terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Piloto que sumiu pode ter sido sequestrado pelo tráfico

Sinal do avião teria sido captado pela Anac nas proximidades da Bolívia

Juína News/MidiaNews
Clique para ampliar
Polícia Civil investiga a hipótese de César (detalhe) ter sido levado para a Bolívia
MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO
O piloto de avião Paulo César Bertoncini, 30 anos, que está desaparecido desde domingo (1º), após decolar do aeroporto de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá), pode ter sido sequestrado e levado para a Bolívia

O sinal do avião de "Paulinho Pium", como ele é conhecido, foi localizado pelo radar da Anac (Agência Nacional de Avião Civil) na região de Alta Floresta do Oeste, no Estado de Rondônia, próximo à Bolívia.

A informação foi repassada ao site Juína News por um piloto que é amigo da família de Paulo César.

O piloto desapareceu após decolar em um monomotor Cessna 206, prefixo VIM, sem prestar informações sobre o plano de voo.

O jornalista Marcos Diperes, que conversou com o amigo da família de Paulo César, disse que repassou as informações ao delegado de Juína, Rodrigo Rufatto. O piloto não quis se identificar.

Ainda de acordo com informações do site, o piloto pode ter sido sequestrado em Juína por traficantes.

O delegado Rufatto trabalha com a hipótese inicial de roubo da aeronave, seguido de sequestro. “Mas, as informações são com base em conjecturas e ainda precisam ser confirmas”, explicou.

O policial também disse que recebeu as informações sobre o sinal do avião de Pium, que teria sido detectado pela Anac, nas proximidades da fronteira com a Bolívia. Rufatto acrescentou que investiga essa informação.

Alvo de traficante

O piloto Alípio Pelusch Manhãs, que atua há 15 anos no setor, disse que o avião pilotado por Pium é muito visado por traficantes.

“É uma aeronave nova e muito utilitária. Ela é bastante versátil, pois, ao mesmo tempo em que é um avião pequeno, tem a capacidade de carregar muita carga, além de fazer, com facilidade, pousos em pistas curtas. Ou seja, é um prato cheio para os traficantes”, disse o piloto.

Segundo ele, tudo indica que a aeronave foi roubada.

“Se tivesse acontecido um acidente, o avião já teria sido localizado, por causa do aparelho de localização de emergência, o ELT. Esse aparelho é acionado por impacto. Se fosse desvio de rota, ele também já teria chegado a Cuiabá. Então, tudo leva a crer que foi um roubo, seguido de sequestro”, observou Alípio.

Ele disse que conhece Paulo César Bertoncin, e que conversou algumas vezes, de maneira bem informal, com o piloto desaparecido.

“Era um piloto novo, mas muito bem qualificado. Ele também aparentava ser uma pessoal normal, sem desvios de comportamento”, destacou.

Paulo César trabalha como piloto particular do prefeito de Juara (709 km ao Norte da Capital), Edson Piovesan.

O caso


O piloto decolou, de forma inesperada, da pista de pouso de Juína, no último domingo (1º), por volta das 7 horas.

De acordo com o delegado Rufatto, Paulo César estava encarregado de pegar passageiros que vieram de Colniza e fizeram uma escala no aeroporto de Juína. Do munícipio, Cézar devia levar os passageiros para a Capital.

“Mas, antes que os passageiros chegassem à pista de pouso de Juína, César decolou com a aeronave. Até onde sabemos, ele estava sozinho no avião”, disse o delegado.

Leia mais sobre o assunto:
 FONTE: MIDIA NEWS
Polícia investiga o sumiço de piloto no interior de MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário