quinta-feira, 16 de maio de 2013

Papa Francisco prega contra “ditadura da economia”

Por Redação, com Reuters - Vaticano



O papa Francisco lançou nesta quinta-feira um forte chamado por uma reforma financeira mundial
O papa Francisco lançou nesta quinta-feira um forte chamado por uma reforma financeira mundial
O papa Francisco lançou nesta quinta-feira um forte chamado por uma reforma financeira mundial, condenando a insensível “ditadura da economia” e dizendo que a crise econômica piorou a vida de milhões de pessoas em países ricos e pobres.
- O dinheiro precisa servir, não governar – disse o papa a embaixadores no primeiro discurso importante sobre o assunto desde sua eleição, em março. Ele também defendeu que os governos assumam maior controle sobre suas economias e protejam os mais fracos.
A crise econômica, segundo o papa, criou medo e desespero, reduziu a alegria de viver e contribuiu com a violência e a pobreza, já que mais gente tem sobrevivido de maneiras “indignas”.
Existe, acrescentou o papa, “a necessidade de uma reforma financeira por critérios éticos, o que produziria por sua vez uma reforma econômica para benefício de todos”.
- Criamos novos ídolos. O culto ao bezerro dourado de antigamente encontrou uma imagem nova e insensível no culto ao dinheiro e na ditadura de uma economia que não tem rosto e carece de qualquer objetivo verdadeiramente humano – afirmou.
O papa se referia ao livro bíblico de Êxodo, segundo o qual os israelitas veneravam um bezerro dourado enquanto Moisés estava no topo do monte Sinai recebendo os Dez Mandamentos.
O antecessor de Francisco, Bento XVI, também costumava defender mudanças nos sistemas econômicos, mas costumava fazer isso num denso linguajar intelectual. Francisco pareceu manifestar opiniões muito pessoais, forjadas na sua experiência com comunidades carentes da Argentina, seu país natal.
Desde o início do seu pontificado, o papa tem manifestado o desejo de que a Igreja defenda mais os pobres e seja mais austera. O mesmo, sugeriu ele, deveria valer para os governos nacionais.
- Enquanto a renda de uma minoria está crescendo exponencialmente, a da maioria está desmoronando – afirmou. “O desequilíbrio resulta de ideologias que preservam a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira, e assim negam o direito do controle aos Estados, que estão por sua vez encarregados de zelarem pelo bem comum.”
Sobre os mercados financeiros, ele disse: “Uma tirania nova, invisível e às vezes virtual está estabelecida, a qual impõe unilateral e irremediavelmente suas próprias leis e regras.” Em muitos casos, afirmou Francisco, o valor das pessoas é definido por sua capacidade de consumo.
by Correio do Brasil
Fonte: Guerrilheiros Virtuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário