sábado, 30 de outubro de 2010

Brasil deve eleger 1ª presidenta


RUMO AO 2º TURNO | 30/10/2010 - 09:40

Patrícia Sanches

Dilma Rousseff e José Serra   O Brasil deve eleger neste domingo a primeira presidenta da história do país. Apadrinhada por Lula, Dilma Rousseff (PT) lidera todas as aferições de intenção de votos e deve vencer José Serra (PSDB) neste domingo (31), quando acontece o 2º turno das eleições gerais. Conforme o instituto Ibope, a petista tem hoje 14 pontos percentuais à frente do tucano.
   Assim, enquanto Dilma tem 57% dos votos válidos, Serra tem 43%. A diferença é muito grande, por isso, é praticamente impossível o tucano reverter a situação. Desde o início da corrida eleitoral, a disputa ficou polarizada entre Dilma e Serra, mas a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) surpreendeu conseguindo 19,50% dos votos válidos no primeiro turno. A petista, por sua vez, teve 46,69% dos votos válidos contra 32,71% do tucano.
  No segundo turno, a “briga” ficou mais acirrada e Dilma chegou a “despencar” nas pesquisas devido a existência de um movimento de religiosos que condenam projetos, supostamente ligados ao PT, que querem descriminalizar o abordo. Preocupada com a situação, Dilma aproveitou todas as entrevistas, debates e programas eleitorais para defender o direito a vida. A estratégia deu certo e ela parou de perder votos. Além do aborto, debates relativos a corrupção também nortearam as discussões, mas a força da presença de Lula garantiu a Dilma a segurança necessária para se manter no topo das pesquisas.
  Em Mato Grosso ela não venceu na primeira etapa, por isso, lideranças políticas do PT fizeram uma verdadeira força-tarefa para angariar votos para ela. O grupo ligado a Serra também buscou disseminar os projetos do tucano e ainda não se sabe como os mato-grossenses vão se comportar. Na primeira etapa a petista teve 659.771 votos, 42,94% dos válidos, enquanto Serra conquistou 678.614 (44,16%).
fonte: rdnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário