Com avaliação positiva por parte dacomunidade escolar e pela Secretaria de Educação, o projeto-piloto que implantou a escola em tempo integral na Érico Veríssimo será ampliado em Lucas do Rio Verde. A partir de 2014 o projeto se transforma em programa pedagógico e vai atender outras escolas da rede municipal, localizadas na zona urbana e na área rural. O número de alunos atendidos passa dos atuais 270 para quase 1000 alunos.
A cerimônia de lançamento do Ser Integral aconteceu na noite deste sábado na quadra do ginásio Rio Verde, bairro Rio Verde. No local a comunidade pode conhecer um pouco do resultado do primeiro ano de funcionamento da escola em tempo integral. Ao longo de 2013, os alunos desenvolveram diversas atividades no contra-turno escolar. O resultado foi exposto em projetos elaborados nas mais diversas áreas e também na apresentação de talentos, como os exercícios de yoga e as aulas de violão.
Para a secretária de Educação, os avanços com a escola em tempo integral foram bem avaliados. Elaine Benetti Lovatel explicou que mesmo diante do temor criado pela inovação, a administração municipal apostou no sucesso da iniciativa que contribuiu para o crescimento dos alunos. “Estávamos muito confiantes nessa equipe. A Érico Veríssimo é uma escola em que os servidores são muito participativos, se envolvem muito no processo todo. As inquietações do início do ano aos pouquinhos foram se acalmando e a gente começou a perceber, junto com os professores, o resultado no desempenho dos alunos”, declarou Lovatel.
A diretora da escola Érico Veríssimo, Hosana Caetano, avaliou como altamente positiva a experiência desenvolvida ao longo do ano. Ela citou que os avanços foram sentidos no dia a dia escolar. “Mas ao final de tudo você começa a perceber que, por mais que percebeu durante o ano, muita coisa foi conquistada. Você vê crianças que não conseguiam desenvolver integralmente terem essa possibilidade. Realmente nós estamos hoje muito felizes”, pontuou.
De acordo com a gestora, a educação caminha nesse sentido, buscando desenvolver de forma integral a criança. “A escola em tempo integral possibilita isso”, argumentou, destacando que com o ensino em tempo integral as crianças se sentem seguras e desenvolvem o lado intelectual com mais naturalidade.
O estudante Alexsandro Lopes Freitas Junior, de 11 anos, cursa o quinto período. Ele aprovou o ensino em tempo integral. O adolescente ressalta que o aprendizado ao longo do ano foi produtivo. "Antes, quando vivia na minha cidade, não conseguia fazer tudo isso”, avaliou o estudante que morava em Belém, capital do Pará.
Marcela Luersen, estudante de 10 anos, afirmou que antes do ensino em tempo integral ficava com parte do tempo ocioso. No chamado contra-turno escolar, os alunos podem desenvolver diversas habilidades. “Foi muito positivo”, comentou, apontando a reciclagem e a contação de estórias como suas atividades favoritas.
Lia Mara Tavares, mãe de Marcela, também é professora na escola Érico Veríssimo. Na sua análise, todos ganham com a escola em tempo integral, pois o trabalho dos professores têm resultados bem claros. Lia Mara disse que os alunos tiveram várias oportunidades ao longo do ano para participarem de oficinas e ampliar seus conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento. “Creio que isso (escola em tempo integral) foi um marco, uma coisa muito boa para a nossa cidade, para a escola e para os alunos. Foi um aproveitamento muito bom”, considerou.
Fonte: Expressomt
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