quinta-feira, 28 de março de 2013

Novo conselho de segurança quer guarda Municipal armada em Lucas

Novo conselho de segurança quer guarda Municipal armada em Lucas
Foto por: Leia Lucas

O advogado criminalista Alexandre Andrade é o presidente empossado nesta quarta - feira no Conselho Municipal de Segurança. Como órgão deliberativo, o conselho sempre cobrou do governo do estado a vinda de mais policiais militares e civis para Lucas, alem de outras ações planejadas pelo conselho. Não existe porém, uma reserva do ultimo concurso publico para policiais, o que acaba sacrificando as equipes de rua em todo o estado de Mato Grosso.


Uma alternativa que o poder público municipal encontrou foi a convocação de mais guardas municipais aprovados no ultimo concurso publico, o que vai facilitar na hora de programar a ronda. Os dez agentes que estão chegando vão aumentar o efetivo na rua. Dentro da atribuição que é o transito, o aumento no numero de carros e população tem complicado o trabalho da Guarda. Indiretamente a GMT ajuda na área de segurança pública, comunicando situações flagradas durante as rondas às policias.


Considerando que a segurança publica é obrigação do estado, e o município só pode reivindicar, o conselho tem buscado apoio em entidades representativas em busca de encorpar os pedidos ao governo estadual.


Está em discussão nesse momento a guarda municipal armada. O estatuto do desarmamento determina que municípios com mais de 50 mil habitantes já pode ter uma guarda armada.


O presidente do conselho lembrou que no artigo 301 do código penal diz que qualquer do povo pode prender em flagrante, então a guarda municipal também pode, e tem amparo legal para fazê-lo. Só depende de mudanças na legislação do município e do estatuto da guarda.


A criação efetiva de uma guarda municipal armada poderá acontecer somente depois que os agentes passem por um treinamento para fazer o uso das armas.


O ex presidente do conselho Edu Pascoski avaliou como positivo desempenho do conselho pelo respaldo dado pela administração municipal em conduzir o órgão.


Edu reclamou do que ele chamou de falta de compromisso do governo do estado com a sociedade mato-grossense. Segundo Edu, o governo demora em convocar outro concurso público para policiais, e o déficit hoje seria em torno de 2 mil policiais. “Em um momento em que se aproxima a Copa do Mundo, eu tenho medo que o estado leve todos os policiais do interior para fazer a segurança da copa. O tempo está passando e em 2014 não poderá haver concurso público. Vai ser um caos se isso acontecer”, finalizou Edu, que trabalhou na campanha do atual governador Silval Barbosa em Lucas.
 Fonte: Leia Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário