sábado, 23 de março de 2013

Em programa de rádio, delegado lamenta pouco efetivo para combater criminalidade em Lucas

Em 23 de março de 2013 as 15h15

Marcelo Torhacs cita que falta de apoio tem dificultado dar uma resposta imediata à sociedade
Fonte: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery
 
Crédito: ExpressoMT

O pouco efetivo das forças de segurança não tem assegurado a condição de dar uma resposta imediata à população luverdense. A opinião é do delegado Marcelo Torhacs que lamentou ter visto a quantidade de investigadores atuando em Lucas do Rio Verde diminuir enquanto a população do município cresce ano após ano. Torhacs participou de um programa matinal da Rádio Regional neste sábado e falou sobre a necessidade de dar uma resposta mais imediata à população em relação aos crimes que têm ocorrido nos últimos meses.

Torhacs está em Lucas do Rio Verde há três anos. Antes, atuou por dois anos em Tapurah e nesse período acompanhou o trabalho da Polícia Civil. Ele diz que ao invés de manter, o número de efetivos foi reduzido nesse período, mesmo havendo cobrança junto ao Governo do Estado. O delegado lembra que os vários segmentos sociais e políticos de Lucas do Rio Verde têm cobrado melhoria no efetivo, porém a resposta do governo estadual é sempre a mesma, tirando a esperança de vinda de investigadores e escrivães ao município.

“Lucas é a quarta ou quinta economia do Estado, uma cidade pujante, e precisa de um olhar diferenciado. Nós não podemos tratar os desiguais, e essa cidade é desigual pela sua exuberância, pela sua potencialidade, não pode jogar Lucas do Rio Verde numa vala comum”, reclamou, ressaltando que não se pode chegar ao caos, com registros de homicídios, roubos a cada semana, citando a realidade de outros municípios vizinhos, como Sinop e Sorriso, onde esse tipo de crime tem sido mais frequente.

Indignado, o delegado citou o caso de menores que têm sido frequentemente apreendidos que mesmo depois de reiteradas passagens pela delegacia ganham liberdade voltando a praticar delitos. Como exemplo, o caso dos três jovens que praticaram assalto no início da semana e colocaram uma família do bairro Pioneiro na mira de armas de fogo. Mesmo diante do ato truculento, o trio (detido após esforços dos investigadores) ganhou liberdade.

Durante a entrevista, o delegado afirmou que o problema envolvendo o consumo e o tráfico de drogas não se restringe às camadas mais baixas da população. As classes média e alta, conforme a autoridade policial, consomem até mais drogas e financiam o tráfico. “Muitas vezes ouvimos jovens clamando por paz social, por justiça e as vezes temos uma ou outra informação desse ou daquele jovem. Na verdade é uma hipocrisia danada, pois aquele filhinho de papai está financiando o tráfico de drogas, que é muito cruel”, lamentou. Torhacs acrescentou os usuários de classe média/alta têm recursos dos pais para financiar, enquanto os da classe baixa acabam recorrendo a furtos e até roubos para financiar o vício.

“Precisa haver um replanejamento envolvendo outros setores. A Polícia não pode ser culpada única e exclusivamente pelo crime acontecer. Ela pode ser penalizada se não fizer nada”, destaca, chamando a atenção para a necessidade de envolvimento social para evitar a incursão dos jovens no mundo das drogas. “É inaceitável que 10, 11 horas da noite crianças e adolescentes estejam em praças públicas, conversando, consumindo bebidas alcoólicas e drogas. Aonde estão seus pais?”, indagou.

Sobre o crime ocorrido na quinta-feira, quando Diogo Nunes morreu após ter o seu carro roubado por três jovens, o delegado lamentou o fato e disse que os três adolescentes confessaram apenas a intenção de roubar Nunes e dois amigos que ouviam som automotivo na Avenida Amazonas. Porém, o despreparo e uma sucessão de erros terminaram em tragédia. Marcelo Torhacs disse que o jovem de 19 anos deverá responder por latrocínio e que espera que os dois jovens de 16 e 17 anos (um deles assumiu a autoria dos disparos) possam ser internados o mais breve possível, ressaltando as dificuldades em encontrar vagas nos centros sócio-educativos do Estado. “Não há nenhuma possibilidade, a nosso ver, desses menores ficarem em liberdade. Isso geraria um risco absurdo a ordem pública, que já foi abalada”, alerta. “A soltura dos adolescentes seria um atestado total de incompetência do Estado em solucionar e dar uma reprimenda a esses adolescentes”.

Atualmente a Delegacia de Lucas do Rio Verde conta com 10 investigadores. Em razão do reduzido efetivo, a Polícia Civil trabalha com prioridades. O ideal seria que a Polícia Civil contasse com pelo menos 20 investigadores para atender o município que tem em média 55 mil habitantes.

“Nossa necessidade não é o prédio, que hoje é um dos melhores do Estado, não é viatura, temos três viaturas excelentes, a nossa grande deficiência, da Polícia Civil, é recurso humano, faltam investigadores”, resumiu.

Desabafo
O delegado concluiu a entrevista com a voz embargada, citando que vai continuar seu trabalho, mesmo contando com menos colaboradores do que esperava contar. Marcelo Torhacs fez questão de elogiar a competência e integridade de seus comandados, citando que já passou por outras delegacias e que diante disso pode avaliar a qualidade da equipe que coordena em Lucas do Rio Verde.

“Nesse momento, se a cobrança continuar, e com razão, teremos chamar a esse debate os colegas do Ministério Público, do Poder Judiciário, eles tem que vir, eles também têm responsabilidade”, destacou o delegado, citando que a Delegacia é o primeiro elo da ‘linha de produção’ que depende ainda do Ministério Público e Poder Judiciário que atuam na função de garantir justiça à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário