quinta-feira, 7 de abril de 2011

BRASIL LEGAL - STF decide que Estados e municípios terão de pagar o piso nacional ao magistério


BRASIL LEGAL - STF decide que Estados e municípios terão de pagar o piso nacional ao magistério. Valor atualizado é de R$ 1.187,14. Só Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello ficaram contra a decisão que beneficia todos os professores brasileiros

06/04/2011 - 23:13:00 | Comentários ( 2 )
Gilmar Mendes argumentou que a lei não considera os impactos orçamentários da medida aos cofres estaduais e municipais, o que poderia 'congelar' a oferta educacional no país.Gilmar Mendes argumentou que a lei não considera os impactos orçamentários da medida aos cofres estaduais e municipais, o que poderia 'congelar' a oferta educacional no país.
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira a constitucionalidade da lei do piso nacional para professores da rede pública e determinou que ele deve ser considerado como vencimento inicial.

A legislação, sancionada em 2008, foi ainda naquele ano contestada pelos governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Ceará. O valor atualizado que deve ser pago pelos estados e municípios aos docentes em 2011 é de R$ 1.187,14.

Dois pontos específicos da lei foram questionados na ação. A principal divergência estava no entendimento de piso como remuneração mínima. As entidades sindicais defendem que o valor estabelecido pela lei deve ser entendido como vencimento básico.

As gratificações e outros extras não podem ser incorporados na conta do piso. Por 7 vot... (continuar lendo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário