quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ex-prefeito de Lucas Marino Franz e família de ministro Neri Geller são alvos de operação em MT

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (PSDB) e na residência de familiares do ministro Neri Geller. E cumpriu ainda um mandado de prisão preventiva contra o fazendeiro Odair Geller, irmão do ministro. A ação é resultado a “Operação Terra Prometida”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) em dez municípios de Mato Grosso e em outros três estado, sendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

De acordo com as informações, as cidades mato-grossenses onde estão sendo deflagrada a operação é em Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde. Especulações informam que uma das residências envolvidas na operação era do ex-prefeito de Tapuráh, Milton Geller, também irmão do ministro

Ao todo serão cumpridos 52 mandados de prisão preventiva, 146 mandatos de busca e apreensão e 29 medidas proibitivas.


O objetivo é investigar as irregularidades apontadas pela imprensa envolvendo terrenos destinados à reforma agrária. Entre os suspeitos estão oito servidores públicos. A investigação descobriu ainda uma organização criminosa com atuação em Lucas do Rio Verde e Itanhangá. A quadrilha tinha como objetivo reconcentração fundiária de terras da União.


Os fazendeiros, empresários e grupos do agronegócio usavam do poder econômico para coagir parceleiros que ambicionavam lotes de 100 hectares. Cada um estava avaliado em R$ 1 milhão.


Conforme o documento, a organização utilizou por dez anos documento falsos, ações de vistoria simuladas, termos de desistência fraudados e, dados inverídicos informados no Sistema de Informações de Projetos de reforma Agrária (Sipra/Incra). O esquema contava com apoio de pessoas ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itanhangá e do serviço social da prefeitura. Esses eram os responsáveis pela falsificação das cartas de desitências e declaração de aptidão ao Incra.

Conforme a lista da PF, as prisões deverão ser decretadas contra os seguintes nomes:

Natal Aparecido Deliberalli, Élio Faquinello, Éder Frizo Faquinello, Jesus Valdomiro Selzlien, Holivar A. da Silva Braga (Verdinho), Gustavo Dassoler, Bento Sangioto, Wanderley Pastro, Marino José Franz, Silvestre Caminski , Rui Schenkel, Donizete Casavechia, Antônio Adi Mattei, Odair Geller, Milton Geller, Agildo Tadeu Prates, Jorge Luiz Denicolo, Valdir Sbabo, Delfino Casavechia, César Tiago Prediger, Valter Ambiel, Leciano Pedro da Silva, Vanderlei Proenço Ribeiro, Valmir João Fungueto, Joelson Nicoletti, Oscar Versari, Osmar Versari, Luiz Bento Versari, Fernando Priori Zanatta, Francisco da Rosa, Elizeu de Oliveira, Gentil Piana, Jeová Pereira, Ademir Borin, Lirio Lopes, Isaias Neri Tobaldini, Edu Pascoski, Valdir Niquelin.
Da Redação
Fonte: Nortao Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário