segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

“Já participei dos dois poderes, acho que não haverá dificuldades”, diz Girotto sobre secretaria



Atual presidente da Câmara vai ocupar as Secretarias de Gestão e Planejamento a partir do dia 1º de janeiro. Girotto disse estar honrado com convite
Fonte: ExpressoMT / Celso Ferreira Nery

Comandar duas das principais pastas da gestão Otaviano Pivetta será o grande desafio do atual presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde, Carlos Girotto. Com a experiência de cinco mandatos atribuídos pelo eleitor luverdense como vereador e participação na primeira gestão do prefeito Marino Franz no primeiro escalão, Girotto avalia que não deverá enfrentar dificuldades. Em entrevista ao ExpressoMT, Girotto revelou se sentir honrado por ter sido convidado pelo futuro prefeito e pelo futuro vice, Miguel Vaz Ribeiro, e adiantou que fará o máximo para corresponder com a expectativa. “Farei o máximo para que o Otaviano e o Miguel tenham tido razão em me convidar. Terei que mostrar trabalho”, definiu o presidente da Câmara.

Carlos Girotto chegou a Lucas do Rio Verde em 1986 e teve participação ativa do movimento da criação do distrito e posteriormente da emancipação política administrativa do município. Ele iniciou a vida política como vereador em 1993 conseguindo a proeza de se reeleger para função por 4 vezes. Durante esse período, Girotto foi líder dos prefeitos eleitos nesse período, ocupando todos os cargos de direção da Câmara. Como vereador, participou de todas as comissões da casa e foi chefe de gabinete no primeiro mandato do prefeito Marino. 
“Recebi o prêmio de melhor presidente de Câmara do Estado em 2001 e novamente em 2002. Recebi duas medalhas de ouro do mérito Legislativo Presidente Tancredo Neves que é oferecida aos dez vereadores destaque do Brasil pelo Instituto Tiradentes de Minas Gerais em 2010 e 2011 e já estou indicado para o prêmio de 2012 que será entregue no ano que vem”, descreve o presidente. 

Um dos legados que Girotto deixa aos futuros vereadores é que é possível administrar o legislativo com uma redução significativa no Orçamento. Pelos cálculos feitos pelo legislador, em 2012 a Câmara vai devolver à Prefeitura Municipal mais de um milhão de reais. “Resultado da gestão econômica e transparente em 2012”, destacou. Com o recurso, a Prefeitura poderá realizar obras que atendam a coletividade. “Economizamos sem prejudicar os trabalhos da Casa, os vereadores puderam trabalhar, viajar com suas diárias, e conseguimos fazer sobrar dinheiro”, explicou, citando que o dinheiro economizado pode ser usado para construir dois postos de saúde ou uma escola para atender cerca de mil alunos.

Girotto lembra que também foi o presidente que construiu o prédio da sede da Câmara com orçamento próprio, sem usar nenhum recurso extra da prefeitura. “Na base da economia e correto uso do dinheiro público”. O prédio foi construído durante o primeiro período em que comandou o Legislativo. 

A gestão à frente da Câmara deve influenciar os próximos gestores. O orçamento para o próximo ano ficou mais enxuto, mesmo com o aumento dos salários dos vereadores votado mês passado. O presidente lembra também que o Legislativo luverdense manteve o número de cadeiras na Câmara, sendo que poderia ter ampliado para 15 o número de vereadores. A decisão foi tomada pensando na manutenção dos custos do Poder Legislativo. “A parte de economia eu julgo muito importante”, destacou.

Futuro
Enquanto trabalha para concluir o quinto mandato, Carlos Girotto também se prepara para assumir as secretarias de Gestão e também de Planejamento. Antes da posse como secretário, ele ficou incumbido de presidir a comissão de transição de gestão, atuando com o também vereador Aloísio Bassani e Neri Prestes na preparação para que Pivetta e Miguel assumam o Legislativo a partir de 1º de janeiro de 2013.  Ele também está coordenando o trabalho de reforma administrativa que o futuro gestor está propondo. O projeto está sendo discutido para ser votado em breve. “Foi feito a várias mãos o organograma da nova administração que o futuro prefeito quer mudar. O rumo continua o mesmo, o Plano Diretor continua o mesmo, as diretrizes também continuam. O modo de agir é que será diferenciado, pois cada administrador tem seu modo de trabalhar”, explicou.

A experiência adquirida no Legislativo e também no período em que atuou como chefe de Gabinete, bem como quando ocupou a Liderança do Executivo, deixa Girotto otimista com relação ao futuro como secretário de Gestão e também de Planejamento. “Eu acho um desafio assumir as duas secretarias, mas vou trabalhar, pois acredito que é possível”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário