sábado, 8 de janeiro de 2011

LEGISLATIVO | 08/01/2011 - 10:35 Riva "amarra" apoio de todos e volta a presidir AL a partir de fevereiro


  Fernando Ordakowski
José Riva consegue aval de todos colegas para voltar a presidir a Assembleia, que recebe R$ 18 mi de duodécimo
   José Geraldo Riva, que teve o mandato cassado e se elegeu para o quarto mandato como campeão de votos, já conseguiu "amarrar" apoio de todos os seus 23 colegas que vão tomar posse na Assembleia em 1º de fevereiro e, assim, voltar a presidir a Mesa Diretora. As últimas conquistas do cacique do PP foram o deputado reeleito Percival Muniz (PPS) e os estreantes Zeca Viana (PDT) e Luciane Bezerra (PSB). Os três não admitem publicamente, mas, nos bastidores, assumiram compromisso de votar no cacique do PP.
    Havia expectativa de que Percival, pela linha polêmica, contundente e de confronto com Riva, que integrava a Mesa desde quando se tornou deputado, pudesse se opôr à chapa do progressista. O mesmo se esperava de Luciane, que mora em Juara, assim como Riva, e fez uma campanha de oposição ao deputado eleito. Quanto à Zeca, o senador eleito Pedro Taques o tinha orientado a se afastar de Riva, mas o irmão do prefeito de Primavera do Leste recorreu a outros argumentos para dizer "sim" ao pedido de voto do deputado do PP. Zeca argumenta que não quer confronto com ninguém é que precisa ter apoio dos colegas deputados e do governo estadual para viabilizar recursos e projetos a sua região.
    Se de um lado Riva acumula desgaste junto à sociedade por causa de dezenas de processos que responde na Justiça por atos de improbidade e por crimes, de outro, se mostra bem articulado e com forte poder de influência, inclusive nos outros Poderes. Sua chapa já está formada. Terá Romoaldo Júnior (PMDB) como primeiro-vice-presidente da nova Mesa. O democrata Dilmar Dal Bosco será o segundo-vice. Sérgio Ricardo (PR) seguirá na Primeira-Secretaria e, junto com Riva, controlando um duodécimo de R$ 18 milhões mensais. A tendência é que Mauro Savi (PR), hoje presidente, entre como segundo-secretário. A eleição acontece em 1º de fevereiro, logo após a sessão solene que marca a posse dos 24 deputados para a nova Legislatura.


fonte Rdnews


Nenhum comentário:

Postar um comentário