sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Anúncio do PIB é um cala-boca nos pessimistas

 Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho


“Esta não é apenas uma boa notícia, como há tempos vinha procurando, é ótima: para calar a boca dos pessimistas (eu mesmo às vezes sou acometido por esta síndrome), o IBGE anunciou nesta sexta-feira que a economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, bem acima da taxa registrada nos Estados Unidos, que ficou em 0,6%, e em outros países (ver outras informações aqui mesmo no R7).

Escrevo apenas para registrar uma consequência importante: este número pode animar os investidores daqui e de fora, o principal entrave da economia brasileira no momento, que afeta todos os outros índices. Criou-se um clima de fim de feira que desanimou muita gente, como se o Brasil não tivesse condições de recuperar os níveis de crescimento registrados até 2010 que chamaram a atenção do mundo e atraíram novos investidores.

A economia não é feita só de números, eu sei, mas também do humor de quem decide como e onde aplicar o seu dinheiro. Por aqui, este humor andava péssimo. Após a leitura do noticiário da nova e da velha mídia dava até vontade de desistir e nem sair de casa. Agora, nem parece tão utópica a previsão de um crescimento de 4% no próximo ano feita nesta semana pelo ministro da Fazenda Guido Mantega.

Depois de tantas más notícias e trapalhadas em diferentes áreas, a semana

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mauro de Mendes considera “novo factóide” criação de CPI dos Maquinários na Câmara de Cuiabá

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá
Mauro de Mendes considera “novo factóide” criação de CPI dos Maquinários na Câmara de Cuiabá
A tentativa da bancada de oposição na Câmara de Vereadores de instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a compra de maquinários pela Prefeitura de Cuiabá é considerada como “um novo factóide” pelo Palácio Alencastro. A manobra da oposição, que colocou o vereador Clovito Hugueney (PTB) às pressas em plenário, para assinar o requerimento de CPI, retirando o vereador Professor Néviton Fagundes (PTB), não foi bem diferida pela administração Mauro Mendes.

Vereadores de Cuiabá aprovam abertura de CPIs para investigar Mendes e contrato da Prefeitura com a CAB

“É evidente que Poder Legislativo tem obrigação de fiscalizar. Mas a questão em si, para tentar criar a CPI dos Maquinários, não passa de um ‘novo factóide’ criado por alguns vereadores”, argumenta o secretário municipal de Governo, Fábio Garcia, no final da tarde desta terça-feira (20/08), no Salão Ponce de Arruda do Palácio Paiaguás, após participar de cerimônia com a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social.

“Fico impressionado que esses vereadores não respeitaram nem mesmo o aval do Ministério Público Estadual, que considerou normal a compra dos maquinários”, observa Fábio.

A CPI foi criada pela bancada de oposição que, com a volta relâmpago de Clovito, e a ‘rebeldia’ do vereador Onofre Freitas Júnior (PSB), vice-presidente da Casa, passou a ter nove parlamentares.

CPI do Saneamento

Mesmo tendo sido criada pela bancada governista, a CPI do Saneamento não agrada à administração municipal. “Independente de CPI, o que a população deseja é resultado prático: a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário”, afirma Fabinho Garcia.

A CPI foi criada em requerimento do vereador Renivaldo Nascimento (PDT), que recebeu 13 assinaturas, para investigar a execução do contrato da CAB com a Prefeitura de Cuiabá e, ainda, o formato de fiscalização da Agência Municipal de Água e Esgotamento Sanitário (Amaes).

“Quantas CPIs não resultaram em nada?”, questiona o secretário municipal de Governo.

Fábio Garcia disse que o prefeito Mauro Mendes respeita as prerrogativas da Câmara Municipal, em criar e instalar a CPI, mas não endossa.
Fonte: Olhar Direto

domingo, 18 de agosto de 2013

TÁ PARECENDO UMA GANGUE: Júlio Campos é acusado de mandar matar o empresário Antônio Ribeiro Filho e o geólogo thúngaro Nicolau Ladislau Ervin Haraly por causa de uma disputa por terras com pedras preciosas

TÁ PARECENDO UMA GANGUE:

Levantamento da ONG Transparência Brasil aponta que congressistas de Mato Grosso lideram ranking de pendências judiciais e são acusados dos crimes mais graves. E a Ong e o Diário se esqueceram, estranhamente, da acusação de homicídio que pesa sobre Júlio Campos.


 Júlio Campos é acusado de mandar matar o empresário Antônio Ribeiro Filho e o geólogo thúngaro Nicolau Ladislau Ervin Haraly por causa de uma disputa por terras com pedras preciosas


 Congressistas de MT lideram ranking de pendências judiciais

Levantamento da ONG Transparência Brasil aponta que, além de liderar lista, Mato Grosso tem parlamentares acusados de crimes mais graves

RODRIGO VARGAS
Do DIÁRIO DE CUIABÁ

A bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional tem a maior proporção de integrantes investigados em inquéritos, réus em ações na Justiça ou com pendências em tribunais de Contas do país.

O topo do ranking, compartilhado com as bancadas dos Estados do Amazonas e Tocantins, foi alcançado com mais de 62 ocorrências, que incluem acusações de peculato, improbidade administrativa, compra de votos e fraude a licitações.

Os números foram tornados públicos neste sábado na reestreia do projeto Excelências, um portal na internet com informações sobre os 594 congressistas brasileiros coordenado e editado pela ONG Transparência Brasil.

Segundo a entidade, os três Estados detêm as maiores taxas de parlamentares com ocorrências.
“Em São Paulo ou na Bahia, cinco em cada 10 congressistas têm alguma ocorrência. Nos três Estados a relação muda para nove em cada 10″, disse a coordenadora de projetos da entidade, Natália Paiva, em entrevista ao DIÁRIO.

Considerando apenas a Câmara dos Deputados, as bancadas de Mato Grosso e Tocantins foram as únicas que tiveram todos os integrantes vinculados a alguma ocorrência. A coordenadora, porém, avalia que os parlamentares mato-grossenses respondem a acusações mais graves.

“No Tocantins, boa parte dos processos dizem respeito a irregularidades em contas eleitorais. Em Mato Grosso, a situação é mais cabeluda: peculato, compra de voto, crime contra a Lei de Licitações, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha”, enumera.

Entre os deputados, o líder em citações é o deputado Nilson Leitão (PSDB): 14 (sete inquéritos no STF e seis ações em tramitação no TJ/MT). Outras dez citações são vinculadas ao deputado Carlos Bezerra (PMDB).

Na bancada do Senado, a entidade contabilizou 12 citações envolvendo os senadores Blairo Maggi (PR) e Jayme Campos (DEM). O senador Pedro Taques (PDT), segundo a entidade, não responde a nenhum processo.

Segundo a coordenadora, o alto índice de processos poderia ser o resultado de um Poder Judiciário eficiente e atuante. Ela nota, porém, que a taxa de cumprimento das metas do CNJ para o julgamento de ações de improbidade e crimes contra a administração pública ficou abaixo da média nacional em 2011 no Estado.

Outras informações disponíveis no sistema permitem traçar um perfil detalhado da composição do Congresso. É possível, por exemplo, obter dados sobre emendas aprovadas, participação em campanhas eleitorais desde 2002 e grupos de interesse (ruralistas, religiosos, concessionários de rádio e TV, sindicalistas, servidores públicos, advogados, policiais e políticos ligados a ONGs).

O perfil da bancada federal obtido a partir dos dados do projeto indica que, além de possuir a maior taxa de parlamentares com algum processo, Mato Grosso tem a maior porcentagem de ruralistas (73%, mesma de Tocantins) e a segunda maior de detentores de concessão de rádio e TV (36%, abaixo apenas do Rio Grande do Norte, com 45%).

Vencedor do Prêmio Esso em 2006, o Projeto Excelências estava fora do ar desde janeiro por falta de financiamento. A retomada, segundo a Transparência Brasil, foi possível após uma doação da revista Veja, do Grupo Abril.

De acordo com a coordenadora, a divulgação de tais informações ajuda a “despartidarizar” o conceito de corrupção. “A incidência de processos, inclusive os graves, perpassa quase todos os partidos e estados”, disse.

Os dados, segundo ela, podem servir como parâmetro na hora do voto. “O fato de um parlamentar sofrer processo, obviamente, não quer dizer que ele seja culpado; mas a incidência de dezenas de processos aponta, sim, problemas na maneira como o político trata o erário”.

Leia mais

GR denuncia deputado do MT como suposto mandante de homicídios 

Júlio Campos teria interesse em terras; STF vai decidir se abre ação penal. Defesa nega e diz que não há indício de elo do parlamentar com as mortes. 



Mariana Oliveira Do G1,

O deputado Júlio Campos (DEM-MT) em sessão da Câmara de 2011 (Foto: Luiz Alves/Agência Câmara)
 
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o deputado federal Júlio Campos (DEM-MT), ex-governador do Mato Grosso, como suposto mandante de dois homicídios cometidos em São Paulo no ano de 2004 em razão de uma disputa por terras. Ele foi acusado de homicídio e formação de quadrilha.

O advogado Paulo Fabrinny Medeiros, que defende o parlamentar, afirma que não há provas e nem indícios que mostrem a ligação de Júlio Campos com os crimes. Ele disse que “causa espécie” a denúncia ocorrer no momento em que o Congresso Nacional deve analisar o poder de investigação do Ministério Público.

“Nos causa espécie verificar uma denúncia dessa depois de nove anos do homicídio sem vir nada de novo, com os mesmos argumentos. [...] A única razão que vejo é porque o Congresso vai julgar o poder de investigação do MP. Ele [o procurador-geral Roberto Gurgel] vai argumentar:  Como a Câmara pode analisar uma questão dessa se tem até deputado respondendo por homicídio?”, argumenta o advogado – veja abaixo mais argumentos da defesa.
saiba mais 
 
A denúncia foi enviada pelo procurador aoSupremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (24), e o plenário do tribunal decidirá – não há prazo definido – se Campos vai virar réu e responder ação penal sobre o episódio. O Supremo pode decidir ainda arquivar a investigação.

O processo começou em 2004, no Tribunal de Justiça de São Paulo. Segundo a denúncia, a investigação policial indica que policiais civis e militares executaram as mortes do geólogo Nicolau Ladislau Ervin Haralyi e do empresário Antônio Ribeiro Filho. A PGR sustenta que o deputado pagou pelas mortes para garantir a posse de uma terra que supostamente continha pedras preciosas.

Os policiais são réus em ação penal na Justiça paulista desde 2004. Segundo o andamento do processo no site do TJ, o julgamento, já adiado por diversas vezes, está marcado para 24 de abril deste ano.

Conforme a denúncia, o geólogo foi morto na capital paulista em julho de 2004 após descobrir pedras preciosas na propriedade. Um mês depois, o empresário Antônio Ribeiro Filho foi morto enquanto caminhava em calçadão no Guarujá, litoral paulista.

Ribeiro Filho havia vendido a terra da Agropastoril Cedrobom, que supostamente continha as pedras, para o deputado. Mas o imóvel, diz a investigação, foi registrado em nome de laranjas.
O deputado chegou a ser investigado pela Polícia Civil de São Paulo como suposto mandante, mas não foi denunciado inicialmente por falta de provas. Quando Júlio Campos tomou posse na Câmara em 2011, a PGR passou a analisar o caso em razão do foro privilegiado do deputado.
O inquérito foi instaurado no Supremo em abril de 2011, e o relator é o ministro Marco Aurélio Mello.

Em decisão de setembro do ano passado, Marco Aurélio determinou que o nome do parlamentar investigado aparecesse completo no site do tribunal e não somente pelas iniciais JJC (Júlio José de Campos) em razão do “princípio da publicidade”.
Outro lado
 
O advogado Paulo Fabrinny Medeiros afirma que não haveria motivos para o deputado cometer o crime porque doou parte da terra em questão para o estado do Mato Grosso antes da morte do empresário Antônio Ribeiro Filho. Ainda segundo o defensor, um pedaço do imóvel foi desapropriado para dar lugar a parques ambientais, um estadual e outro federal. “Como alguém vai matar alguém por algo que não lhe pertence mais?”, argumenta Medeiros.

De acordo com o advogado, Júlio Campos não conhecia o geólogo. O empresário Ribeiro Filho, disse, era amigo pessoal do deputado e repassou o imóvel para ele em razão de dívida com o parlamentar.
Sobre a denúncia de que o imóvel ficou em nome de laranjas, o defensor argumenta que a transferência foi feita durante um ano fiscal e que o parlamentar seria multado pela Receita Federal se constasse como dono do imóvel. Por conta disso, o imóvel foi transferido primeiro para funcionários de confiança de Júlio Campos.


Inquérito tramita no Supremo, que precisará decidir agora se o deputado será réu pelas acusações ou se arquivará a investigação (Foto: Reprodução / STF)
 
Fabrinny Medeiros também questiona o interesse do deputado em pedras preciosas na terra. “Tem parque estadual no local. De lá não se tira nenhuma formiga. Poderia estar em cima da maior jazida do mundo”, afirma.

Para o advogado, é preciso que o Ministério Púbico investigue a ligação de pessoas do Mato Grosso do Sul com os fatos. Ele afirma ter informações de que o geólogo e o empresário eram sócios na exploração de uma mina de ferro em Corumbá (MS), mas que o proprietário da terra era contra a exploração.

“Havia uma disputa judicial. Um policial civil e um militar acusados eram do Mato Grosso do Sul. Os assassinos são do Mato Grosso do Sul, as vítimas tinham problemas com um cidadão do Mato Grosso do Sul, e o investigado passa a ser do Mato Grosso. É uma questão de desconhecimento até de geografia”, frisou.

O defensor destacou ainda que a denúncia de ligação com o caso teria sido feita em 2004 por um advogado que queria extorquir o deputado.

Ele diz crer que a denúncia não será recebida pelo plenário do Supremo. “Foi quebrado sigilo e não se encontrou nenhum liame da ligação dele com os executores, não se encontrou transferência de dinheiro. A única justificativa seria a questão da terra. Não existindo motivação, não vejo como o plenário receber a denúncia”, completa Fabrinny Medeiros
———————-

 Fonte: Blog do Antônio Cavalcante.

Chance de disputar Senado pesa na escolha e Serys se filia ao PTB na sexta-feira

 

Da Redação - Lucas Bólico
Foto: Ilustração
Chance de disputar Senado pesa na escolha e Serys se filia ao PTB na sexta-feira
A ex-senadora petista Serys Slhessarenko optou por se filiar ao PTB após meses de namoro com diversas legendas – algumas que sequer existem oficialmente, como é o caso da Rede de Marina Silva. A filiação será oficializada na próxima sexta-feira, em uma ato na capital.

"Noiva" Serys pretere PDT por PTB por possibilidade de se lançar ao Senado

Em entrevista ao Olhar Direto, Serys alegou que a possibilidade de disputar novamente o Senado em 2014 pesou na escolha. “Os partidos que eu mais conversei foram o PDT e o PTB”, alegou Serys. Mas a provável candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao governo impediria, durante a construção do arco de alianças, que a legenda também brigasse pelo Senado e ela acabou optando pela segunda legenda.

“O meu pensamento era de ir pra um partido novo, mas não deu pra concretizar, está complicado. Então eu decidi que ia para um partido já existente”, relembra. A ex-senadora afirma que consultou sua base mais próxima do tempo em que era parlamentar e foi orientada a escolher um partido no qual houvesse uma clara possibilidade de ela disputar o senado mais uma vez.

“Mas isso não quer dizer que eu vá ser candidata”, desconversa Serys. Ela acrescenta que além da chance de poder voltar ao Senado, o intenso “assédio” petebista também foi decisivo. “Eles fecharam o cerco”, brinca. Ela conta que recebeu convite do presidente nacional da legenda, Benito Gama, de Luis Antonio Pagot, Chico Galindo, Carlos Haddad, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos de todo o Estado.

A futura petebista também recorre a argumentos históricos para justificar sua escolha. “É um partido com um perfil diferente [do PT], mas todos têm suas dificuldades. O PTB é o partido mais antigo do país, responsável pelas leis trabalhistas, voto da mulher. Tem muita história”, sustenta.

A desfiliação

A ex-senadora deixou o PT três dias antes da eleição do segundo turno da Prefeitura de Cuiabá em 2010, quando a legenda disputava com Lúdio Cabral o Alencastro contra Mauro Mendes (PSB), que se sagrou eleito. “Eu sai do PT há um ano e fiquei sem partido esse tempo todo, mais de 10 partidos me convidaram”, sustenta.

Em sua debandada, Serys justificou que sofria um isolamento na legenda. De acordo com ela, na ocasião, a direção estadual do PT, capitaneada por Carlos Abicalil e Alexandre César, a hostilizava. “Lutei até onde pude”, justificou-se a senadora.

As mágoas com o grupo de Abicalil e Cesar começaram a se acumular em 1996, diz Serys. A situação ficou mais crítica em 2010, quando o PT escolheu Carlos Abicalil para concorrer ao Senado ao invés dela ir para a reeleição. “Fui a primeira senadora da história bem avaliada impedida de disputar a reeleição”, reclamou. Na ocasião, Serys acabou brigando por uma cadeira na Câmara dos Deputados e Abicalil ao Senado. Tanto ela quanto Abicalil não se elegeram
Fonte Olhar Direto

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Supremo rejeita pedidos formulados pela defesa de Henry

De Brasília - Catarine Piccioni

Foto: Reprodução
Supremo rejeita pedidos formulados pela defesa de Henry
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa rejeitou na tarde desta quarta-feira (14) dois pedidos formulados pela defesa do deputado federal Pedro Henry (PP-MT) no recurso (embargos de declaração) apresentado contra a conclusão do julgamento da ação penal 470 (mensalão). Os outros ministros concordaram com Barbosa.

A defesa de Henry queria um novo relator para o recurso alegando que, na condição de presidente, Barbosa não poderia exercer a função. Barbosa considerou o pedido “descabido” e se baseou no regimento interno do Supremo. Relator é o ministro responsável pela elaboração de relatório que embasa os votos dos outros ministros.

Barbosa foi o relator do processo desde que o caso chegou à Corte, em 2006, e votou pela condenação do mato-grossense por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e também por formação de quadrilha.

Nos embargos, a defesa de Henry apontou ainda a supressão de trechos de degravações de falas dos ministros Celso de Mello e Luiz Fux em plenário durante o julgamento e, consequentemente, queria a republicação do acórdão. Mas o pedido que questionava o cancelamento de notas taquigráficas foi rejeitado, também considerando o regimento interno.

O ministro Marco Aurélio Mello ficou vencido no que tange ao segundo pedido (notas taquigráficas). O julgamento do mensalão começou em agosto e foi concluído em dezembro de 2012. O recurso chegou ao STF no início de maio último.

Em relação ao mérito, o advogado José Alvares pretende anular a condenação do parlamentar ou reduzir penas estabelecidas. Ex-secretário de Saúde de Mato Grosso, o parlamentar foi condenado pelo Supremo a sete anos e dois meses de prisão, mais 370 dias-multa (R$ 932 mil, quantia a ser atualizada), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 Fonte: Olhar Direto

Aposentado com Parkinson tem direito a suspensão dos descontos de IR

Isenção

Aposentado com Parkinson tem direito a suspensão dos descontos de IR

 
A juíza Federal Cristiane Pederzolli Rentzsch, em auxílio a 16° vara Federal do DF, concedeu medida liminar a aposentado com Parkinson que reivindicava a suspensão dos descontos de IR na fonte sobre os seus proventos de aposentadoria.
Em 22/11/12, o impetrante havia requerido isenção do imposto por ser portador de Síndrome de Parkinson. No entanto, o Chefe da Divisão de Promoção e Saúde, apesar da apresentação do laudo médico e dos exames que comprovavam o caráter progressivo e incurável da doença, concluiu que o servidor não fazia jus à concessão de isenção de imposto de renda sobre a aposentadoria.
O aposentado, representado pelos os advogados Wagner Rago da Costa e Daniel Silva Moura, da Advocacia Carvalho Cavalcante, alega então que interpôs recurso administrativo, mas a Junta Oficial de Saúde, ao fundamentar a avaliação na "Tabela Webster", concluiu que ele não atingiu a pontuação necessária para ser beneficiário da isenção. Diante da decisão, o autor impetrou MS para reivindicar o benefício.
Ao analisar a ação, a juíza citou a lei 7.713/88, que estipula como isentos "os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço e os percebidos pelos portadores de moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson", entre outras.
Entendeu, então, que "somente a gravidade da doença em si justifica o beneplácito legal". E concluiu que o imposto de renda consome "parcela significativa de seus proventos, fato esse que demonstra o dano relevante que irá suportar o impetrante caso a liminar não seja deferida".
Confira a íntegra da decisão.
Fonte: Migalhas Quente

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Assembleia dos trabalhadores da Educação ( SINTEP/MT) define greve por tempo indeterminado


SILVAL, VOCÊ VAI MAL:
Assembleia dos trabalhadores da Educação define greve por tempo indeterminado, a partir do dia 12. Proximidade do final do ano letivo preocupa alguns mas revolta nas escolas contra descaso do Governo do Estado é grande e impulsionou a greve


O Sintep mostrou, mais uma vez, a sua força, lotando completamente as dependências do ginásio do Presidente Médici, com caravanas vindas dos mais diversos municipios.


Da pagina do Enock

Os trabalhadores da Educação da rede estadual de ensino de Mato Grosso iniciam greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (12). A paralisação foi definida em uma agitada assembleia geral que lotou, mais uma vez, o ginásio da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, na tarde desta segunda-feira (5). O encontro botou gente pelo ladrão e os trabalhadores mostraram sua resistência resistindo a um calor senegalesco durante debate que se prolongou por mais de três horas. A categoria exige que o governo da coligação PMDB-PT-PR apresente proposta concreta sobre as suas reivindicações e deixe de enrolar quem trabalha nas escolas estaduais.

A assembleia foi marcada por um visível confronto entre membros da direção do Sintep e setores da oposição sindical. Esse confronto aconteceu por que, no debate preparatório da assembléia, que aconteceu no sábado e domingo, durante a reunião do Conselho de Representantes, vindo das diversas regiões do Estado, registrou-se uma divisão inicial quando ao encaminhamento da luta, com alguns dirigentes avaliando que o atual período, quando aproxima-se o encerramento do ano letivo, não seria o período mais apropriado para uma paralisação. A revolta da maioria dos professores quanto às suas condições de trabalho e quanto à desvalorização que a categoria sofre, figurando como uma das mais desvalorizadas entre as que atuam no serviço público de Mato Grosso, acabou garantindo a vitória para a proposta grevista.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), professor Henrique Lopes do Nascimento, diz que a assembleia geral confirma o sentimento dos trabalhadores que vinha sendo registrado nos últimos meses. O estado de greve desde abril não surtiu efeito no governo, que se limitou a responder à pauta de reivindicações sem apresentar propostas concretas de investimento em educação.

A greve dos trabalhadores da educação em Mato Grosso apresenta como suas principais reivindicações a dobra do poder de compra dos educadores, imediata realização de concurso público, chamamento dos classificados do último concurso, garantia da hora-atividade para interinos, melhoria na infraestrutura das escolas, aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual e autonomia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos recursos devidos na área.

A greve recebeu o apoio do Fórum Sindical, União dos Estadual dos Estudantes, Central única dos Trabalhadores, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e Grêmio Estudantil da Escola Estadual Eucaris de Moraes Poconé. O primeiro ato público da greve ficou marcado para o dia 13, na praça Alencastro, em Cuiabá, às 15h.

Os trabalhadores da Educação da rede estadual de ensino de Mato Grosso iniciam greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (12). A paralisação foi definida em uma agitada assembleia geral que lotou, mais uma vez, o ginásio da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, na tarde desta segunda-feira (5). A categoria exige que o governo da coligação PMDB-PT-PR apresente proposta concreta sobre as suas reivindicações e deixe de enrolar quem trabalha nas escolas estaduais.

A assembleia foi marcada por um visível confronto entre membros da direção do Sintep e setores da oposição sindical. Esse confronto aconteceu por que, no debate preparatório da assembléia, que aconteceu no sábado e domingo, durante a reunião do Conselho de Representantes, vindo das diversas regiões do Estado, registrou-se uma divisão inicial quando ao encaminhamento da luta, com alguns dirigentes avaliando que o atual período, quando aproxima-se o encerramento do ano letivo, não seria o período mais apropriado para uma paralisação. A revolta da maioria dos professores quanto às suas condições de trabalho e quanto à desvalorização que a categoria sofre, figurando como uma das mais desvalorizadas entre as que atuam no serviço público de Mato Grosso, acabou garantindo a vitória para a proposta grevista.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), professor Henrique Lopes do Nascimento, diz que a assembleia geral confirma o sentimento dos trabalhadores que vinha sendo registrado nos últimos meses. O estado de greve desde abril não surtiu efeito no governo, que se limitou a responder à pauta de reivindicações sem apresentar propostas concretas de investimento em educação.

A greve dos trabalhadores da educação em Mato Grosso apresenta como suas principais reivindicações a dobra do poder de compra dos educadores, imediata realização de concurso público, chamamento dos classificados do último concurso, garantia da hora-atividade para interinos, melhoria na infraestrutura das escolas, aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual e autonomia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos recursos devidos na área.

A greve recebeu o apoio do Fórum Sindical, União dos Estadual dos Estudantes, Central única dos Trabalhadores, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e Grêmio Estudantil da Escola Estadual Eucaris de Moraes Poconé. O primeiro ato público da greve ficou marcado para o dia 13, na praça Alencastro, em Cuiabá, às 15h.

O presidente do Sintep, professor Henrique Lopes do Nascimento, destacou, durante a assembleia, que a pauta atual já é conhecida do governo estadual e os trabalhadores não encontram respostas para avançar. “Exigimos uma política de estado, que transponha a política de governo. Quando se fala em Ensino Médio, nós temos além da ausência de instrumentos pedagógicos a falta de investimentos concretos em infraestrutura e pessoal”.


Fonte pagina do Enock Cavalcanti


Visite a pagina do MCCE-MT


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como ser mais optimista

Como ser mais optimista
Devo confessar que nasci no seio de uma família pessimista (faço uma excepção à tia N.). Eu própria fui bastante negativa durante muito tempo. Mas com o passar dos anos e, principalmente desde que comecei a fazer investigação sobre a «felicidade», que aprendi a pensar a maioria do tempo de uma forma mais positiva. 

As investigações comprovam justamente que é possível aprender a ser mais optimista. Também comprovam o quanto isto vale a pena, pois os optimistas tendem a lidar melhor com o stress, ficam doentes com menos frequência, tendem a ter uma vida mais longa e a ser mais bem-sucedidos, mas sobretudo, são mais felizes. 

Também quer ser mais optimista? Deixo-lhe aqui 17 dicas para o conseguir. 

««»» 

1 - Comprometa-se que a partir de hoje, será o autor da sua vida – O primeiro passo é decidir que quer efectivamente ser o autor da sua vida e, para isso, vai comprometer-se a tomar medidas diárias para se tornar mais optimista (ao nível das suas escolhas, dos seus pensamentos, etc.). 

2 – Concentre-se nas soluções e não nos problemas – Por vezes desperdiçamos tempo precioso a ruminar com pensamentos negativos. Aceite as coisas como são (já aconteceu e não pode mudar isso),  optando por concentrar-se na busca efectiva de soluções. 

Imagine que perdeu o emprego. Pode ser a altura ideal para mudar para algo que o realize mais, para iniciar o próprio negócio, para investir em formação, para dedicar mais tempo à família. É difícil, mas não baixe os braços, vá à luta. Aprenda mais pormenorizadamente como lidar com os seus problemas, lendo este post

3 - Pare de comparar a sua situação com a dos outros – Comparar-se com os outros é meio caminho andado para a infelicidade, pois haverá sempre algum aspecto em que as outras pessoas são melhores. Por vezes estamos tão «cegos» que nem conseguimos ver as coisas boas que temos, inclusive comparativamente com os outros. 

Procure antes melhorar a nível pessoal e inspirar-se em pessoas que sejam um bom exemplo para si, que o motivem a evoluir. 

4 - Valorize o que tem de bom – Certamente que já alcançou alguns sucessos na vida: constituiu uma família que adora, conseguiu entrar para a faculdade ou tem amigos que gostam de si… Registe num diário as coisas boas que lhe acontecem diariamente. Começará a ver as coisas positivas que o rodeiam, ao invés de ver só o que lhe acontece de mal.  

5 - Valorize-se a si mesmo, mas não exija a perfeição – É importante valorizar-se, aprender e tentar melhorar. Contudo, não ambicione a perfeição, ou sentir-se-á constantemente frustrado e pessimista, por nunca atingir o pedestal que desejaria. Não tenha ilusões, porque ninguém é perfeito. 

6 - Não seja um «crítico profissional», entusiasme-se com a vida – O facto de verbalizar constantemente os aspectos negativos das pessoas e das situações, fará com que sinta que tudo é muito mau e ainda contagia os outros com o seu negativismo. Opte por pensar em soluções para os problemas e por falar das coisas boas que acontecem todos os dias (por vezes, mesmo diante dos nossos olhos).  

7 - Encontre inspiração para ser mais optimista – Poderá ler livros sobre optimismo, ver sites da Internet com notícias positivas ou, a minha preferida, colocar pensamentos positivos que o inspirem, em lugares bem visíveis (por exemplo no ambiente de trabalho do computador, na sua agenda, etc.). 

Eu inspiro-me sempre com um «lema da semana», baseado em pensamentos com este, de Phillip E. Humbert: "Esperar o melhor não requer mais esforço do que temer o pior. E é mais saudável, mais produtivo e muito mais divertido."  

8 - Substitua pensamentos negativos, por positivos – Isto nem sempre é fácil, requer esforço, mas com a prática começará a ver o mundo de forma mais positiva. A ideia é que perante uma mesma situação, a tente analisar de forma positiva. 

Ex.: Ao invés de pensar “Bolas! Este mês só consegui poupar 50,00 €”, substitua por “Vá lá, apesar de tudo ainda consegui poupar 50,00 €”. 

9 - Mantenha uma comunicação positiva – Comece a incluir na sua linguagem expressões mais alegres e entusiastas. Diga “Estou bem” (em vez do tipicamente português “vai-se andando” ou “mais ou menos”), “Vou conseguir”, “Há-de correr bem”. 

Atente também à sua comunicação não verbal. Sorria mais vezes, mantenha uma postura confiante e um tom de voz animado. Isto ajudá-lo-á a sentir-se mais optimista (pois é essa a mensagem que está a transmitir ao seu cérebro) e também incentivará os que o rodeiam a sê-lo. 

10 - Sorria mais vezes – O sorriso é mesmo importante, pois ao fazê-lo estará a favorecer as conexões cerebrais associadas à alegria e ao optimismo. O bom disto, é que o seu cérebro começará a reagir de forma mais optimista perante os acontecimentos da sua vida. 

11 - Rodeie-se de pessoas optimistas - Para as pessoas mais sombrias parece que tudo está mal: ou é o mundo que “vai de mal a pior”, ou é o vizinho que é insuportável, ou o patrão que é um ganancioso, ou os malditos pássaros que o acordam de manhã, com o chilrear… Se quem está próximo de si for assim, será difícil não se deixar contagiar com tanto pessimismo. É muito mais fácil ser optimista se se rodear de amigos bem dispostos, que o apoiem e que têm perspectivas positivas face à vida.  

12 - Ajude os outros – O simples acto de fazer algo de bom pelos outros, tem o poder de aumentar a sua energia positiva. Para além disso, poderá sentir uma espécie de escudo contra a negatividade. 

Experimente deixar alguém passar na fila de supermercado, deixe um saco recheado de compras à porta de uma família necessitada (mesmo que anonimamente), visite aquele familiar idoso para o qual nunca tem tempo, faça voluntariado… 

13 - Seja realista, espere altos e baixos – Ser optimista não significa que deve ver tudo cor-de-rosa, é preferível que seja um «optimista realista». Espere altos e baixos na sua vida. Os problemas existem e não deve fingir que não os vê (essa atitude poderia ser perigosa). 

Contudo, não se deixe abater pelos maus momentos. Se quiser ser mais optimista, concentre-se nas soluções que poderão resolver os seus problemas, aja activamente para os enfrentar e tenha esperança num futuro melhor. 

14 - Encontre uma oportunidade em cada dificuldade – Por vezes requer esforço, mas tente concentrar-se no lado positivo de cada situação difícil que enfrenta. 

Ex.1: Imagine que tem um acidente de carro e destrói o veículo. Pense na sorte que teve por estar vivo. Esta pode ser a oportunidade para passar a apreciar cada dia como se fosse o último. 

Ex.2: Imagine que tem um patrão intratável, que o ridiculariza constantemente. Esta pode ser a oportunidade para o fazer lutar por um emprego melhor, ou até passar a ter um negócio próprio que o realize mais. Se o patrão intratável não se cruzasse no seu caminho, talvez nunca tivesse coragem para mudar para melhor. 

A ideia é reenquadrar cada problema e, se possível, tirar partido dele. 

15 - Acredite que quase nada na vida é permanente – Se hoje sofreu uma grande desilusão, lembre-se que nada na vida é definitivo. As pessoas mais optimistas têm mais consciência de que nada é permanente, com o tempo tudo acalmará. 

16 - Concentre-se no presente – É muito positivo reviver as lembranças felizes do passado e ter esperança no futuro, mas valorize igualmente o momento presente. Há pequenas coisas maravilhosas que acontecem todos os dias e que passam rapidamente. Aprecie mais o presente seguindo algumas sugestões deste post.  

17 - Imagine para si mesmo, o melhor futuro possível – Ter esperança num futuro melhor, fará com que se sinta mais optimista. Mas para aumentar essa esperança, não se fique apenas pelos sonhos, coloque por escrito os seus objectivos, o que será necessário fazer no seu dia-a-dia para os alcançar. Só isso, já o fará sentir que «é possível», que o seu futuro está nas suas mãos. 

Foto: Aitor Aguirregabiria
 FONTE: A FELICIDADE É O CAMINHO:

30 formas de levar uma vida mais saudável a partir de hoje

Hoje termina a série de posts para ter uma vida mais saudável. Mas não o vejo como um fim, mas antes como um início de uma mudança para melhor.
 
Eis as minhas últimas sugestões.
 
18. Apanhe sol – Reserve pelo menos 15 minutos do seu dia, para sair lá para fora e receber a luz do astro rei. A privação da luz fá-lo-á sentir-se cansado, sem energia. Para além disso, como referi há dias, o sol é um antidepressivo natural, contribui para a sua felicidade e bem-estar geral.
 
19. Descanse – O descanso é essencial à sua saúde e até o pode tornar mais produtivo. Faça uma pausa entre tarefas. Dedique alguns minutos por dia, única e exclusivamente a si. E no que respeita a férias, se possível não as concentre numa só época. Vá tirando dias ao longo do ano. E a ideia é mesmo descansar - dê indicações para que só o contactem em situação de emergência.
 
20. Viaje – Às vezes é bom mudarmos de ambiente, para deixarmos de pensar tanto nos problemas. Escolha um destino relaxante e, se possível, que lhe permita entrar em contacto com a Natureza. É uma forma excelente para acalmar e fugir ao stress.
 
21. Ocupe-se ou fale de uma actividade que o apaixona – Estas actividades tanto podem estar relacionadas com o seu propósito de vida, como com um hobby que o apaixona, ou com um sonho que acalenta realizar. Normalmente falar ou ocupar-se dessa actividade, mesmo que por uns minutos, é uma óptima terapia anti-stress.
 
22. Pratique exercício físico - nem que sejam só 15 minutos de exercício por dia, já farão diferença na sua vida. Mas escolha algo que se adeqúe ao seu estilo de vida e à sua personalidade, de modo a que sinta prazer a exercitar-se e não sofrimento. Os benefícios são imensos: melhoria da saúde física e psíquica, aumento da auto-estima, é também uma forma eficaz de nos abstrairmos das preocupações e de aumentar a nossa felicidade. Só coisas boas, portanto.
 
23. Sempre que possível, substitua o automóvel pela bicicleta – Esta parece um 2 em 1. Acaba por fazer exercício mesmo que não tenha tempo e ainda protege o meio ambiente. Se eu não tivesse de fazer 75km’s diários para o trabalho, garanto que optava pela bicicleta.
 
24. Prefira as escadas ao elevador – Mais uma forma de se exercitar se não tiver tempo. Este tipo de exercício fortalece os músculos das pernas e melhora  a sua saúde vascular. (Ok, e eu nunca mais vou reclamar por viver num prédio sem elevador).
 
25. Tenha atenção à sua postura – Os erros de postura com os aninhos… podem trazer-nos imensas dores nas costas. Preste mais atenção à sua postura, mantenha a coluna direita quando anda, quando pega em pesos (opte por dobrar as pernas e não as costas), quando está sentado ao computador, etc.
 
26. Aposte na prevenção – Provavelmente não se importa com problemas que não o afectam, mas a prevenção é essencial para manter uma saúde de ferro. E há tanto que pode evitar se apostar na prevenção: cancro, problemas cardiovasculares, alergias, problemas de saúde oral, as inestéticas varizes, etc. Não quer dizer que esteja tudo nas suas mãos, mas pode evitar muita coisa, lá isso pode.
 
27. Previna acidentes – Atenção que não estou a dizer para viver com medo ou em clausura (credo!). Contudo, há precauções básicas que podem evitar-lhe alguns dissabores. O simples uso de cinto de segurança, não beber se vai conduzir (jamais me esquecerei que a minha irmã faleceu, vítima de uma condutora alcoolizada), não entrar em locais proibidos, não permanecer junto de arribas perigosas à beira mar, etc.
 
28. Leia e assista a programas de saúde – estes podem conter informação pertinente e podem ser bastante inspiradores, quer para a cura, quer na prevenção.
 
29. Faça um check-up médico – Dirija-se ao seu médico de família e peça-lhe para fazer um check-up (fiz isto este ano). Antes perder tempo e saber que está tudo bem, do que não fazer nada e descobrir problemas tarde demais. Quanto mais cedo se descobre um problema de saúde, mais fácil é a sua resolução.
 
30. Seja mais optimista – As pessoas optimistas têm menor probabilidade de sofrer de doenças do que as pessimistas. Já é um bom motivo para tentar ser mais optimista. Se não souber como fazê-lo, recorra às técnicas descritas neste post.
 
E assim termina, o que pode ser um começo para si. Boa sorte! Seja saudável. Seja feliz.
 
Fonte: A Felicidade é o Caminho

Mulher é assassinada no Bairro Veneza em Lucas

Mulher é assassinada no Bairro Veneza em Lucas
T+ T-
Foto por: Arquivo pessoal

O homicídio foi registrado por volta de 03hs da madrugada dessa sexta-feira (02), em residência localizada na Avenida Milão no Bairro Veneza.

Segundo informações o acusado Gervásio Machado e a vítima Lurdes Maria Hein de 57 anos tiveram um relacionamento que terminou pelo fato de Gervasio beber e ser agressivo.Após o termino do relacionamento a vítima foi para o Sul do País e retornou essa semana.

Na noite de ontem (01), o acusado teria chamado Lurdes até a sua casa para que os dois pudessem conversar. Por volta de 3hs da madrugada Gervasio chegou desesperado a residência da proprietária da casa onde ele é locatário e disse que estava conversando com Lurdes quando um homem moreno teria invadido a casa armado com uma faca, e disse para que os dois não se mexessem e nem falassem nada, ao contrário iriam morrer. Ainda segundo a história contada pelo acusado ele saiu correndo em busca de socorro, mas Lurdes teria ficado na casa com o suposto invasor.

Ao ouvir a versão de Gervásio a mulher ligou imediatamente para a Policia Militar que quando chegou ao local constatou que Lurdes já estava morta. A vítima foi atingida por duas facadas, uma no peito e outra nas costas e ainda apresentava um corte profundo no pescoço.

A Polícia Civil trabalha nas investigações a fim de apurar a veracidade da história contada por Gervásio e as motivações do crime.

O corpo de Lurdes foi encaminhado ao IML na cidade de Sorriso . O funeral deverá ser realizado na Capela Mortuária.
Fonte: Leia Lucas

 

domingo, 4 de agosto de 2013

Serys diz que governo Silval é criticado porque tem falhas graves e não vê antecipação da agenda eleitoral

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Foto: Ednilson Aguiar/Scom-MT
Serys Marli foi convidada pelo PTB para se filiar e ser candidata ao Senado da República, em 2014
Serys Marli foi convidada pelo PTB para se filiar e ser candidata ao Senado da República, em 2014
Com um pé no PTB, a ex-senadora Serys Marli Slhessarenko (ex-PT) afiram que suas críticas ao governo Silval Barbosa não é em nome do partido, mas, sim, em defesa da população de Mato Grosso. Porém, não considera crítica, mas apenas constatação de que falhas graves estão acontecendo na atuação do governo de Mato Grosso.

Leia também
Maluf defende candidatura própria do PSDB ao governo para garantir palanque a Aécio Neves
Taques demonstra cautela, diz que só presidente do PDT debate alianças e que incentiva Julier para entrar na vida pública

Serys não aceita a tese do governador Silval Barbosa (PMDB) propalada nas últimas semanas dando conta de que “alguns estão tentando antecipar a agenda eleitoral com ataques sem fundamento” ao seu governo.

“Se existem críticas é porque existem problemas. E, aliás, alguns são muito graves”, assegura ela. “Não é Serys nem o PTB quem critica o governo, mas a população em geral. Basta avaliar a quantas andam as deficiências da saúde, da segurança e da educação”, pontua Slhessarenko.

Na saúde, por exemplo, Serys crê que falta administração correta. “Existe muito dinheiro, sim, na saúde, mas falta gestão”, diz ela, que não aceita a tentativa do Palácio Paiaguás de transferir a responsabilidade para as Organizações Sociais de Saúde (OSS), como ocorreu com a Central de Abastecimento de Insumos de Saúde – a popular ‘Farmácia de Alto Custo’.

“As atitudes do governo são fracas para solucionar os problemas. Quem contratou as OSS foi o governo, então, a responsabilidade pelas falhas, também é do gestor”, denuncia Serys, com a experiência de mais de 20 anos com mandato no Poder Legislativo – três na Assembléia Legislativa de Mato Grosso e um no Senado da República.


A ex-senadora pelo PT evita falar do seu antigo partido, onde teve batalhas viscerais contra o chamado Campo Majoritário, dominado pelo ex-deputado federal Carlos Abricalil e deputado estadual Alexandre Cesar. Ela opta por comentar com entusiasmo o futuro que lhe espera no PTB.

“Fui convidada pelo [Luiz Antônio] Pagot para ingressar no PTB e estou 99% decidida [a filiar], mas não tem data ainda”, afirma. Serys pediu ao PTB para lhe assegurar a condição de disputar um novo mandato de senadora e recebeu o respaldo da legenda.

O próprio presidente do PTB, ex-prefeito Chico Galindo, com Luiz Pagot estão organizando “o ato público de filiação” para receber Serys e aproximadamente 200 líderes de diferentes segmentos. Ela só não revela quando será a festa.



Todavia, com a língua ferina de sempre, aproveita para alfinetar o PT e o PMDB. “Ao contrário de outros partidos, o PTB não tem ‘dono’. Ninguém manda sozinho. Estamos trabalhando na reconstrução do PTB”, afiança ela.

Serys participou dos encontros regionais do PTB em Campo Verde, Rosário Oeste, Tangará da Serra e, neste final de semana, em Lucas do Rio Verde.


A reportagem do Olhar Direto tentou contato insistentemente, por telefone, com os secretários Pedro Nadaf, chefe da Casa Civil, e Carlos Rayel, de Comunicação Social, para responder às críticas da ex-senadora Serys, mas não obteve êxito.
 Fonte: Olhar Direto

Promotor de Justiça morre após sofrer acidente de carro em MT


Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni / Laura Petraglia
Foto: Sapezal Notícias
Promotor de Justiça morre após sofrer acidente de carro em MT
Promotor de Justiça morre após sofrer acidente de carro em MT
O promotor de justiça Fernando Daher Rodrigues Ferreira, 33 anos, morreu após sofrer um acidente de carro por volta das 6h30 da manhã deste domingo (4). Daher viajava como passageiro de um veículo guiado por um amigo. O motorista capotouo carro próximo a uma rotatória no município de Sapezal, localizado a 473 quilômetros de Cuiabá.

Leia também
Homem perde o controle de veículo, capota o carro e criança morre
Família dá falta de pai e filho e os encontra mortos e abraçados; veado pode ser causa
Fernando era casado e tinha uma filha. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE-MT), o promotor foi transferido para a cidade do interior de MT há pouco tempo. O procurador Geral do Estado Paulo Prado já se dirigiu para o local do acidente para tomar conta dos procedimentos cabíveis.

A polícia informou à imprensa que Daher estava acompanhado de mais três pessoas. Ao passar por um quebra-molas, o colega do promotor perdeu o controle, bateu num canteiro e capotou o carro.

Daher não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Já o motorista sofreu ferimentos graves e teve que ser encaminhado para um hospital da capital. Os outros passageiros foram levados para uma unidade de saúde em Sapezal.

O corpo do promotor deve ser transladado para São Paulo, onde moram os familiares da vítima.

 Fonte: Olhar Direto

Comerciante é preso por vender bebida alcoólica a menores na Expolucas

Comerciante é preso por vender bebida alcoólica a menores na Expolucas
T+ T-
Foto por: Divulgação

O Conselho Tutelar havia avisado antes mesmo de a feira começar, cartazes foram colados em estabelecimentos ilustrando a proibição da venda de bebida alcoólica para menores. Os conselheiros trabalham realizando rondas pelo parque para verificar o respeito a essa e outras determinações legais, como permanência de menores no recinto em horário inadequado.


No final da noite de sábado os conselheiros observavam um comerciante que vendia tranquilamente a bebida preparada com vários ingredientes, o principal deles é bebida alcoólica, para menores. Era preciso configurar um flagrante, e foi obtido após os conselheiros questionarem um adolescente, com 14 anos, que acabara de comprar a bebida.


Os policiais militares foram solicitados, e foi dada voz de prisão ao comerciante, que foi conduzido à base da PM para a lavratura do Boletim de Ocorrência. O crime é afiançável, e o homem poderá até ser colocado em liberdade após o pagamento da fiança, arbitrada pela autoridade policial.


Para o Conselho Tutelar, a prisão do homem ilustra tudo aquilo que já é de conhecimento dos comerciantes, a proibição da venda de bebidas para adolescentes  existe porque se entende que o adolescente ainda não tem o corpo e a mente totalmente desenvolvidos e o álcool e a droga podem viciar com maior facilidade.


Os conselheiros deverão pedir o fechamento do estabelecimento junto à Comissão Organizadora da Expolucas 2013. Faltando duas noites de festa, os conselheiros contam com o apoio dos visitantes em forma de denuncias, para que possam trabalhar pelo cumprimento das leis. A base do Conselho fica no mesmo pavilhão onde estão instalados o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar.
 Fonte: Lia Lucas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

AINDA BEM QUENEM TODOS OS MÉDICOS PENSAM ASSIM.. VEJAM QUE PREPONTENTES:Grito de guerra dos médicos durante protesto: “Somos ricos, somos cultos...”

Grito de guerra dos médicos durante protesto: “Somos ricos, somos cultos...”





Uma notinha  sobre a greve dos médicos publicada na coluna Panorama do jornalista Ilimar Franco  no Globo, deixou  internautas indignados. A nota diz:"Um grupo de médicos protestava ontem na frente do Ministério da Saúde contra o programa Mais Médicos, que abre postos de trabalho para médicos estrangeiros. O grito de guerra: "Somos ricos, somos cultos. Fora os imbecis corruptos"
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/