segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pastagem degradada é debatida durante Acrimat em Ação

 
As novas tecnologias desenvolvidas para pecuária de corte são alternativas para melhorar produtividade e renda e o “Acrimat em Ação 2013” busca apresentar as principais vias existentes aos pecuaristas em Mato Grosso. Na região Norte, nos municípios de Alta Floresta e Colíder, as palestras sobre pastagem, medicamentos, Código Florestal e mercado despertaram atenção dos participantes do projeto.
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) está percorrendo a Rota 4 do maior programa da pecuária de corte no Estado. Em Alta Floresta, foram mais de 100 pecuaristas participando do evento para debater sobre as demandas da cadeia da carne. O representante da Acrimat na região, Celso Bevilaqua, afirma que a iniciativa da associação é muito importante para aproximar os produtores das tendências e informações que envolvem a pecuária.
A região Norte do Estado tem enfrentado problemas com a morte súbita das pastagens e uma das alternativas encontradas pelos produtores é a agricultura, porém o investimento é alto e nem sempre possível. O pecuarista Mário Wolf explica que para fazer a reforma ou recuperação do pasto é preciso renda, o que está comprometida justamente devido aos problemas de pastagem. “Sem o dinheiro, o pecuarista busca crédito em linhas especiais, porém muitas vezes os empréstimos não são realizados devido à burocracia ou problemas nos bancos”.
O palestrante e engenheiro agrônomo, Augusto Ferraz, detalha que a morte da pastagem pode em decorrência do acúmulo de água na terra, o que impede a raiz de respirar, ou devido à ação de fungos e que a solução é fazer a reforma e plantar outra espécie de capim.
O pecuarista de Colíder, Noburo Tomiyoshi, revela que somente com informações e tecnologia é possível aumentar a renda do produtor. “Chegamos aqui há vinte anos e na época a terra era muito fértil. Agora os pastos estão morrendo e precisamos adotar técnicas para melhorar a qualidade da pastagem e assim a produtividade”.
fonte: expressomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário