sábado, 3 de julho de 2010

Eleições 2010:Nenhum político de MT registrou candidatura; prazo termina na 2ª



  A três dias do término do prazo para registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral, nenhum candidato a cargo eletivo em Mato Grosso realizou o procedimento. O prazo termina nesta segunda (5), às 19h. O site do Tribunal Superior Eleitoral aponta que o Estado do Rio Grande do Sul é o mais adiantado até agora e já conta com 38 registros a deputado estadual, 38 a federal, dois senadores e seus respectivos suplentes, um a governador e outro a vice. Os presidenciáveis também devem deixar a confirmação para última hora.  O Tribunal Regional Eleitoral realizou atendimento aos partidos até a última sexta e retoma os registros de candidatura segunda. Neste sábado e domingo, a secretaria Judiciária realiza plantão de atendimento para esclarecer dúvidas sobre como realizar o procedimento. Servidores atenderão os representantes dos partidos políticos ou coligações das 14h às 19h. A ideia é oferecer orientações quanto à documentação necessária e utilização do sistema Candex. Durante o plantão, os representantes dos partidos políticos ou coligações também poderão tirar dúvidas pelos telefones 3648-8149/8041/8017.
   Na hipótese do partido ou da coligação não requerer o registro de seus candidatos, poderão fazê-lo no prazo de 48 horas seguintes à publicação do edital de pedido de registro de seu partido ou coligação de referência, pelo TRE. Entre os documentos a serem entregues pelos partidos ou coligações, estão as atas das convenções; declaração de bens do candidato que deve ser impressa pelo Candex; fotografia recente, obrigatoriamente digitalizada e anexada ao Candex; comprovante de escolaridade; prova de desincompatibilização, quando for o caso; propostas defendidas pelos candidatos a governador, entregues em uma via impressa e outra digitalizada e anexada no Candex, e certidões criminais (apresentadas em uma via impressa e outra digitalizada e anexada ao Candex).
   O TRE avalia a validade de todas as candidaturas e julga se o candidato está apto ou não em 48 horas. A partir da próxima terça (6), a propaganda elitoral já será permitida por meio de comícios, uso de carros de som e divulgação das campanhas pela internet. Até as 22 horas do dia que antecede a eleição, também é permitida a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som transitar pela cidade divulgando jingles ou mensagens dos candidatos.



Simone Alves

fonte: Rdnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário