domingo, 22 de maio de 2011

Sete municípios de Mato Grosso entram na “lista suja” do desmatamento

Edilson Almeida
Redação 24 Horas News



Pelo menos mais sete municípios de Mato Grosso devem entrar na chamada “lista suja” do desmtamento. São eles: Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Cláudia, Santa Carmem, Tapurah e Nova Mutum. A lista bloqueia novas autorizações para corte de vegetação nativa e aplica punições aos desmatadores, além de receber um monitoramento de fiscalização por parte das forças de segurança, lideradas pelo sistema de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).


A inclusão dos sete municípios na “lista suja” dos desmatamentos foi discutido no Gabinete de Crise do Governo Federal. As sete cidades – de nove listadas na Amazônia - e registraram o maior ritmo de desmatamentos nos últimos meses. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em março Mato Grosso foi o Estado que mais contribuiu para a perda da floresta, com 480,3 km2 de área desmatada – o que representa 80,9% de tudo o que foi desmatado.


As Forças Armadas deverão  participar do combate ao desmatamento em Mato Grosso, atuando no bloqueio da comercialização de madeiras exploradas ilegalmente no Estado. O governo de Mato Grosso colocou, como parte da Operação Disparada, cerca de 800 homens para procurar, no interior do Estado, desmatadores. "A meta é desmate ilegal zero", afirma o superintendente do Ibama, Ramiro Martins Costa.
A região mais crítica está no médio norte do Estado, perto de município de Sinop. Até esta quinta-feira, o sistema de detecção de desmatamento em tempo real usado pelo Governo apontou 120 polígonos de grandes desmatamentos. Ao todo, 66 áreas no Estado estão embargadas. Desse total, 16 áreas embargadas pela Secretaria de Meio Ambiente. O Ibama embargou mais 50, totalizando 19.455,24 hectares.
Até as 18 horas de hoje, somente na região de Sinop, o Ibama havia embargado uma serraria, apreendido um barco, sete caminhões, oito motosserras, 40 máquinas pesadas (esteiras, tratores de grande porte, colheitadeiras) e 3.020,07 metros cúbicos de madeiras em tora.  Dois helicópteros e um avião bimotor estão sobrevoando a região.



fonte: 24 horasnews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário