu liminar para suspender as decisões contestadas até o julgamento daqueles recursos repetitivos e, na sequência, das próprias reclamações.


      • Julgamento de processos administrativos envolvendo magistrados serão públicos no TST

      • domingo, 12/5/2013
      • O TST decidiu que serão públicos os julgamentos de processos administrativos disciplinares contra magistrados durante as sessões do Órgão Especial. A deliberação foi formalizada por meio da resolução administrativa 1.613, de 6/5/13, e publicada no Diário da Justiça Eletrônico – Justiça do Trabalho do dia 8/5.
         
        Na última sessão, 6, do Órgão Especial, o presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, ressaltou ser necessário formalizar uma deliberação já anteriormente tomada pelos ministros da Corte quanto à publicidade de processos envolvendo magistrados. Ele apresentou o texto da resolução, que segue o previsto no artigo 20 da Resolução 135 do Conselho Nacional de Justiça.
         
        O presidente do TST esclareceu ainda que o artigo 20 já foi objeto de apreciação pelo Supremo Tribunal Federal, que o manteve na íntegra, no julgamento da ADIn 4638. Por fim, destacou o parágrafo 1º do artigo 20, segundo o qual determinados atos processuais de julgamento poderão ser limitados à presença das próprias partes e seus advogados, desde que a preservação da intimidade não prejudique o interesse público.  
        A resolução foi aprovada por unanimidade.

        terça-feira, 7 de maio de 2013

        Empaer terá concurso com 225 vagas para nível médio e superior

        Redação do GD

        O governador Silval Barbosa autorizou nesta terça-feira (07) a abertura do edital para realização do concurso público da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Serão 225 vagas, 100 para técnicos de nível superior e 125, para técnicos de nível médio.
        “Essas ações irão efetivamente resgatar a Empaer, e nós contaremos com um total de 600 funcionários nos próximos três anos, para melhor atender aos nossos agricultores familiares”, ressaltou o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira.

        No mesmo ato, foi assinado o documento que autoriza a retomada das obras da construção da nova sede da Empaer no Centro Político Administrativo. A obra amplia a estrutura que passa a ter três andares e elevador, numa construção moderna e arrojada. O investimento é de 5.405 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com contrapartida do Estado.

        Os servidores da sede, coordenadores regionais e dos escritórios locais da Empaer estiveram presentes na cerimônia e comemoraram esta nova fase da empresa. “Essas ações de hoje é uma forma de nos incentivar, pois a defasagem é muito grande em relação a demanda do campo. Então eu me animo em acreditar num futuro melhor”, concluiu o engenheiro agrônomo Osmar Alves, que trabalha na Empaer há 34 anos. (Ascom)

         Font Gazeta Digitalea

        Da Redação - Laura Petraglia

        Foto: Reprodução
        Juíza condena secretário de Mendes por corrupção eleitoral no pleito de 2008
        O secretário de Cultura e Turismo de Cuiabá, Marcus Fabrício Nunes dos Santos, foi condenado pela juíza da 39ª Zona Eleitoral, Valdeci Moraes Siqueira, por corrupção eleitoral/compra de votos na campanha de 2008.

        A magistrada condenou o secretário a cumprir um ano de reclusão em regime aberto e pena de multa em 5 dias. A condenação foi transformada em pena alternativa de prestação de serviço junto ao Hospital do Câncer.

        TRE aprova por unanimidade contas de campanha de vereador Júlio Pinheiro
        “Por se tratar de acusado tecnicamente primário, com fulcro no art. 43 e seguintes do Código Penal, substituo a pena privativa de liberdade por uma restritiva de direitos, consistente na prestação de serviço à comunidade, por 8 (oito) horas diárias, uma vez por semana, durante o período da pena, junto ao Hospital do Câncer de Mato Grosso, salvo eventual e futura transferência no curso da execução penal. Condeno os acusados ao pagamento das custas processuais”, sentenciou.

        Consta da Ação Penal movida pelo Ministério Público Eleitoral em desfavor de Janaína Iara dos Passos (que morreu durante o curso do processo), Edno Taques de Lucena e Marcus Fabrício Nunes dos Santos, que ela, na condição de cabo eleitoral de, Marcus Fabrício Nunes dos Santos, então candidato a vereador, nos cinco meses antecedentes às eleições municipais do ano de 2008, captou eleitores para votarem no referido candidato, sob a promessa de pagamento no valor de R$ 15 à R$ 20.

        Segundo a denúncia, na oportunidade ela contratou e cadastrou 119 eleitores nos bairros Pedra 90 e Voluntários da Pátria, apresentando a todos, a proposta de vantagem financeira para a venda do voto. Consta, ainda, que coube a Edno negociar com Janaína a compra de votos e repassar a ela o dinheiro para pagamento dos eleitores cadastrados.
        A suposta fraude foi revelada após os intermediários de Marcus Fabrício deixarem de repassar algumas parcelas do dinheiro prometido, ocasionando tumulto de eleitores em frente da casa de Janaína, lhe exigindo o pagamento combinado.

        Com a acusada, foram apreendidas várias relações com mais de 100 nomes de eleitores, visando à transferência ilícita de votos. Dos nomes constantes na lista, 11 declararam ter sido procurados por ela para que votassem no candidato Marcus Fabrício, mediante promessa de pagamento.

        Os demais eleitores cadastrados na lista confirmaram à polícia que receberam proposta da Janaína para venderem o voto, contudo, teriam negado a oferta oferecida.

        “Desta forma, considerando que as provas convergiram no sentido da prática do delito definido no artigo 299 do Código Eleitoral, não tendo os acusados fornecido elementos que pudessem desconstituí-las, julgo procedente a denúncia para condenar os acusados Edno Taques De Lucena e Marcus Fabrício Nunes dos Santos, por incursão nas penas do 299 do Código Eleitoral”, concluiu.

        A reportagem tentou contato por telefone com o secretário, mas ele não atendeu.
        Fonte:Olhar Direto

        TJ afasta Riva da presidência da Assembleia; decisão atinge Bosaipo



        TRIBUNAL DE JUSTIÇA | 07/05/2013 - 09:54

        TJ afasta Riva da presidência da Assembleia; decisão atinge Bosaipo

        Nayara Araújo e Jacques Gosch

        -- Decisão atinge deputado José Riva e conselheiro Humberto Bosaipo
        Decisão atinge deputado José Riva e conselheiro Humberto Bosaipo
        O deputado estadual José Riva (PSD) foi afastado da presidência da Assembleia Legislativa na manhã desta terça (7) e deverá ressarcir o erário em mais de R$ 2,6 milhões. A decisão é da Terceira Câmara Cível (de Direito Público) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que votou, por unanimidade, pela perda da função pública do parlamentar.
        O afastamento, entretanto, não deverá ser imediato. O cumprimento da decisão depende da publicação do acórdão e consequente notificação. Além disso, existe a possibilidade da defesa de RIva ingressar com cautelar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pleiteando efeito suspensivo da decisão durante o tramite do recurso.
        Especialistas em Direito Eleitoral consultados por RDNews acreditam que, com a decisão de hoje (7), a tendência é que Riva entre no rol dos ficha sujas. Isso porque, a Lei Complementar 64/90, alínea L, afirma que o réu se torna inelegível se condenado, em órgão colegiado, por ato de improbidade administrativa que enseje dano ao erário e enriquecimento ilícito.
        Caso a tendência seja confirmada e o os itens previstos na legislação constem no acórdão, Riva ficará inelegível por 8 anos, contados a partir do término do seu mandato.Com isso, só poderá voltar a pensar em nova candidatura após 2022.

        Com o afastamento de Riva, o 1º vice-presidente e líder do Governo, Romoaldo Júnior (PMDB), assume a presidência. O peemedebista ainda aguarda notificação. “Estou preparado para assumir, mas lamento a decisão da Justiça. O cargo pertence ao Riva e torço para que a decisão seja revertida”, declarou ao RDNews.
        O processo é referente ao desvio dos R$ 2,6 milhões do Legislativo. O imbróglio também culminou na acusação de improbidade administrativa e afastamento de Humberto Bosaipo das funções de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
        O julgamento havia sido adiado na semana passada porque o revisor do processo, juiz Sebastião Farias, decidiu pedir vistas. Hoje, no entanto, Sebastião e a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro seguiram o voto da relatora Maria Erotides Kneip Baranjak pelo afastamento de Riva.
        A decisão aconteceu duas semanas após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ameaçar a instauração de procedimentos administrativos contra membros do Judiciário que, eventualmente, estariam protelando decisões em processos contra o deputado. O próprio corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, chegou a elaborar Pedido de Providências ao Tribunal de Justiça com intuito de apurar o trâmite dos processos envolvendo o social-democrata.
        Na oportunidade, Falcão pediu ao presidente do Tribunal, desembargador Orlando Perri, que o informasse todas as ações que tramitam em 1ª e 2ª instância contra Riva. O corregedor ainda solicitou detalhes como local de tramitação, nome do magistrado responsável, data do ajuizamento da ação e dia de última movimentação.
        Riva e Bosaipo, além de outros dois réus, foram acusados pelo Ministério Público Estadual (MPE) de emitir 48 cheques à empresa de fachada Sereia Publicidade e Eventos Ltda, que teria prestado supostos serviços ao Legislativo. À época, atuavam como presidente e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia, respectivamente.
        Outro lado
        Por meio da assessoria, Riva disse que, apesar de respeitar a decisão, não concorda. Os advogados aguardam a publicação do acórdão para apresentar recurso. O parlamentar anunciou que às 14h30 concederá coletiva de imprensa para esclarecer os fatos.
         
         Fonte: RDNWES

        quarta-feira, 1 de maio de 2013

        Pede para sair, Taques!

        Pede para sair, Taques!

        Esse é o tipo de político que entra na política para levar vantagem, um sujeito sem nenhuma consistência ideológica, chupão de colhões dos poderosos.Vergonha para o povo do Mato Grosso.Leia artigo de Marco Damiani.

        “Colocar o Congresso nos eixos” é a pior frase política desde a redemocratização. Assim como Marcio Moreira Alves entrou para a história como defensor da autonomia parlamentar, Pedro Taques abriu a porta dos fundos ao bajular um juiz parcial.


        É inclassificável a frase "o STF vai colocar o Congresso nos eixos", pronunciada com a boca cheia de ranço pelo senador Pedro Taques (PDT-MT). Com ela, o líder do beija mão bajulatório ao ministro Gilmar Mendes, do STF, promovido ontem, em Brasília, garante, pela porta dos fundos e do avesso, seu lugar na história do parlamento. Um lugar diametralmente oposto ao que sempre terá o deputado Marcio Moreira Alves (1936-2009), que no tempo mais duro da regime militar autoritário e assassino ergueu sua voz pela defesa do parlamento livre, soberano e autônomo, despertando a ira traduzida na decretação do AI-5. Apesar do revés imediato, Marcito, como era chamado, mostrou a importância do não ter medo, escrevendo talvez a página mais heroica da história do Congresso.

        Taques é o antípoda de Marcito. Derrotado no voto direto e transparente de seus pares pelo senador Renan Calheiros, na disputa pela presidência do Senado, o dono de um carreira em tudo obscura na política do Mato Grosso, sempre amparada por ricos e poderosos, se fez de vítima. Tentou aparecer nas manchetes como paladino da ação política moderna. Bastaram poucas semanas, porém, até que ocorresse a deplorável cena do beija mão, como definiu corretamente o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para que Taques mostrasse quem verdadeiramente é: o mesmo sabujo dos poderosos de plantão, tal qual é reconhecido em seu Estado. Nacionalmente, e na lama da vergonha, a máscara caiu.

        Na véspera, os presidentes da Câmara e do Senado, de maneira institucional, polida e, ao mesmo tempo, firme, foram a Gilmar, aí sim, num gesto formal para colocar o juiz nos eixos. Conseguiram emparedar o magistrado que, sozinho, derrubara a vontade de uma grande maioria que ia se formando, no parlamento, em torno do projeto de lei que determina novas regras à formação de partidos políticos. Uma tramitação corriqueira, mas que pela importância do assunto mereceu apelos pela interferência de Gilmar. Ele, por sua vez, mostrou que, para essas coisas, está sempre de plantão!

        Ao passarem por cima da autoridade dos presidentes democraticamente eleitos, os políticos que ladearam Taques na romaria ao piedoso, digamos, Gilmar, ajudaram a escrever uma página torta da história do Congresso.

        A foto divulgada diz tudo. Homens como o senador Pedro Simon indo de mãos juntas ao confessionário. Logo o 'valente' Pedro Simon! Mas não foi tudo. Com o, digamos, radical Randolfe Rodrigues, do PSOL – do PSOL, imagine! --, bem do lado esquerdo do juiz que se sobrepõe aos representantes do povo. No fundo, o tucano Aloysio Nunes Ferreira, nada a estranhar. E Taques que, não satisfeito com a cena, ainda jogou como promotor contra o Congresso, garantindo a recolocação, pelo STF, da casa do povo "nos eixos". Se lhe restar um pouco de hombridade, o senador tem de renunciar, como pedido de desculpas pela afronta à autonomia parlamentar. Um estafeta do Judiciário como Pedro Taques não tem nenhuma contribuição para dar ao Poder Legislativo.

        Advogada diz que o tráfico interno de mulheres para a Copa já ocorre em Fortaleza e apresenta documentário inédito, que discute o papel das mulheres no megaevento

        Advogada diz que o tráfico interno de mulheres para a Copa já ocorre em Fortaleza e apresenta documentário inédito, que discute o papel das mulheres no megaevento



        O QUE AS MULHERES TÊM A VER COM A COPA?




        A advogada Magnólia Said conhece a realidade cearense profundamente. Técnica do Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria, uma ONG que trabalha nos municipios do semi-árido com atividades voltadas para a agricultura familiar – desde 1989 trabalha com grupos de mulheres do Estado. Por isso, foi uma das primeiras integrantes da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (ANCOP), a questionar os impactos do megaevento sobre a vida das mulheres cearenses.
        Fortaleza é uma das cidades-sede da Copa e, além de colecionar altos índices de violência doméstica e abuso sexual contra crianças e adolescentes (as denúncias subiram 23% entre 2011 e 2012), é um conhecido alvo de turismo sexual, combatido por programas governamentais que, segundo ela, não se prepararam para a tendência de aumento de casos durante a Copa do mundo.
        Em fevereiro deste ano o Esplar lançou, em parceria com a Fundação Heinrich Böll, um folheto informativo para distribuição e um dvd inédito “Copa 2014 – “O que as mulheres têm a ver com isso?”, que a Pública disponibiliza aqui.
        O folheto e o filme chamam a atenção para os efeitos negativos que a Copa pode trazer para a população, destacando o aumento do turismo sexual.“Uma pesquisa do jornal ‘O Povo’ de Fortaleza refere-se ao Brasil como um país à mercê do turismo predatório, destacando que algumas cidades sede, como Natal, Salvador e Fortaleza, têm recebido um grande número de homens solteiros e de maior idade que buscam as cidades para usufruir do que se transformou em um grande comércio do corpo e da vida das mulheres”, alerta o material produzido pela advogada.
        Em entrevista, Magnólia diz que o tráfico de mulheres já é algo real e planejado para a Copa e afirma que as mulheres têm sido vendidas no exterior como um atrativo turístico a mais – o que os governos federal, estadual e municipal se recusam a admitir. E que a tendência é de aumento da violência contra a mulher durante o megaevento – inclusive assédio, estupro e violência doméstica. Leia:
        O que as mulheres têm a ver com a Copa afinal?
        Tudo! Se falamos de remoções para a Copa, da mudança no espaço urbano ou de obras de desenvolvimento, as mulhere acabam sendo as mais impactadas. No caso das remoções, por exemplo, quem estabelece um convívio social com a comunidade é a mulher. Ela tem as amigas que se encontram nas casas, as vizinhas que revezam os cuidados com as crianças para uma e outra poder trabalhar, vende paninhos, cosméticos ou vai fazer uma faxina aqui, lavar uma roupa ali, tudo no entorno de casa. Também é ela que gerencia a rotina do lar e fornece a estrutura para o homem trabalhar. Então quando as famílias são removidas, a mulher é mais penalizada.
        Além disso, em todas as cidades sede a maioria das ambulantes é mulher. Novamente elas serão mais impactadas pelas áreas de exclusão da Fifa. E em especial a mulher será a mais impactada pelos vários tipos de violência. A exploração sexual é um dos tipos.
        Como isso acontece?
        A nossa imagem [do Ceará] é vendida lá fora como a de um lugar com belas praias e de um povo acolhedor. Um jornal daqui entrevistou um turista que disse que gostava do Ceará porque era mais fácil de lidar com as mulheres, elas eram mais receptivas. Em um estado como o nosso, que está atravessando uma das piores secas dos ultimos 50 anos, que é extremamente pobre e desigual, com a Copa, as mulheres vão pensar: vou sair da miséria e posso conseguir um dinheiro para manter minha familia, então vou para Fortaleza. Isso já está acontecendo em algumas cidades onde o Esplar trabalha. Nós estamos ouvindo isso de algumas mulheres. Para arrumar um emprego com a Copa ou arrumar um estrangeiro. Estou muito preocupada porque a gente já observou alguns tipos de exploração e de tráfico. O tráfico interno que acontece dos municipios pequenos para os maiores municipios é muito forte.
        De que forma?
        As cafetinas, que têm casas que fazem os programas aqui em Fortaleza, fazem o aliciamento dessas mulheres do interior. No jornal mesmo existem anúncios propagandeando a alta rotatividade de mulheres, falando que você já tem sempre a mesma mulher em casa, então o melhor é variar.
        Esse tipo de tráfico hoje é mais forte para os municípios praieiros, como Canoa Quebrada. É acintoso. Porque lá é o lugar dos gringos. E essas são mulheres mais jovens, muitas vezes menores de idade, todas muito pobres.
        E esse tráfico interno pode crescer com a Copa?
        Pode crescer muito, ainda mais pela situação que nós estamos vivendo de seca e falta de trabalho. As mulheres mais velhas, que precisam sustentar suas famílias, já estão vendo aí uma oportunidade. As mais jovens, querem “arrumar um estrangeiro” e sair da miséria.
        É preciso entender o cenário : as políticas do governo quando chegam, vêm com tanta politicagem que não chegam para quem mais precisa. Ou já tem prioridades mais definidas. Nós temos aqui pertinho de Fortaleza por exemplo, o Complexo Portuário do Pecém. Lá tem siderúrgicas, refinarias, duas termelétricas , então tem que ter água. A água do São Francisco, que aquele ex-presidente disse que serviria para matar a sede de 12 milhões de pessoas, naquela época a gente já alertava que não era para isso. Era para fruticultura, para prover Pecém e Fortaleza. São Gonçalo do Amarante é a cidade do Pecém. Tem 100 comunidades onde chegam somente três carros pipas e em algumas comunidades a água nem chega. A que chega é contaminada. Só agora o governo teve o descaramento de dizer que a água do São Francisco vem para Fortaleza e para Pecém.
        Então esse é um cenário para que essas mulheres vejam a Copa como uma oportunidade de mudança de vida e isso é propício para as cafetinas atuarem. Isso já pode ser sentido?
        Com certeza. Já foram criados até cursos de idiomas para as mulheres atenderem melhor aos turistas! Imagina o que elas estão aprendendo. Uma amiga estava na França com outro amigo estrangeiro, ele iria ligar para o país dele e ela para o Brasil. Eles compraram cartões telefonicos. O dele era comum. No dela tinha uma mulher seminua.
        E as leis protegem mais os turistas do que os cidadãos, não?
        Sim, porque existe um complexo de inferioridade. Nós, o estado do Ceará, somos uma cidade de muro baixo. Qualquer pessoa que tenha poder e dinheiro sufoca a gente. Então um homem alto, loiro, bonito e branco, impõe muito mais poder a uma delegada de uma delegacia da mulher, do que uma cidadã que fala português e muitas vezes nem fala o português correto. Ele veio de fora está trazendo dinheiro para o Estado. Existe também esse incentivo fortíssimo no discurso oficial. Toda hora o responsável pela Copa daqui diz que a Copa vai trazer dinheiro para o nosso Estado, e que nosso Estado não pode parar de crescer. E que vai ficar conhecido internacionalmente. Então eu, delegada, vou intimidar um turista que vai trazer dinheiro e contribuir para o crescimento do meu Estado? Não vou. “Deixe por menos”.
        E não existe uma estrategia pensada e efetivada de proteção à mulher [nos megaeventos] não existe hoje nem por parte da prefeitura nem por parte do governo do estado. A Livia Xerez, que é coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, disse que chama os órgãos oficiais e eles simplesmente não acreditam que isso possa acontecer. Eu acho que eles fazem de conta que não sabem porque o empresário que vem de fora não pode ser lesado, a proteção maior é para eles.
        De onde surgiu a ideia de fazer o video?
        Eu já trabalho com mulheres do campo desde 1989 dando assessoria e formando grupos de mulheres através do Esplar. Quando a gente fez o comitê de Fortaleza, começou a me incomodar [o fato] de que ninguém falava sobre a questão da exploração sexual ou mesmo dos impactos mais gerais da Copa na vida das mulheres. Falava-se de remoções, mobilidade, mas não se fazia esse recorte nem o recorte racial. Aí a Fundação Boll me procurou um dia, disse que vinha notando minha fala e queria saber se eu queria produzir um material.Fiz o informativo e pensei que a gente comunicaria mais se pudesse conversar com as pessoas sobre isso. No Nordeste, onde atuamos, a coisa é mais complexa. Queremos que isso seja um primeiro passo para uma campanha, pegar alguns jogadores que tenham perfil ético dizendo que eles vêm para a Copa mas são contra a exploração de mulheres.
         Fonte Mulheres em Mmovimento