domingo, 27 de janeiro de 2013

Número de mortos em boate do ri.o grande do Sul que pegou fogo sobe para 245

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Foto: Reprodução
ncêndio na madrugada deste domingo atingiu uma boate no centro do município de Santa Maria
ncêndio na madrugada deste domingo atingiu uma boate no centro do município de Santa Maria
Um incêndio de grandes proporções em uma casa noturna deixou 180 mortos em Santa Maria (RS) na madrugada deste domingo (26). O número de mortos acabou de ser confirmado pela Polícia Civil. O incidente começou por volta das 2h30, na Boate Kiss, Rua dos Andradas, centro da cidade. A área está isolada. A estimativa é que outras 200 ficaram feridas. Cerca de 400 pessoas estavam no local da tragédia. 120 corpos já foram contabilizados.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cancelou agenda no exterior e segue para a cidade onde ocorreu a tragédia para acompanhar o trabalho das autoridades envolvidas.

De acorrdo com a delegada engarregada das investigações, Elizabete Shimomura, um sinalizador teria sido a causa do incêndio. Um membro da banda que estava animando a festa teria acendido um sinalizador, que acabou ateando fogo na forração do teto, com base de isopor.

De acordo com o tenente-coronel da Brigada Militar e vereador da cidade, João Vargas, as pessoas erraram a porta de saída, que fica ao lado do banheiro. Quase a totalidade morreu por asfixia. No desespero para sair, as pessoas foram encontradas no banheiro empilhadas, quase o teto.

Muitas pessoas desmaiaram por causa da fumaça tóxica expelida pelo material queimado. De acordo com um segurança que trabalhava no local no momento do incêndio, muita gente foi pisoteada.

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar está envolvido no atendimento, além de equipes da região e também da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, da Base Aérea, da Superintência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e voluntários.

Conforme noticiado pelo portal Terra, a assessoria do governador do Estado, Tarso Genro, informou que ele irá chegar ao município às 11h30. O governador se manifestou em seu Twitter na manhã deste domingo. "Domingo triste. Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", publicou.

Em seguida, Tarso Genro divulgou uma mensagem de áudio sobre a tragédia. "Recebemos hoje pela manhã essa notícia gravíssima que enluta o Rio Grande do Sul e a cidade. Estou indo em seguido para acompanhar o trabalho e para compartilhar o luto da cidade que é de todo o Estado e todo o País", disse.

Os corpos das vítimas estão sendo retirados em um caminhão da Brigada Militar e levados para um ginásio da região central onde será feito o reconhecimento. Uma força-tarefa do Instituto-Geral de Perícias foi montada para acelerar os trabalhos de identificação, além da investigação sobre as causas da tragédia.

Toda a estrutura da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul foi colocada à disposição para os trabalhos de apoio às vítimas. Foi determinado que todas as aeronaves das polícias ficassem à disposição para o transporte de feridos.

Atualizada às 10h17.


 Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário