sábado, 14 de setembro de 2013

Lucas: empresário diz que prefeito não ficaria com terrenos; Pivetta fala em "jogo baixo"

Lucas: empresário diz que prefeito não ficaria com terrenos; Pivetta fala em "jogo baixo"
Fonte: Só Notícias/Editoria com Altair Anderli, de Lucas Rio Verde (foto: Só Notícias)

Foto
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, negou, há pouco, em entrevista coletiva, que tenha pedido 5 lotes para liberar obras de um loteamento que está sendo aberto. Ele acusou o empresário e ex-vereador Elder Biazus de ter ido a prefeitura pressionar para o município bancar os custos da obra e gravou uma conversa que teve com Pivetta. O prefeito diz que uma emissora de TV, que exibiu a gravação, fez "montagem" para tentar iludir a população e prejudicá-lo. Ele classificou de "jogo baixo e ilegalidade que, em breve, a justiça vai esclarecer. São únicos caminhos que tenho para rever prejuízos moral que tive".
Na gravação veiculada, conforme Só Notícias já informou, Pivetta aparece falando: "só vamos acertar com alguém que vá fazer esta obra". Na sequência, fala "é cinco lotes que vai dar".
Otaviano disse que a conversa com Biazus ocorreu no dia 10 de julho. "Neste dia, eu estava cansado deste sujeito vir aqui tentando obter vantagens. E coloquei em ação o agente político que tem dentro de mim. Expliquei que não iríamos fazer obra da avenida, que iríamos investir em outras áreas no município", e que o asfaltamento neste local "não é de interesse social, mas dos investidores do loteamento que vão obter lucros com o negócio que tem".

"Mas entendi que precisava ajudar, como prefeito, para acabar a pendenga entre eles, que são sócios. Sugeri que vendessem lotes necessários para fazer investimentos (abertura e asfaltamento da avenida dentro do loteamento). Sugeri que o sócio, dono da Eterra, Ilvo Daga, entrasse com metade do investimento para refrescar o bolso do senhor Biazus, que não queria gastar e queria que o município gastasse. Expus que eles tinham quase 300 lotes. Vocês precisam de 4 ou 5 lotes para bancar investimentos na infraestrutura. Ele (Biazus) me pediu. "É para prefeitura"?. Eu disse que não é para prefeitura. Faça direto com o loteador. Se você não tem capacidade eu posso te ajudar", rebate Pivetta.

O prefeito disse ainda que tentou "convencer o Daga, que é testemunha, e ele ficou firme dizendo que o compromisso era do Biazus. Disse: vocês acabam com esta pendenga e param de encher o saco. Tentei sensibilizá-los", expôs Pivetta. O gestor disse ainda que Biazus não estaria cumprindo sua parte no negócio e o outro sócio pressionava ele.

O prefeito acrescentou que, durante a conversa com Biazus na prefeitura, "não estava sozinho, o Girotto (ex-secretário de Gestão) estava na sala. Minha conversa foi para entregar e ou 5 lotes para o construtor que está fazendo o loteamento deles fazer as obras", afirmou. "Eles fizeram gravação e fizeram montagem para tentar iludir a sociedade que o Otaviano tivesse pedido 4 ou 5 lotes para assinar o alvará e liberar o loteamento. Ele classificou a denúncia feita na TV de "perversão e desonestidade que este jornalista cometeu contra mim". Ele também acusa a emissora de exigir dinheiro para não veicular a gravação e que registrou o caso na delegacia.

Otaviano Pivetta também afirmou, durante a entrevista, que recentemente doou parte de uma área particular, "40 mil metros quadrados, para construir escola técnica, próximo ao loteamento. "Isto representa 90 lotes e me acusam de pedir 1,2 mil metros. Não tem sentido !", rebateu. "E agora vem este senhor desqualificado (apresentador de tv) me acusa com montagem criminosa e este empresário de meia tigela de pedir vantagem", desabafou.
Outro lado
Procurado por Só Notícias, o empresário Elder Biazus disse, que "em nenhum momento", Pivetta pediu os terrenos em benefício próprio. "Ele iria arrumar alguém para fazer (obra), não sei quem, e receber terrenos como pagamento. Não estou incriminando o prefeito e tenho admiração pelo trabalho político que ele faz", declarou.
Biazus confirmou que foi a prefeitura e falou com o prefeito. "Gravei a conversa porque ele havia dito, em outra ocasião, que não iria fazer a obra porque eu não tinha ajudado ele na eleição. Expus a ele (Pivetta), com base de lei em 2009, que estava previsto o poder público fazer obras de eixos estruturantes (asfaltamento de vias) e que constam no Plano Plurianual (PPA). Então, fui solicitar que eles fizessem a obra. Ele disse que não iria fazer porque não havia lei. Então, pediu 4 a 5 terrenos para que fossem feitas as obras, para alguém que iria fazer as obras. Na minha concepção, os terrenos não ficariam para a prefeitura, seriam para quem fizesse. Eu acredito que ele (Pivetta) não iria ficar com os terrenos", emendou. "Não sou responsável por outros que interpretaram de forma contrária o conteúdo da gravação", afirmou.
"O que quero é que a prefeitura faça a obra porque existe previsão em lei ou que me autorize para fazê-la para, posteriormente, serem liberados alvarás para construção de residências". Biazus acusa a prefeitura de já ter feito eixos estruturantes em loteamentos "beneficiando ex-secretários. Eles fizeram uma lei só para eles ?", questiona.
Um diretor da emissora de TV acusada de montagens disse, ao Só Notícias, que não houve distorção do conteúdo gravado.
(Atualizada às 13:55h)
fonte sonoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário