sábado, 29 de novembro de 2014

O Globo cita ministro Geller; PF emite nota e nega investigação


» Terra Prometida
Por Redação Midia News em 29 de Novembro de 2014 ás 08:28
Reprodução
A Polícia Federal emitiu uma nota à imprensa, no início da noite desta sexta-feira (28), contestando uma reportagem do site de O Globo, que afirma a investigação da operação Terra Prometida, apontaria envolvimento do ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB). 

Segundo O Globo, as investigações sobre grilagem de terras destinadas à reforma agrária em Mato Grosso "podem complicar a situação" do ministro da Agricultura, Neri Geller (PMDB). 

"Testemunhas ouvidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público apontam o envolvimento do ministro com a apropriação de lotes que, pelo programa do governo federal, seriam destinados a agricultores sem terra. Trechos sobre os supostos vínculos do ministro com os desvios do programa já foram enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF)", diz o jornal (leia íntegra abaixo).

Em outro trecho, os jornalistas Jailton de Carvalho e Adriana Mendes relatam que "ao menos duas testemunhas ouvidas durante as investigações da operação implicam o ministro no caso". 

"Em depoimento dado no dia 12 de agosto deste ano ao Ministério Público, o posseiro Adair dos Santos confirmou que foi funcionário do ministro nos lotes 92 e 93 do assentamento Itanhangá, onde ocorreram os crimes de grilagem de terra investigados na operação. O assentamento é considerado um dos maiores e mais valorizados do mundo, com cada um dos seus 1.149 lotes avaliados em mais de R$ 1 milhão", diz a reportagem.

Fora da investigação

Segundo a nota da PF, "o inquérito da operação não investigou o Ministro da Agricultura nos crimes ali apurados". 

A nota diz também que o Ministério Público Federal no Mato Grosso "submeteu a aludida apuração ao Supremo Tribunal Federal que, após análise, devolveu os autos à primeira instância para prosseguimento da operação".

Por fim, a nota esclarece que o juiz federal Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, ao receber a investigação do STF, expediu os mandados que foram cumpridos pela PF. Ele não citou ou decretou qualquer medida contra o ministro. 

Confira a nota da Polícia Federal na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

Brasília/DF – Em referência à matéria “Investigação aponta envolvimento de ministro com fraude em terras para reforma agrária”, do jornalista Jaílton de Carvalho, veiculada pelo site do jornal O Globo, a Polícia Federal informa:

1 – O inquérito policial da referida operação não investigou o Ministro da Agricultura nos crimes ali apurados;

2 – O Ministério Público Federal no Mato Grosso submeteu a aludida apuração ao Supremo Tribunal Federal que, após análise, devolveu os autos à primeira instância para prosseguimento da operação;

3 – O juiz federal do caso, ao receber a investigação do STF, expediu os mandados que foram cumpridos pela PF.

Fonte: www.midianews.com.br
 COm Leia Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário