segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ABRE O OLHO, COMPANHEIRO - Pignati alerta que Mato Grosso usa, nas suas lavouras, 20% de todo o veneno agrícola consumido no Brasil, produzindo uma geração de mutilados e sequelados

01/11/2010 - 14:42:00


“Quem vai pagar os prejuízos em mortes e internações hospitalares? E a despoluição ambiental?”- indaga Pignati
“Quem vai pagar os prejuízos em mortes e internações hospitalares? E a despoluição ambiental?”- indaga Pignati

MT usa 20% de todo o veneno agrícola consumido no Brasil
Por Keka Werneck


 O agronegócio se firma no imaginário popular como imensos campos de soja, plantados em fazendas abastadas, onde problemas não existem. Mas não é bem verdade! O uso indiscriminado de agrotóxicos é um dos graves problemas não só para quem trabalha no setor, mas também as comunidades de entorno. Esse modelo agrícola, do qual Mato Grosso é o coração, tem como prática o uso de venenos, para amplia o lucro. As lavouras de Mato Grosso consomem 20% de todo agrotóxico utilizado no Brasil, que foi de 673.862 toneladas em 2008, segundo os fabricantes - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag).

Para mexer nessa cultura enraizada, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) realizará, dias 10, 11 e 12 de novembro, em Cuiabá, a Oficina Nacional: “Por uma melhoria das condições de vida e trabalho em setores do agronegócio”.

Como se vê, há problemas trabalhistas no setor. Há também, por tabela, problemas ambientais e de saúde. Tanto é que motivaram tal oficina.

O professor Wanderlei Pignati, 58 anos, do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, é doutor em saúde do trabalhador e ambiente pela FIOCRUZ, realizadora da oficina. “O uso de venenos primeiro impacta os trabalhadores, segundo a família, depois a população e o ambiente. Sendo que essa cadeia começa com o desmatamento e continua na indústria da madeira, agricultura e pecuária, transporte e armazenamento desses grãos e a própria agroindústria em si. O que fica mais evidente e mais grave em primeiro lugar são os mutilados e sequelados da primeira etapa da cadeia do agronegócio. Muitos vão inclusive a óbito. Em segundo lugar, são também muito graves as intoxicações agudas e crônicas, decorrentes do uso e abuso dos agrotóxicos nas lavouras”.

No dia 6 de setembro deste ano, o jornal Folha de S.Paulo divulgou que pesquisadores da FIOCRUZ encontraram resíduos de agrotóxicos no sangue e na urina de moradores de Campo Verde e Lucas do Rio verde, em poços artesianos e amostras de ar e de água da chuva coletadas em escolas públicas. As duas cidades são meninas-dos-olhos do agronegócio no Estado.

Segundo informações da Folha, o monitoramento da água de poços revelou que 32% deles continham resíduos de agrotóxicos, também achados em mais de 40% das amostras de chuvas. Já 11% das amostras de ar tinham resíduos de tóxicos como o endossulfam. Este produto está entre os 14 ingredientes ativos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em reavaliação toxicológica em 2008. Em agosto deste ano, a Anvisa publicou a resolução que determina a proibição da importação do endossulfam a partir do ano que vem, a proibição da fabricação em território nacional a partir de 31 de julho de 2012 e a proibição da comercialização e do uso a partir de 31 de julho de 2013. A razão disso são as evidências de que o agrotóxico pode provocar defeitos congênitos (nascimento de bebês com malformações genéticas), abortos espontâneos, problemas no desenvolvimento, além de problemas neurológicos, imunológicos e hormonais.

Na última safra, 8% das 2,5 milhões de toneladas de soja e milho colhidas no Estado saíram das cidades pesquisadas.

“Mato Grosso é campeão em produção de soja; segundo em produção de milho; primeiro em algodão; primeiro em boi; e primeiro em uso de agrotóxicos!”- destaca Pignati. “Quem vai pagar os prejuízos em mortes e internações hospitalares? E a despoluição ambiental?”- indaga.

Foram convidados a participar da oficina sindicatos dos trabalhadores rurais e da alimentação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), promotores estaduais e federais, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estadual e nacional, várias universidades que têm trabalhos nessa área.

Essa oficina se faz necessária, segundo Pignati, diante das condições precárias dos trabalhadores no agronegócio e da precária organização da vigilância em saúde dos trabalhadores na zona rural.

O evento visa discutir e potencializar as iniciativas de pesquisadores, instâncias públicas e organizações da sociedade civil com vistas ao controle ou à eliminação de riscos à saúde dos trabalhadores e ao ambiente em setores do agronegócio. Pretende-se reunir um conjunto de convidados que possam contribuir para formulação de estratégias nessa direção e para construção de um esboço de protocolo que sirva para subsidiar a atuação intersetorial dos vários segmentos envolvidos.

Os convidados vão participar da oficina na perspectiva de abordar as questões com profundidade e reagir contra.

fonte: blog do E

Nenhum comentário:

Postar um comentário