quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Agricultores que aderiram ao ‘Lucas do Rio Verde Legal’ conhecerão resultados do programa



EM 05 DE DEZEMBRO DE 2012 AS 10H36
Encontro será realizado no próximo dia 13 no Auditório dos Pioneiros quando será realizado o seminário Responsabilidade Sócio Ambiental gerando resultados

Fonte: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery
Crédito: Divulgação
A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza no próximo dia 13 o seminário Lucas do Rio Verde Legal: Responsabilidade Sócio Ambiental gerando resultados. O encontro acontecerá no Auditório dos Pioneiros, que fica anexo ao Paço Municipal e terá início às 19h30.

Conforme o secretário Edu Pascoski, durante o seminário será apresentado os resultados do programa que foi iniciado durante o primeiro mandato do prefeito Marino Franz. O Lucas do Rio Verde Legal, que deu origem ao MT Legal e base ao Novo Código Ambiental brasileiro, foi desenvolvido em parceria com diversos parceiros, entre eles a TNC (Tecnology Conservancy Nature), que formatou a proposta, Sindicato Rural, Ministério Público, entre outros. Os representantes dessas instituições e os patrocinadores do Lucas do Rio Verde Legal, Fiagril, Instituto Sadia e Syngenta, participarão do seminário. 

“Estaremos entregando aos agricultores que aderiram ao projeto Lucas do Rio Verde Legal um certificado de participação do projeto. Lógico que não se encerra aqui o projeto, que continua com as suas ações”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, informando que o Secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Vicente Falcão, foi convidado e deve prestigiar o encontro.

Um dos grandes problemas que motivaram a criação do LRVLegal foi a preservação das áreas de preservação ambiental, as APP’s. Conforme Edu, durante a implantação do projeto a situação foi exposta aos produtores, bem como os efeitos que resultariam caso não fossem tomadas providências. O secretário explica que cada agricultor seguiu as orientações, isolando as APP’s, assegurando a sua recuperação. Edu revela que 60% dos agricultores têm suas propriedades dentro do que determina a legislação ambiental. “Isso era passivo nessa parte”, destaca, acrescentando que o setor produtivo aguarda a sanção do Código Florestal para determinar quais serão as regulamentações em relação ao assunto. “Talvez depois da aprovação do Código Florestal Brasileiro, depois de tudo o que feito no município, Lucas não tenha mais nem passivo de reserva legal pra recuperar”, define.

 Fonte Expressomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário