segunda-feira, 28 de abril de 2014

POLÍTICA - "eu vou pra rua, ser cabo eleitoral da Dilma. Lula: “eu vou pra rua, ser cabo eleitoral da Dilma”


"Em entrevista à TV RTP, de Portugal, ex-presidente reafirma que não será candidato nas eleições de outubro, mas garante que trabalhará para reeleger a presidente Dilma Rousseff, que "vai vencer"; "Em política, a gente nunca pode dizer nunca, mas eu acho que eu já cumpri com a minha tarefa no Brasil. Eu sonhava em ser presidente porque eu queria provar que eu tinha mais competência para governar o País do que a elite brasileira. E provei", declarou Lula; sobre o chamado 'mensalão', segundo ele, "um massacre que visava destruir o PT", afirmou que o julgamento teve "80% de decisão política e 20% jurídica"

Brasil 247

Apesar da queda da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas e a insistência da pergunta sobre seu retorno à política, o ex-presidente Lula reafirmou que não será candidato nas eleições de outubro. "Eu vou ser cabo eleitoral da Dilma, vou pra rua fazer campanha pra Dilma", disse o petista em entrevista à RTP, de Portugal. A conversa com a jornalista Cristina Esteves foi gravada na última sexta-feira, durante visita de Lula a Lisboa pelos 40 anos da Revolução dos Cravos, e divulgada neste domingo pelo Instituto Lula.

"Em política, a gente nunca pode dizer nunca, mas eu acho que eu já cumpri com a minha tarefa no Brasil. Eu sonhava em ser presidente porque eu queria provar que eu tinha mais competência para governar o País do que a elite brasileira. E provei", afirmou o ex-presidente. Questionado sobre críticas à gestão de sua sucessora na presidência do País, respondeu, com confiança: "a Dilma é uma mulher de extrema competência. Ela vai ganhar as eleições".

Lula falou sobre o julgamento da Ação Penal 470, o chamado 'mensalão', segundo ele, "um massacre que visava destruir o PT". Em sua avaliação, o julgamento do Supremo Tribunal Federal teve "80% de decisão política e 20% jurídica". Questionado sobre o fato de que a corte prendeu seus companheiros de partido, ele acrescentou: "tem companheiro do PT preso, eu indiquei seis pessoas da corte que julgaram, eu acho que cada um cumpre o seu papel. Mas eu acho que não houve mensalão, essa história vai ser recontada".

Ao comentar as manifestações, voltou a dizer que as pessoas estão saindo para as ruas porque "querem mais", ressaltando as políticas sociais do governo, que tirou 36 milhões de brasileiros da miséria absoluta. Segundo Lula, não há por que temer os protestos durante a Copa do Mundo. "Deixa o povo ir pras ruas, um povo vai pra rua protestar e outro pra assistir um jogo. O importante é garantir a segurança dos jogadores", disse. Rebatendo críticas a respeito de gastos com obras para o Mundial, disse que tudo o que tem sido construído "vai ficar para o País, a Fifa não vai levar embora".

Assista aqui à integra da entrevista.
Fonte : Blog de Sem  Mídia 

Município deve pagar escola se não tiver vaga na rede pública

Município deve pagar escola se não tiver vaga na rede pública

Hoje é dia da Educação e para lembrar a data segue jurisprudência interessante sobre direito da criança a ter acesso a educação:
22 abril 2014
A criança que não consegue vagas na rede municipal de ensino tem violado seu direito líquido e certo de ter acesso à educação, conforme estipula a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Com esse entendimento, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás determinou que a Secretaria de Educação de Goiânia abra vaga para uma menina e, se a medida não for possível, banque a matrícula dela em estabelecimento de ensino particular.
“A garantia de atendimento ao menor, em estabelecimento de ensino infantil, compreendendo creche ou pré-escola, é um direito fundamental”, afirmou o desembargador Norival Santomé, relator do caso, ao atender Mandado de Segurança ajuizado pela mãe da garota em 2013. Ela já havia conseguido decisão favorável em primeira instância no ano passado, o que permitiu a matrícula em uma unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Segundo a advogada Floraci Santana Morais, que defendeu a menina, já houve mais de 250 casos desde 2012 em que pais cobraram na Justiça a matrícula em escolas municipais da capital goiana, após serem informadas pelas unidades que não havia vagas. A secretaria anunciou neste ano que vai construir novas escolas na cidade.Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-GO.
Processo 245502-39.2013.8.09.0052 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pastor acusado de estupro de vulnerável confessa o crime e é considerado foragido da Justiça


EM 23 DE ABRIL DE 2014 AS 11H15
Claudio Malafaia foi desligado da igreja em que atuava em Lucas do Rio Verde
Fonte: ExpressoMT
 A A A
Crédito: Ilustração
A Polícia Civil de Lucas do Rio Verde indiciou um pastor evangélico que é acusado de estuprar uma criança de 10 anos. Após ser denunciado, ele compareceu à Delegacia e confessou o crime. Na ocasião, a polícia não havia pedido à Justiça sua prisão, o que aconteceu na sexta-feira. Desde então, ele não tem sido localizado.

De acordo com informações da vítima, Claudio Malafaia se aproveitou da confiança que exercia e cometeu os abusos no escritório pastoral. Ele chegou a ficar nu em algumas situações, simulando o ato sexual. A conjunção carnal só não teria ocorrido em razão de problemas de saúde do acusado.

Na quarta-feira, Malafaia compareceu à Delegacia acompanhado do advogado e prestou depoimento. Havia a intenção do acusado se apresentar espontaneamente, porém, isso ainda não aconteceu, mesmo o pedido de prisão tendo sido expedido na sexta-feira. Com isso, o pastor é considerado foragido pela Justiça. Informações são de que ele foi excluído da igreja, localizada no bairro Jardim das Palmeiras.

O Conselho Tutelar do município está acompanhando o caso. O conselheiro Marco Aurélio observou que Malafaia é réu confesso. “Nós estamos esperando que ele se entregue, pra venha a pagar a sua dívida com a Justiça”, observou.

O conselho não descarta haver outras vítimas nesse caso. “Obviamente com essa situação chegando a tona, provavelmente é possível que outras crianças venham denunciar. Essas pessoas devem vir ao Conselho Tutelar ou ir já diretamente à Delegacia de Polícia Civil pra que isso arrolado e ele venha a ser devidamente punido pelo que cometeu”, cita.
Fonte: Expressomt

terça-feira, 22 de abril de 2014

O Veneno Está na Mesa - (Assista na íntegra)

Brasil é o país que mais consome agrotóxicos em alimentos no mundo


Documentário mostra riscos da ingestão dessas substâncias


Publicação: 22/04/2014 14:50 Atualização:

No país que mais consome agrotóxicos no mundo, há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. É o que procura mostrar o filme O Veneno Está na Mesa 2, novo documentário do cineasta Silvio Tendler, lançado quarta-feira (16), no Teatro Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio.

O filme dá continuidade à reflexão sobre o perigo que o uso de agrotóxicos representa para a saúde, mostrada no primeiro documentário de Tendler sobre o tema, com o mesmo título e lançado em 2011. Com 70 minutos de duração, O Veneno Está na Mesa 2 avança na desconstrução do mito de que a utilização dos defensivos agrícolas é indispensável para garantir abundância de alimentos na mesa do consumidor.

Os dois documentários fazem parte de uma estratégia de ação da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, iniciativa que reúne movimentos sociais e entidades no objetivo comum de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam. A partir daí, a ideia é propor medidas para frear seu uso no Brasil. “O povo brasileiro não pode mais engolir essa história de que o agrotóxico é a modernidade no campo. Ele gera câncer, trabalho escravo e manda todo seu lucro para o exterior”, disse Alan Tygel, um dos coordenadores da campanha.

A produção do filme contou com o apoio da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vem desenvolvendo iniciativas para que a produção de alimentos sem veneno se torne uma alternativa viável. De acordo com o diretor Silvio Tendler, não há sentido em se construir uma economia baseada na destruição da natureza.

“A agroecologia é fundamental como forma de produção econômica, social e de desenvolvimento. No filme eu mostro pessoas que plantam e cultivam de forma sadia e também as dificuldades que elas enfrentam para a comercialização dos alimentos que produzem”, destacou o cineasta.

A exemplo do primeiro documentário da série, visto por mais de um milhão de pessoas, O Veneno Está na Mesa 2 será distribuído gratuitamente para um circuito alternativo de exibição. Escolas, universidades, comunidades, igrejas, assentamentos de trabalhadores rurais e outros locais integram esse circuito, coordenado pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

Moradores do Pavão-Pavãozinho fizeram um protesto na noite desta terça-feira (22/4) após a morte do dançarino Douglas Rafael Da Silva Pereira

O corpo foi encontrado dentro de uma escola municipal da comunidade

Moradores do Pavão-Pavãozinho fazem um protesto na noite desta terça-feira (22/4) em Copacabana - zona sul do Rio de Janeiro -, após a morte do dançarino Douglas Rafael Da Silva Pereira, 25 anos, conhecido como DG. Segundo a ONG Justiça Global e a Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, denúncias de moradores da comunidade acusam os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região. Douglas fazia parte do balé do programa Esquenta, da Rede Globo.
 
Os manifestantes atearam fogo a objetos, fazendo barricadas em alguns pontos das vias. A Avenida Nossa Senhora de Copacabana e as ruas Barata Ribeiro e Pompeu Loureiro, em Copacabana, estão interditadas na altura da comunidade do Pavão-Pavãozinho.  A estação do metrô na Rua Sá Ferreira, nas proximidades da favela, foi fechada.

No Facebook, Douglas postou uma foto com a apresentadora Regina Case (Facebook/Reprodução)
No Facebook, Douglas postou uma foto com a apresentadora Regina Case

Várias viaturas da polícia foram encaminhadas ao Túnel Sá Freire Alvim e Avenida Nossa Senhora de Copacabana, que foi interditado devido a manifestação. Segundo a imprensa local, os moradores disseram ter ouvido tiros na região.

Leia mais notícias em Brasil
 O Comando de Polícia Pacificadora (CPP), informou que o corpo de um jovem foi encontrado dentro de uma escola municipal da comunidade. Até o momento, a polícia não confirmou o nome da pessoa encontrada morta. No entanto, a ex-mulher do dançarino, Larissa de Lima Ignato, foi até o Instituto Médico-Legal (IML) para fazer o reconhecimento do corpo. A assessoria de imprensa da emissora confirmou que o dançarino e morador da comunidade morreu.
A  assessoria de imprensa do Comando de Polícia Pacificadora informou que a polícia foi chamada por moradores para retirar um corpo encontrado dentro da escola, que não tinha sinais de bala.
Com informações da Agência Brasil)
Fonte: Correio Brasiliense

ado Marco Civil da Internet. Ponto pra Dilma

Aprovado Marco Civil da Internet. Ponto pra Dilma

"Senado aprovou, por unanimidade, na noite desta terça (22) o projeto de lei que normatiza a Internet no país, estabelecendo regras e penalidades para abusos na rede; texto foi aprovado sem alterações, em sessão tumultuada, e agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT); aprovação atende orientação do Planalto, que deseja apresentar a nova lei na NETmundial, conferência que começa amanhã na cidade de São Paulo e discutirá o futuro da internet e a gestão da rede, hoje marcada por supervisão fortemente norte-americana

Brasil 247

O projeto de lei do Marco Civil da Internet foi aprovado por unanimidade em votação no Senado na noite desta terça-feira, 22, na sessão do plenário.
Na manhã desta terça-feira, o projeto foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ),de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Ciência e Tecnologia (CCT). No final da tarde, a pauta da casa foi invertida por 46 votos a 15 e o Marco Civil foi à votação.

Houve tumulto na sessão que aprovou a inversão de pauta: a oposição, liderada pelo PSDB, argumentou que o o Senado poderia "aperfeiçoar" o texto, conforme afirmou o líder do DEM, José Agripino (RN), e tentou aprovar uma emenda alterando as disposições sobre a neutralidade de rede.

Caso tivesse sido aprovada, a emenda faria com que o projeto de lei tivesse de voltar à Câmara dos Deputados, para votação das alterações no texto, o que contrariaria a vontade do Planalto, que desejava a aprovação do projeto imediatamente, para apresentação do projeto na NETmundial, conferência que começa amanhã na cidade de São Paulo, com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) e discutirá o futuro da internet e a gestão da rede, hoje marcada por supervisão fortemente norte-americana.O criador da internet, Tim Berners-Lee, também participará do evento.

Durante a discussão em torno do projeto, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) bateu boca no plenário do Senado com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) durante votação do projeto do Marco Civil da Internet. Na confusão, o senador Mário Couto (PSDB-PA) partiu para cima de Lindbergh com o dedo em riste e teve que ser contido pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para não trocar agressões físicas com o senador petista. O tumulto teve início depois que Lindbergh, ao chegar ao plenário para participar da discussão do projeto, disse que Aécio não estava dialogando com a maioria da sociedade ao colocar-se contra a aprovação rápida do Marco Civil –ao contrário do que afirma nos programas do PSDB no rádio e na TV.

O senador Aécio Neves defendeu a aprovação do Marco Civil da Internet, mas lamentou, no entanto, que a base do governo do PT tenha impedido que os senadores pudessem aprimorar o projeto que, para ele, deve ser reconhecido como uma conquista de toda a sociedade brasileira. “Todos somos a favor da neutralidade da rede e gostaríamos, única e simplesmente, de trazer os últimos aprimoramentos ao projeto. A nossa divergência é em relação ao respeito ao procedimento legislativo. Há uma convergência em 90%, 95% do texto. Reafirmo meu apoio ao projeto, que poderia ser aprimorado se tivéssemos, aqui, garantida a nossa prerrogativa básica, que é de legislar, aprimorar as propostas que vêm da Câmara dos Deputados. Isso nos foi tirado hoje. É uma discussão que interessa aos brasileiros e não apenas a um partido político. Esse marco é da sociedade brasileira, que lutou muito para que ele viesse", afirmou Aécio Neves em plenário.

Abaixo matéria da Agência Senado:

O Senado aprovou por unanimidade o marco civil da internet (PLC 21/2014). Embora a oposição tenha firmado a necessidade de mais tempo para discussão sobre o tema, uma manobra regimental do governo possibilitou a inversão de pauta e colocou o projeto como primeiro item da Ordem do Dia desta terça-feira (22). O interesse da base foi a aprovação rápida e sem emendas para que o projeto vire lei durante o seminário Netmundial, que ocorrerá em São Paulo a partir desta quarta-feira (23).

Assim que for publicado, o projeto irá para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. Ele estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores no Brasil.
Mais cedo, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), garantiu que haveráoportunidade de ajustes do texto no futuro, por meio de medida provisória. De manhã, duas comissões permanentes haviam aprovado o projeto – a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Ciência e Tecnologia (CCT). A terceira comissão de mérito pela qual o projeto deveria passar foi a comissão de fiscalização e controle, a CMA, que deu seu parecer já no Plenário.

O relator ad hoc, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), destacou que o projeto é fruto de um amplo ciclo de debates e consultas feitos, inclusive, pela rede de computadores. De acordo com ele, o marco civil foi construído pelos usuários num processo inovador, inclusivo e democrático.

– O resultado foi um texto maduro, equilibrado e inteligente, que balanceia os direitos e obrigações dos usuários – disse Ferraço.

Ele lembrou que hoje os administradores de sites de hospedagem podem retirar conteúdos mediante notificações. A partir da nova lei, isso terá de ser feito apenas por determinação judicial. Na opinião dele, o Brasil está dificultando a ação de hackers e serviços de espionagem de dados e comunicações.
– Essa é uma norma legal para coibir a cooperação das empresas de internet com agências e serviços de espionagem eletrônica, como a norte-americana NSA. A evolução tecnológica tornou difícil, senão impossível, a plena garantia da privacidade online. Mas o sigilo das comunicações pela internet estará certamente mais protegido com as novas regras para guarda e disponibilização de dados pessoais.

Ferraço concordou que o texto merecia mais análise, mas disse que está satisfeito com a promessa feita por Braga de que ele poderá ser revisado mais tarde. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também considerou a hipótese:

– Este é um conjunto de diretrizes que aponta para o ordenamento do uso da internet. Aperfeiçoamentos podem ocorrer, futuramente.

No debate, Pinheiro lembrou que a sobrevivência tem sido difícil para os pequenos provedores de internet. Os que dominam o mercado, afirmou, estão ligados a grandes empresas de telecomunicações.

- A neutralidade determina o caminho e a qualidade do serviço prestado, tendo em vista o direito do cidadão. O marco civil permite completar a obra de liberdade de comunicação e a quebra de monopólios que tínhamos no país – explicou.

Críticas

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que a oposição poderia impedir a votação obstruindo-a ou apresentando emendas de Plenário, mas não o faria. Contudo, lamentou a posição da presidente Dilma e o “afã dos senadores em querer agradá-la”. Como os demais senadores da oposição, ele pedia tempo para aperfeiçoar o texto.

O artigo 31 foi um dos que estava na mira de Aloysio. O texto determina que "até a entrada em vigor de lei específica, a responsabilidade do provedor de aplicações de internet por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros, quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos, continuará a ser disciplinada pela legislação autoral vigente". Aloysio traduziu o enunciado como se dissesse “a lei de direitos autorais deve ser respeitada até quando for modificada”.

- Isso é ridículo – resumiu o parlamentar.

A oposição focou, ainda, a redação do artigo 10, que trata da guarda e da disponibilização dos registros de conexão e de acesso a aplicações de internet, como de dados pessoais e do conteúdo de comunicações privadas. O texto motivou dúvidas durante a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) porque havia preocupação sobre a abrangência do termo “autoridades administrativas”, que podem requisitar dados cadastrais, por exemplo.

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), relator do projeto na comissão, concordou com a troca de "autoridades administrativas" por “delegado de polícia e o Ministério Público”, mas ela não foi adiante porque faria o projeto voltar para a Câmara, e isso não era interesse do governo.

Entre os principais pontos do projeto, está o artigo 9º, que protege a neutralidade de rede. Ou seja, o tratamento isonômico de quaisquer pacotes de dados, sem distinção de preços para a oferta de conteúdo. A regra determina tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na internet.

Assim, os provedores ficam proibidos de discriminar usuários conforme os serviços ou conteúdos que eles acessam - cobrando mais, por exemplo, de quem acessa vídeos ou aplicações de compartilhamento de arquivos (que exigem maior utilização de banda larga).

Tramitação

Encaminhado pela Presidência da República em 2011, o marco civil foi aprovado na Câmara dos Deputados no final de março deste ano, depois de estar em pauta por dois anos. No Senado, o texto já chegou com pedido de urgência constitucional, ou seja, com prazo de 45 dias para análise. Não levou nem um mês para ser votado.

A proposta começou a ser discutida em 2009 e foi elaborada pelo governo tendo como base o documento “Princípios para a governança e o uso da internet”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O texto, que passou por consulta pública entre 2009 e 2010, busca estabelecer uma regulamentação geral sobre o uso da internet."
FONTE; BRASIL BRASIL

segunda-feira, 21 de abril de 2014

ONU lança página em português inteiramente dedicada aos direitos humanos

ONU lança página em português inteiramente dedicada aos direitos humanos

Quer conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos e até baixar este e outros documentos para seu celular? Gostaria de saber a história da implementação da Declaração, que é hoje o documento mais traduzido do mundo? Tem interesse em conhecer como funciona o sistema internacional criado para promover e proteger os direitos humanos? Estas informações e muitas outras encontram-se disponíveis agora em português na página www.dudh.org.br, criada pelo Centro de Informação da Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) com o objetivo de atender uma demanda crescente sobre este assunto no país.

Nesta página os interessados podem, além de conhecer o contexto histórico da criação da Declaração Universal, saber que avanços têm sido alcançados nesta área e se informar sobre os desafios que ainda restam para que todos os cidadãos do planeta tenha pleno acesso aos direitos humanos.

Em www.dudh.org.br é possível também assistir vídeos e ler notícias sobre este importante assunto, atualizadas diariamente.

Os Tres Conselhos - Ilustrações do Reino de Deus

Águia ou Galinha

Motivacional - O Sapinho

domingo, 20 de abril de 2014

VÍDEO :Fã diz que Michael Jackson não morreu e mostra vídeo do astro vivo





O vídeo, registrado por um jornalista, pode ser a prova de que o astro pop não morreu. A imagem, registrada em Paris, na França, supostamente mostra o cantor fazendo compras. Assista à matéria e veja o flagra que pode abalar o mundo da música.

"Quero pelo menos provocar a discussão", diz Bacci sobre vídeo de Michael Jackso

Filha de Luciano do Valle desabafa: "Eu tô perdendo o grande herói da minha vida"






Alessandra do Valle, filha do narrador esportivo, falou sobre a perda do pai e dos ensinamentos que Luciano deixou para a família. Acompanhe no Domingo Show.
 FONTE RECORD

Flamengo0x0Goiás COM RENAN INSPIRADO, GOIÁS SEGURA O FLA EM EMPATE SEM GOLS EM BRASÍLIA

 Goleiro faz quatro grandes defesas em jogo fraco tecnicamente e que teve 70 passes errados. Esmeraldino ainda teve chance de vencer no fim
O processo de reformulação de um Goiás sem suas figuras de destaque em 2013 se mostrou um tanto animador na estreia do time pelo Campeonato Brasileiro. Depois de perder Rodrigo, Ernando, Hugo, Walter, o ser vice no estadual e cair na Copa do Brasil, o Esmeraldino segurou o campeão carioca Flamengo na noite deste domingo em Brasília. Com grande atuação do goleiro Renan, os visitantes saíram de campo com um ponto após o 0 a 0 no Mané Garrincha. Eles ainda tiveram chances de ganhar no fim de um jogo muito fraco tecnicamente, diante de 19.012 pagantes. A renda foi de R$ 1.144.515,00.
A igualdade para o Rubro-Negro foi ruim, e o time segue a sina de estreias ruins e os maus resaultados fora do Rio de Janeiro. Só venceu duas vezes no atual formato da competição, desde 2003, e no ano passado teve só 45,8% de aproveitamento como mandante em outros estados. Flamengo e Goiás terminam a rodada com um ponto e dividindo a nona posição ao lado de Coritiba, Corinthians, Chapecoense e Atlético-MG.
Ter a bola não foi suficiente ao Flamengo. A marcação do Goiás se mostrou eficiente contra um frágil ataque rubro-negro, que apostou todas as suas fichas no primeiro tempo pelo lado dirieto, nas costas de Lima. Luiz Antonio e Léo Moura apareceram com liberdade no setor em diversas oportunidades, mas o time abusou de um ineficaz jogo aéreo, até porque Alecsandro saiu muito da área. A jogada só levou perigo nos escanteios, com a presença dos zagueiros. Chicão teve ótima chance com os pés na pequena área, mas parou na noite inspirada de Renan. Já a cabeçada de Wallace quicou e saiu por cima do travessão. A bola parada poderia ter sido a solução para um jogo tecnicamente fraco, só que tanto Renan quanto Felipe garantiram o placar em branco.
 FONTE G1

ISTO É VERGONHOSO Há oito anos, PGR investiga farra das passagens

São 20 investigados em inquérito sigiloso descoberto pelo Congresso em Foco. Pelo menos cinco parlamentares estão envolvidos em apuração sobre comércio paralelo de bilhetes aéreos. Político algum foi punido cinco anos depois de caso ser revelado pelo site. Ministro reclama da demora

POR EDUARDO MILITÃO | 20/04/2014 09:12
CATEGORIA(S): A FARRA DAS PASSAGENSMANCHETESNOTÍCIA

Apesar de ter se passado meia década depois de o Congresso em Foco revelar que deputados e senadores usaram dinheiro público para viajar e ceder passagens aéreas a terceiros, nenhum político foi punido. A farra das passagens, na verdade, se arrasta nos escaninhos da Justiça há bem mais tempo. Há oito anos, um inquérito criminal se arrasta entre o Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República (PGR). A apuração sigilosa tem 20 investigados. Pelo menos cinco são parlamentares.
O objetivo é saber se políticos participaram do comércio de créditos aéreos. O mercado clandestino de bilhetes do Congresso não poupou nem o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que voou, ao lado de sua esposa, para os Estados Unidos, na cota do então deputado Paulo Roberto Pereira (PTB-RS), como mostrou estesite. Gilmar comprovou ter pago a passagem com seu próprio cartão de crédito e cobrou explicações da Câmara sobre o caso.
Mas o inquérito sobre o comércio clandestino da cota aérea tramita na PGR e no STF sem qualquer solução desde 2006. Parte da investigação é baseada em reportagens do Congresso em Foco. Questionada várias vezes desde setembro do anos passado, a Procuradoria-Geral da República não informou o andamento do processo e os nomes de todos os investigados. Mas a reportagem apurou que três deles são os deputados Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Dilceu Sperafico (PP-PR) e o agente Pedro Damião Pinto Rabelo.
O embrião das apurações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF) surgiu há dez anos, a partir de 2004, quando Pedro Damião Pinto Rabelo, da agência Morena Turismo, passou a prestar depoimentos à Polícia Legislativa da Câmara. Num deles, disse que deputados vendiam, diretamente para ele, créditos de passagens. “Que frequenta a Câmara dos Deputados para transacionar passagens aéreas oriundas tanto da sua empresa de turismo quanto da cota de passagens de Deputados, sendo estas negociadas diretamente com os respectivos parlamentares; QUE compra passagens aéreas dos parlamentares com deságio que varia de quinze a vinte por cento; QUE prefere não nominar os parlamentares”, afirmou Pedro Damião em oitiva em junho de 2005.
A atividade dele continuou nos anos seguintes. em 2009, por exemplo, o então deputado Raymundo Veloso expedia autorizações para que o agente usasse seus créditos em benefício de terceiros. É o que mostra documento obtido pelo site e que integra o inquérito da PGR (veja fac-símile acima). Damião não era o único, o agente Elói Xaveiro afirmou à polícia nos anos 90 que fazia o mesmo. Reportagens do site mostraram ainda a existência de outros operadores de turismo que atuavam no mercado paralelo de bilhetes pagos com dinheiro público e que iam parar na mão de terceiros, muitas vezes sem saber a origem das passagens.
Parte do caso relatado por Pedro Damião à Polícia Legislativa foi revelada pelo Congresso em Foco  em 2008, em reportagem que apontava a participação de um assessor que passou pelos gabinetes dos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA), Lino Rossi (PP-MT) e Edmilson Valentim (PCdoB-RJ).
Nesse atual inquérito em tramitação no STF, eram 18 investigados até a metade do ano passado, com muitos casos diferentes de suspeitas de que parlamentares negociaram um benefício que, para o Ministério Público, só poderia ser usado para trabalho.
De acordo com o relator do inquérito no Supremo, ministro Teori Zavascki, apesar da quantidade de pessoas citadas, são vários casos diferentes. “Não há estrita relação entre as provas produzidas em cada caso que envolve o desvio e a comercialização de cotas de passagens aéreas relativas a parlamentares diferentes”, afirmou ele, em despacho de agosto do ano passado.
Em 2009, o Congresso em Foco mostrou centenas de deputados e senadores usando suas cotas para passear pelo Brasil. A investigação da PGR foi ampliada. Com base nas reportagens do site, a Câmara dos Deputados abriu uma investigação interna, que puniu apenas servidores em 39 gabinetes de deputados.
Apesar da grande quantidade de gabinetes, a apuração interna embasou um outro inquérito no STF contra apenas três deputados: Aníbal Gomes (PMDB-CE), Dilceu Sperafico (PP-PR) e Vadão Gomes (PP-SP), hoje fora da Câmara. No ano passado, o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, determinou que os dois inquéritos fossem unificados, atendendo a pedido do Ministério Público. Com isso, o número de investigados no inquérito subiu de 18 para 20.
“A prática ilegal, intermediada por Pedro Damião Pinto Rabelo, entre outros, teve continuidade nos anos seguintes, adentrando o ano de 2009, momento em que foi instaurada a sindicância [da Câmara]”, escreveu o então procurador-geral da República Roberto Gurgel. Segundo ele, o caso é “amplo” em relação “ao número de parlamentares investigados”.
Ou seja, dos atuais 20 investigados no inquérito que se arrasta há oito anos, há pelo menos cinco parlamentares, incluindo Aníbal Gomes e Dilceu Sperafico. Isso não quer dizer que eles, necessariamente, desviaram dinheiro ou cometeram algum outro crime, mas que o Ministério Público quer esclarecer situações com indícios de irregularidade.
Alto consumo
O deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) – que se destacava pelo alto consumo de passagens – e seus advogados não têm prestado esclarecimentos ao site.
Já Dilceu Sperafico (PP-PR) afirmou que não houve comércio de bilhetes em seu gabinete. Ele disse que recorria ao colega Aníbal Gomes para resolver situações de emergência e “facilitar”. “Os funcionários tinham uma amizade. Pediam ao gabinete, que fazia essas reservas. Depois a gente entregava o voucher, e eles emitiam passagens para terceiros. Aí, aparentemente, haveria essa comercialização”, contou Sperafico ao Congresso em Foco.
O agente Pedro Damião Pinto Rabelo não foi localizado pelo site.
 FONTE: CONGRESSO EM FOCO

MT passa SP e deve fechar 2014 com maior renda agrícola do país

Por diario de cuiaba em 20 de Abril de 2014 ás 08:49

Depois de um intervalo de uma safra, Mato Grosso, maior produtor nacional de grãos e fibras, pode novamente ser também o estado com a maior renda agrícola deste ciclo. As estimativas apontam para uma receita de R$ 44,73 bilhões, que se confirmada, representa um acréscimo de 6,22% sobre o faturamento do ano anterior, em R$ 42,11 bilhões e imprime um número histórico para o Estado, já que essa é a maior receita agrícola apurada para a safra mato-grossense.
Comprando o desempenho local, que revela expansão anual de 6,22%, com a estimativa nacional, em 3,18% - de R$ 284,38 milhões para R$ 293,43 milhões – Mato Grosso crescerá quase duas vezes mais que o país em 2014. O desempenho está alicerçado na soja e no algodão.
Para São Paulo, atual detentor do título de maior receita agrícola do Brasil, a negociação gerada no campo deve somar R$ 43,66 bilhões, inferior aos R$ 45,21 bilhões gerados no ano passado. A renda do campo, também chamada de Valor Bruto da Produção (VBP) é o resultado de tudo que é produzido da porteira para dentro, ou seja, multiplica-se o volume produzido pelo preço de mercado de cada produto. Os novos dados mensais foram divulgados ontem, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que a cada mês afere a relação produção x cotação.
A evolução do VBP estadual é motivada pelo ganho observado na soja e no algodão, culturas que são carros-chefes do agronegócio local, e para esta safra exibem projeções de renda superiores ao ano passado, 10,35% e 25,60%, respectivamente. Além de preços mais elevados no mercado, as duas commodities também registram avanço na área plantada de uma safra para a outra. O Mapa avalia o desempenho das 20 principais culturas plantadas nos estados.
Em Mato Grosso, o VBP é formado em quase 100% pelas receitas da soja, do algodão, do milho segunda safra, da cana-de-açúcar e do arroz. Das cinco principais, apenas soja, algodão e o arroz têm estimativas positivas em relação ao ano passado. Milho que foi a vedete do VBP 2013 e que naquele ano ultrapassava pela primeira vez a receita do algodão, volta a ceder a posição à fibra e deve fechar o ano com faturamento 13,38 menor ao sair de um recorde de R$ 9,34 bilhões para R$ 8,09 bilhões. Apesar da queda, com exceção do ano passado, a renda projetada acima de R$ 8 bilhões está bastante superior à série histórica do cereal, em Mato Grosso.
A cana-de-açúcar perde 9,92% da sua renda na comparação anual, ao sair de R$ 1,31 bilhão para R$ 1,18 bilhão. O algodão passa de R$ 7,85 bilhões para R$ 9,86 bilhões (+25,60%), a soja de R$ 22,21 bilhões para R$ 24,51 bilhões (+10,35%) e o arroz de R$ 342,34 milhões para R$ 356,96 milhões, alta de 4,09%.
Agropecuária– O VBP também é constituído pela produção pecuária, que ao juntar as duas receitas – agrícola e pecuária – dá o titulo de maior renda para São Paulo, já que o Estado soma projeções de R$ 57,38 bilhões para este ano e Mato Grosso com R$ 56,18 bilhões, cifras que superam em 3,63% o VBP de R$ 54,21 bilhões do ano passado. A cifra projetada pelo Mapa, para o Estado, se confirmada, será a maior da série local, mesmo com projeção anual negativa à pecuária que deve encolher de R$ 12,10 bilhões para R$ 11,45 bilhões.
Dentro do VBP pecuário, o carro-chefe local é a bovinocultura, atividade em que o Estado também é campeão. Conforme o Mapa, a receita será negativa ao passar de R$ 8,83 bilhões para R$ 8,56 bilhões. Também têm projeções de VBP negativo a produção de suínos – de R$ 568,88 milhões para R$ 479,64 milhões e a avicultura – que segundo o Mapa deve encolher de R$ 2,09 bilhões para R$ 1,77 bilhão. Apenas a produção de leite exibe cenário positivo de geração de renda, o faturamento deve passar de R$ 603,48 milhões para R$ 635,31 milhões.
 Fonte Leia Lucas

sábado, 19 de abril de 2014

19 de abril- Dia do Indio

SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2014

19 de abril- Dia do Indio

Cidadania é um direitos de todos, todos os dias. Respeitar os índios é respeitar a história de todos brasileiros! #DiaDoÍndio #Respeito #Cidadania
Foto: Mário Vilela/Funai

‪#‎DiadoÍndio‬ foi escolhido internacionalmente em 19 de abril de 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na cidade Patzcuaro no México, com uma efetiva participação de comunidades indígenas.
O congresso contou com representantes de todos os países do continente americano e teve como objetivo debater assuntos relacionados às sociedades indígenas de cada país.
No Brasil, a data somente foi instituída em 19 de abril de 1943, devido aos apelos e intervenções formulados pelo Marechal Rondon, e no governo do Presidente Getúlio Vargas, foi promulgado o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943 que o tornava obrigatório.
Saiba mais sobre as políticas públicas voltadas à proteção e desenvolvimento dos povos indígenas no site da Funai-Fundação Nacional do Índiohttp://www.funai.gov.br/

FONTE POR UMA CULTURA DE PAZ

Lula receberá título honoris causa de universidade espanhola

Esse será o 27º título desse tipo recebido por Lula.

O ex-presidente Lula viajará na semana que vem à Espanha, onde receberá na quarta-feira seu 27º título de doutorado honoris causa, desta vez concedido pela Universidade de Salamanca, informou neste sábado o Instituto Lula. Em comunicado, o instituto afirmou que Lula viajará na terça à Espanha e, no dia seguinte, será homenageado pelo "Campus de Excelência Internacional", fundado em 1218 e uma das universidades mais antigas do mundo.

O instituto lembrou que a Universidade de Salamanca já entregou o título de doutor honoris causa a outras personalidades como o escritor português José Saramago, o economista de Bangladesh e Nobel da Paz Muhammad Yunus, e o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos, entre outros.

Segundo a universidade espanhola, citada no comunicado, Lula será homenageado pelo "impacto que a política educacional de seu governo teve, tanto no aumento da equidade social quanto na melhoria da eficiência". Os resultados, acrescenta o texto, foram "conquistados mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais menos favorecidos".

Depois da cerimônia, Lula viaja para Portugal, onde se reunirá na quinta-feira em Lisboa com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e com o presidente Aníbal Cavaco Silva. Na sexta, o petista participa da cerimônia pelos 40 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim à ditadura militar em Portugal, com a conferência "O 25 de abril visto desde fora", no Museu Oriente. Em seguida, retorna para o Brasil.  Informações da assessoria do Instituto Lula
Fonte> Amigos do Pesidente Lula