sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Neymar brilha, Alexis marca, e Barcelona vence dérbi por liderança histórica

Neymar é o homem dos clássicos do Barcelona na temporada 2013/14.Depois de ser protagonista contra o Real Madrid, há uma semana, o brasileiro brilhou de novo nesta sexta-feira...
Por Thiago Arantes, de Barcelona, para o ESPN.com.br- espn.com

Neymar é o homem dos clássicos do Barcelona na temporada 2013/14.
Depois de ser protagonista contra o Real Madrid, há uma semana, o brasileiro brilhou de novo nesta sexta-feira. Ele chutou, driblou, buscou jogo e deu uma assistência incrível para Alexis Sanchez marcar o único gol na vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol, no dérbi catalão.
O resultado coloca o Barcelona em um lugar especial na história da Liga Espanhola. Com os três pontos, o clube chega a 34 e já garante a liderança até o fim da 12a rodada. Assim, o clube terá liderado 50 jornadas seguidas - é a primeira vez que a equipe catalã consegue a marca. Apenas o Real Madrid (53, em 1986-87-88) foi mais hegemônico.
No primeiro tempo, o Barcelona de Tata Martino fazia lembrar o estilo de jogo da equipe de Guardiola e Tito Vilanova. A equipe mantinha a bola, dominava as ações e acuava o rival na defesa.
Com giros constantes da bola e passes rápidos entre o meio e o ataque, o Barcelona não demorou para criar a primeira chance, com Alexis Sánchez. Mas o chileno - que vive sua melhor fase desde que chegou ao clube -, chutou nas mãos do goleiro.
Pela esquerda, como sempre, Neymar se apresentava para a partida. O brasileiro buscava o jogo com Iniesta e encostava em Messi para criar chances. Foi de uma tabela entre ambos que surgiu mais uma boa oportunidade, aos 23 minutos - Alexis, de novo, perdeu.
Cinco minutos depois, aos 38, o chileno teve mais uma chance. Iniesta fez grande lançamento para Daniel Alves, que escorou de cabeça para o meio. O voleio de Alexis parou na defesa.
Como também pararam na defesa duas tentativas de Neymar, num resumo quase preciso do que foi o primeiro tempo - um Barcelona dominante, mas que não conseguia superar o bloqueio do rival.
Quase preciso porque, aos 35 minutos, o Espanyol teve, sim, uma grande chance. Mas o chute de Victor Sanchez foi parado pelos pés de Valdés, que saiu de carrinho para fazer uma defesa complicada, sua primeira grande intervenção na partida; mais uma na brilhante temporada de despedida.
O primeiro tempo terminou com 83% de posse de bola do Barcelona, que parecia o time dos últimos anos, com seus defeitos e qualidades.
A segunda etapa começou em ritmo parecido. O Barcelona dominava, tocava a bola no campo de ataque, mas não conseguia romper o bloqueio defensivo do adversário. Faltava um último passe, uma finalização certa, algo para abrir o cadeado montado por Javier Aguirre no Espanhol.
A solução saiu dos pés de Neymar. O brasileiro já havia tentado um chute com efeito, aos 17 minutos, mas a bola foi pra fora. Aos 22, ele optou pelo passe. E que passe.
Com um toque de chapa, com a perna direita, Neymar mandou a bola por debaixo das pernas de dois rivais. A bola fez uma trajetória improvável e, na linha da pequena área, encontrou Alexis Sanchez pronto para mandá-la para o gol.
Foi a sétima assistência de Neymar na Liga. Foi o sétimo gol de Alexis na competição. Neymar, agora, é o melhor assistente do torneio, ultrapassando o companheiro Césc Fábregas e Koke, do Atlético de Madri.
Alexis, por sua vez, é a certeza de gols nos últimos jogos. Ele marcou contra o Real Madrid, contra o Celta e diante do Espanyol.
No contraponto, Lionel Messi chegou a três jogos inteiros sem marcar pela Liga. O argentino movimentou-se bem no primeiro tempo, mas no segundo, bem marcado, teve menos efetividade.
Um brilho que ele tentará buscar na próxima quarta-feira, quando o Barcelona receberá o Milan, pela quarta rodada da fase de grupos da Champions League. No primeiro jogo entre as duas equipes, na última terça, Messi marcou no empate por 1 a 1.
Mas, nesta sexta-feira - como no clássico de sábado - o Barcelona foi de Neymar e Alexis.
Fonte: MSN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário