sexta-feira, 11 de abril de 2014

Vereadora Cleusa participa de Encontro dos Funcionários da educação

Vereadora Cleusa participa de Encontro dos Funcionários da educação

A vereadora Cleusa de Marco participou na noite desta quinta-feira (10.04) do Encontro Municipal de Funcionários da Educação realizado pela subsede de Lucas do Rio Verde do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).

O Encontro Municipal de Funcionários (as) da Educação, realizado no auditório da Câmara de Vereadores, como  “Pela Igualdade de Direitos nos Planos de Carreira” , contou com a participação do diretor regional Nortão III  do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Na abertura, a presidente da subsede, professora Tânia Cristina Crivelin Jorra, destacou  que o encontro tem como objetivo é promover um amplo debate sobre a carreira, a formação e a valorização profissional para garantir educação pública de qualidade.

Segundo a Vereadora, que acompanha de perto todas as discussões da categoria, da qual faz parte, é preciso reformular o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos profissionais da educação do município para incluir os funcionários de escola. “Há quase 10 anos os funcionários da educação estão incluídos na Lei Orgânica da Educação Básica (LOPEB), uma luta do Sintep/MT, reconhecida nacionalmente, e que aqui em Lucas do Rio Verde , ainda não reconheceu esse direito. Está na hora do município reconhecer esse direito constitucional dos funcionários da Educação”, afirmou a professora Cleusa, lembrando da  Lei nº 12. 014/09 que altera o Art. nº 61 da Lei de Diretrizes e Bases – LDB que define quem são os profissionais da educação básica pública e da lei nº 12. 796/13 que aponta a garantia da formação continuada dos/as Funcionários/as.

Além do debate sobre os problemas da carreira e os impasses para a implementação da política de formação e valorização dos/as funcionários/as da educação, o Encontro Municipal foram eleitos os funcionários da educação de Lucas do Rio Verde que irão  representar o segmento no V Encontro Estadual de Funcionários da Educação  que será realizado nos dias 25 e 26 de abril, em Cuiabá.

Profuncionário

O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação que visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.  A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira.

O Decreto 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política  nacional de formação dos profissionais da educação básica  e dispõe sobre a formação inicial em  serviço dos funcionários da escola.

   Fonte: http://vereadoraprofessoracleusa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário