sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ANS divulga lista de operadoras de planos de saúde que serão fechadas


30/11/2012 - 19h09

Da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de operadoras de planos de saúde que terão as atividades encerradas por causa de graves problemas econômico-financeiros e administrativos. Os usuários desses convênios têm até 60 dias para solicitar a portabilidade especial de carências para outras operadoras.
Este tipo de portabilidade, em vigor desde abril de 2011, possibilita ao usuário mudar para um convênio compatível com o anterior em situações especiais. São permitidas as trocas nos seguintes casos: quando a operadora tem o registro cancelado pela ANS, está em processo de falência ou por causa da morte do titular do plano.
Nessas situações, o consumidor tem algumas vantagens, como trocar de plano de saúde independentemente do mês de aniversário do contrato, fica desobrigado de cumprir a permanência mínima no plano e novas carências e o preço do novo plano deve ser igual ou menor que o antigo.
A lista com as operadoras que serão fechadas pode ser conferida aqui.
Edição: Carolina Pimentel

Dilma veta distribuição de royalties para áreas licitadas


A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo 3º do PL aprovado pelo Congresso que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo de campos já em exploração. O artigo diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo.

Além do veto, uma medida provisória será editada para que todos os royalties dos futuros contratos sejam destinados à educação.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a decisão da presidenta Dilma tem um "grande significado histórico". "Todos os royalties, a partir das futuras concessões, irão para a educação. Isso envolve todas as prefeituras do Brasil, os estados e a União, porque só a educação vai fazer o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida", disse.
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que a medida provisória (MP), que será encaminhada para publicação no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira,3, tem como premissas o respeito à Constituição e aos contratos estabelecidos, a garantia da distribuição das riquezas do petróleo e o fortalecimento da educação brasileira.
A ministra espera "sensibilidade" do Congresso Nacional para a aprovação da MP e argumentou que a medida vai beneficiar todos os entes federativos. "Estamos chegando num momento que não conseguimos ir para frente, não conseguimos fazer novas concessões porque não temos uma regra estabelecida na distribuição deroyalties. Então, começamos a passar para um momento em que todos vão perder. Da forma como estamos mandando a medida provisória, respeitando a distribuição feita pelo Congresso, dirigindo para a educação, acredito que vamos ter a sensibilidade do Congresso Nacional."
Segundo Gleisi, a presidenta procurou conservar a maior parte do que foi deliberado no Congresso Nacional. "O veto ao Artigo 3º, resguarda exatamente os contratos em exercícios e redistribuição dos royalties ao longo do tempo", disse.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o veto não significa "nenhum desapreço ao Congresso Nacional", "mas sim a defesa de dispositivos constitucionais que asseguram a preservação dos contratos firmados até então." As informações são da agência Brasil.
fonte Migalhas Quentes

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vereador é condenado a pagar R$ 40 mil de danos morais a promotora



De Sinop - Alexandre Alves
Foto: Reprodução
Juiz Mirko Vicenzo Giannotte (foto) foi quem sentenciou o vereador Fernando Assunção
Juiz Mirko Vicenzo Giannotte (foto) foi quem sentenciou o vereador Fernando Assunção
 O vereador pelo município de Sinop Fernando Assunção (PSDB) foi condenado a pagar R$ 40 mil de indenização por dano moral à promotora de Justiça Audrey Tomaz Illity, por tê-la acusada, em 2010, de prevaricação por meio de uma denúncia na Corregedoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE).

A sentença foi proferida pelo juiz de Direito Mirko Vicenzo Giannotte na última segunda-feira (26) e publicada no sistema do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Cabe recurso da decisão.

Audrey argumentou ao magistrado que o vereador formalizou a denúncia junto à corregedoria, alegando que ela estava prevaricando da função da defesa da moralidade púbica e estaria “compactuando com a corrupção e desvios de recursos públicos”.

O parlamentar teria informado à corregedoria que Audrey não investigava supostos desvios de recursos na Prefeitura de Sinop – comandada por Juarez Costa (PMDB) -, “deixando-se levar pelo aspecto emocional ou da apreciabilidade política”.

A promotora, sentindo-se ofendida com tais acusações, ajuizou a ação, dando musculatura à sua tese de dano moral anexando ao processo o resultado de tal denúncia feita pelo vereador – que foi o arquivamento da investigação por parte da corregedoria. Illity ressaltou que o engavetamento da denúncia evidencia o ilícito praticado por Assunção ao “imputar um crime a alguém que o sabe ser inocente”.

O juiz Giannotte, ao analisar as provas carreadas aos autos e a versão da defesa, concluiu que “realmente, as declarações levantadas pelo requerido [Fernando Assunção] por meio da representação em face da requerente [Audrey Illty] junto à Corregedoria de Justiça do Ministério Público, desencadearam uma verdadeira ‘devassa’ em sua vida particular e profissional e que, embora o procedimento administrativo tenha apurado pela sua retidão e competência, por meio de seu arquivamento, a requerente sofreu intranquilidade de espírito, sentindo sua moral abalada, fato que por si só, ao exclusivo talante deste Juízo, enseja a obrigação indenizatória”.

O vereador também foi condenado ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios – fixados em 15% do valor da condenação.
Fonte Olhar Direto

Riva acredita que reportagem da revista Veja foi encomendada

Da Redação - MC
Foto: Assessoria
Riva acredita que reportagem da revista Veja foi encomendada
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), classificou como “um encomenda” a publicação da revista Veja que chegou às bancas no domingo, na qual ele é citado como o político com “A maior folha corrida do país”. Em síntese, a reportagem faz uma abordagem simplista dos processos respondidos pelo parlamentar.

Riva usou a tribuna para lamentar o fato de a revista não ter publicado um linha sequer da sua entrevista. Por essa razão, o parlamentar sustenta tese que matéria tem cunho político.

Citado pela Veja, Riva acredita se tratar de ataques de adversários

“Sabemos o DNA de quem articulou essa matéria encomendada e não será este tipo de publicação que vai me abater. A sociedade sabe as razões da quantidade de processos, pois houve a maldade de alguns que gostariam de quantificar e achavam que essa era uma forma de me desmoralizar”, argumentou Riva, via assessoria.

Segundo o deputado, interesse da publicação já é a disputa eleitoral de 2014. “Quero dizer que lamento esta atitude, pois (as eleições) estão longe e mesmo assim, isso incomoda muita gente. Já disse que não quero concorrer nas eleições e mesmo assim, continuo causando tanta preocupação”, afirmou.

O presidente do legislativo estadual aproveitou a oportunidade para entregar uma cópia da entrevista concedida a Veja por e-mail para todos os demais parlamentares.

“Fui procurado pelo repórter Kalleo Coura, que gostaria de fazer uma entrevista conosco e preferi que esta ocorresse por escrito, pois já tenho larga experiência com esta revista nacional que em outra oportunidade, também não levou em conta nada do que eu disse. Desta forma, respondi todas as perguntas e da mesma forma, nenhuma linha do que eu disse foi colocado. Por isso, entrego uma cópia da entrevista feita comigo para os senhores compararem com o que foi publicado”, relatou.

A publicação também ocorreu com dez anos de atraso, na avaliação de José Riva. “É uma matéria fantasiosa, e ainda publicada com dez anos de atraso, que não apresenta nenhum fato novo e demonstra claramente o interesse político. Mas, quero agradecer solidariedade dos colegas, recebi mais de mil mensagens de apoio e os mato-grossenses sabem a verdade”, agradeceu.

Mais uma vez, o presidente da Assembleia Legislativa convidou a própria revista Veja e demais veículos de comunicação para comparecer às suas propriedades e comprovar que não ocorrem irregularidades.  “A Receita Federal já fez uma devassa na minha vida e comprovou que não ocorreu nenhuma irregularidade, mas continuarei comprovando minha inocência”, finalizou.
Fonte Olhar Direto

domingo, 25 de novembro de 2012

GP BRASIL


25/11/2012

GP Brasil

Clique nas imagens para ver os álbuns

Sebastian Vettel comemora sexto lugar em Interlagos e a garantia do tricampeonato da F-1 Leia maisSebastian Vettel senta no carro da Red Bull e comemora o tri na F-1, em Interlagos Leia maisCarros passam pela primeira curva do GP BrasilFernando Alonso, da Ferrari, conversa com Michael Schumacher, da Mercedes, durante foto oficial em Interlagos Leia maisFãs tiram foto do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, no circuito de Interlagos Leia maisPilotos posam para foto oficial antes do GP Brasil, na pista de Interlagos Leia maisPilotos passeiam por Interlagos e são apresentados aos espectadores Leia maisOs pilotos da McLaren, Jenson Button e Lewis Hamilton, posam com a equipe para foto oficial Leia maisO alemão Sebastian Vettel chega no escritório montado da Red Bull, em Interlagos Leia maisMichael Schumacher, da Mercedes, manda beijo durante foto oficial da equipe; GP Brasil será a despedida do alemão da F-1 Leia mais

Joel Silva/Folhapress
Felipe Massa, que chorou no pódio, com o troféu de terceiro lugar conquistado em Interlagos, na última corrida da temporada 2012 da F-1 Leia mais
Felipe Massa, que chorou no pódio, com o troféu de terceiro lugar conquistado em Interlagos, na última corrida da temporada 2012 da F-1 Leia mais
Fonte Folha de São Paulo

Professor é preso acusado de estuprar 7 alunos de escola estadual em MT



Policiais da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) prenderam o professor Estevão Galvão Rezende, 62 anos, acusado de estuprar pelo menos 7 adolescentes na escola estadual Barão de Melgaço, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

O acusado é coordenador a Associação Criança Feliz (Acriffe) e teve mandado de prisão preventiva requerido pela delegada Alexandra Fachone, após confirmar o estupro dos 7 adolescentes com idades entre 12 e 14 anos, todos alunos do projeto que coordena.

Conforme denúncia anônima feita em outubro, o professor recebia frequentemente em sua chácara, na região do Bandeiras, alunos do projeto Acriffe. Lá as menores permaneciam por horas e depois saiam com dinheiro ofertado por Estevão.
No inquérito policial, a Polícia Civil conseguiu apurar a ocorrência de crimes de abusos sexuais e estupro de vulneráveis contra sete adolescentes, que "de forma contundente confirmaram os crimes, atribuindo ao professor Estevão a autoria, detalhando como os delitos eram cometidos, sempre em troca de dinheiro", afirmou à delegada Alexandra Fachone.
A delegada Alexandra Fachone disse que as investigações ainda estão em andamento devido à possibilidade de haver outras vítimas, que deverão ser localizadas nos próximos dias.
O inquérito policial será concluído em 10 dias. A prisão preventiva foi decretada pelo juízo da 8ª Vara Criminal da capital.
Fonte: Gazeta Digital

A FALÊNCIA DO SISTEMA

Revista Consultor Jurídico, 25 de novembro de 2012


Novo rumo. De Sanctis elogia mudança de viés do Supremo


O desembargador federal Fausto Martin De Sanctis, 48, que atua no TRF-3, concedeu entrevista à Folha de S.Paulo deste domingo (25/11). Ele disse que há uma "mudança de viés" do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. Em outubro, o desembargador falou à ConJur sobre os dilemas enfrentados pelo STF na Ação Penal 470 e enalteceu as novas abordagens da corte.

À Folha De Sanctis afirmou ainda que o tempo de tramitação do processo do mensalão, que chegará a oito anos em 2013, indica "a falência" do foro por prerrogativa de função.

Ele acaba de passar oito meses nos EUA, onde fez pesquisa sobre lavagem de dinheiro no mercado de artes e deu palestras a convite de um centro de estudos jurídicos vinculado à Suprema Corte norte-americana.

Leia a entrevista:

Folha — Qual a repercussão do julgamento do mensalão no meio jurídico dos EUA?

Fausto Martin De Sanctis — A primeira coisa que surpreende nos EUA é o tempo de julgamento. Eles consideram inaceitável um julgamento demorar sete anos, um julgamento de primeira instância, como seria nos EUA, porque lá não há foro por prerrogativa de função [para casos como os julgados no mensalão]. Sempre achei inaceitável o foro de prerrogativa porque atenta à democracia, é um julgamento privilegiado. E totalmente ineficaz. O mensalão provou que o foro é um sistema falido.

Por que o mensalão é sinal de falência do sistema?

Eles [juízes nos EUA] perguntaram: 'Por que demorou tanto?' Eu falei que o Supremo está sobrecarregado, existem 200 milhões de processos no Brasil. A corte não tem condições, não quero dizer capacidade intelectual, digo que não tem condições de fazer face a essa demanda.

Qual seria o tempo razoável?

Um ano, um ano e meio.

Mas alguns ministros disseram que o mensalão só teve a decisão em tempo recorde para os padrões brasileiros justamente porque tramitou no foro privilegiado.

É que o brasileiro se conforma com a ineficiência. Eu não quero confrontar ministros, mas um julgamento de sete anos para [equivalente a] primeiro grau é lamentável.

O ministro da Justiça disse há poucos dias que a situação das cadeias é péssima. Como se falar em penas duras num sistema como esse?

Um estudo do Banco Mundial revelou que a situação das cadeias no mundo reflete o nível econômico e social mais inferior da população. O que se poderia esperar de um país como o Brasil, em que boa parte da população sobrevive em favelas e à margem da economia formal?

E do ponto de vista do mérito, o julgamento do mensalão é um divisor de águas? Que mensagem ele manda aos corruptos?

É visível a necessidade de experiência na Justiça criminal por parte dos juízes. Deixa claro que quando a corte decide como corte de primeira instância, que é como estão fazendo, o viés muda, e acaba ratificando e compreendendo muitas decisões tomadas pelas varas especializadas.

Em que sentido mudou o viés?

Os ministros agora estão adotando um pragmatismo jurídico. [Antes] eles decidiam levando em consideração a abstração dos valores constitucionais, mas agora, atuando de forma equivalente aos juízes de primeiro grau, levam também em consideração a realidade dos fatos concretos.

Quais são os buracos da nova lei de lavagem de dinheiro?

Incluíram na lei [a previsão de] que nenhuma medida pode ser tomada depois da extinção da punibilidade do crime antecedente. Isso é um erro grave. O dinheiro obtido ilicitamente jamais pode permanecer com o criminoso, ou com os sucessores do criminoso. E a lei agora estabeleceu isso. Lavagem nada mais é do que máquina de realização de mais e mais crimes. Lavagem é a perpetuação do crime organizado.

O que ocorre hoje em São Paulo com a morte dos policiais e suspeitos, do que se trata?

A certeza da impunidade. Acho que hoje o policial brasileiro está totalmente abandonado. O policial não tem nenhuma estrutura de apoio institucional. O policial é massacrado. O policial é malvisto. E o policial não é só um policial, ele representa a sociedade. O que está acontecendo é uma guerra civil.

Por outro lado, não se abre o risco de extermínio de suspeitos? Como lidar com os excessos da polícia nesse quadro de guerra?

Quando se está em guerra, se está em guerra. Então os excessos vão existir. O que acontece no Brasil é que se fecham os olhos à guerra. Agora, não quero referendar excessos, pelo amor de Deus. Acho o seguinte: estamos tratando de guerra, e guerra tem que ter legislação de guerra. E cadê a legislação? O crime organizado está tomando conta de tudo.

O STJ considerou, em votação na turma, que as provas colhidas durante a Operação Satiagraha são ilegais. Qual sua reação, as provas são ilegais? O TRF não havia considerado válidas essas mesmas provas?

De fato, o tribunal considerou válidas. Mas eu não posso falar sobre esse fato concreto, isso ainda deverá ser objeto de apreciação pelo Supremo, em recurso.
 Fonte: Mazelas doJudiciário

SUS atende 2,5 vezes mais mulheres vítimas de violência do que homens


25/11/2012 - 12h26

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A violência contra mulheres no Brasil causou aos cofres públicos, em 2011, um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações. O dado foi calculado pelo Ministério da Saúde a pedido da Agência Brasil. Foram 5.496 mulheres internadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no ano passado, em decorrência de agressões.
Além das vítimas internadas, 37,8 mil mulheres, entre 20 e 59 anos, precisaram de atendimento no SUS por terem sido vítimas de algum tipo de violência. O número é quase 2,5 vezes maior do que o de homens na mesma faixa etária que foram atendidos por esse motivo, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
A socióloga Wânia Pasinato, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), destaca que além dos custos financeiros, há “enormes prejuízos sociais” gerados pela violência contra a mulher. Ela citou estudos que indicam, por exemplo, que homens que presenciaram cenas de violência doméstica durante a infância tendem a reproduzir, com mais frequência, características de dominação e agressividade em suas relações afetuosas.
“Os danos para a sociedade são enormes, com perdas em diversas esferas. Além de impactar a forma como os filhos dessas relações vão constituir suas próprias relações no futuro, as mulheres vítimas de violência deixam de produzir e de se desenvolver como poderiam no mercado de trabalho”, explicou, acrescentando que também é comum que as vítimas incorporem a violência e a agressividade em seus relacionamentos e nas formas de comunicação.
A diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, organização não governamental que atua em projetos de defesa dos direitos da mulher, Jacira Vieira de Melo, destacou que os números confirmam que, apesar de a Lei Maria da Penha, criada há seis anos, ser uma referência nacional e conhecida pela maioria da população, a violência contra a mulher ainda é um grave problema social. Ela defende que para enfrentar a questão é preciso fortalecimento das políticas públicas e incremento orçamentário.
“Pesquisas de opinião indicam que mais de 95% da população já ouviram falar na lei, que prevê punições severas para os agressores. Ela tem contribuído para que a violência contra a mulher cada vez mais seja vista como violação de direito fundamental, como crime, mas as estatísticas mostram que a questão continua sendo um grave problema social”, disse, lembrando que a violência é a maior causa de assassinatos de mulheres no Brasil.
Dados do Mapa da Violência 2012, estudo feito pelo sociólogo Julio Jacobo, atualizado em agosto deste ano, revelam que ,de 1980 a 2010, foram assassinadas no país quase 91 mil mulheres, das quais  43,5 mil somente na última década. De 1996 a 2010 as taxas ficaram estabilizadas em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.
Edição: Tereza Barbosa
 Fonte Agencia Brasil

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lucas do Rio Verde poderá ter mais um delegado


divulgação
Lucas do Rio Verde poderá ter mais um delegado
Lucas do Rio Verde poderá ter mais um delegado

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Lucas do Rio Verde, Edu Pascosk, estará acompanhando o prefeito marino Franz em uma viagem a capital Cuiabá, nessa sexta-feira (23).
 
O objetivo é entregar para o comando geral da Polícia Judiciária Civil do Estado e também a Secretaria de Segurança, um oficio solicitando para Lucas do Rio Verde a vinda de mais um delegado.
 
A decisão aconteceu em comum acordo durante a última reunião do Conselho de Segurança, ocorrida no último mês. E de acordo com o presidente, Edu Pascosk, o atual delegado Dr. Marcelo Torhacs, não fez nenhuma subjeção e inclusive considera a iniciativa muito importante, tendo em vista o crescimento populacional do município e a necessidade de ampliar ainda mais o efetivo da Polícia Civil.
 
“Sabemos que nos próximos dias o Estado vai encaminhar mais 70 delegados para alguns municípios mato-grossenses e nós sentimos a necessidade diante dessa dificuldade e do grande volume de trabalho que a Policia Civil vem tendo de entrarmos com pedido, através do Conselho de Segurança, para que o comando geral da Policia nos atenda”, salientou Pascosk.
 
Atualmente a delegacia de Lucas do Rio Verde conta com um contingente de 12 investigadores, seis escrivãs e um delegado.     
  Fonte: Cenáriomt

Lucimar apresenta nomes de 49 mortos que votaram em Várzea Grande

Internet
Lucimar apresenta nomes de 49 mortos que votaram em Várzea Grande

 Os advogados da ex-primeira-dama Lucimar Campos (DEM) continuam tentando impedir a diplomação do prefeito eleito em Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), que está prevista para o dia 19 de dezembro. Lucimar ficou em segundo lugar e pede a anulação do pleito, devido alguns indícios no dia da eleição.

Os advogados protocolaram denúncias de supostos indícios de fraude no processo eleitoral. No documento foi revelado o nome de 49 pessoas mortas que teriam votado no dia 07 de outubro de 2012. Consta ainda que a maioria dos votantes tem idade superior a 75 anos.
 
 
 “É mais um indício de fraude, pois, cerca de 9 mil o cidadãos com mais de 70 anos de idade estão dispensado do voto”, argumentaram os advogados.
 
 
 
No dia 09 de novembro os advogados protocolaram uma representação na 49ª zona eleitoral do município solicitando a suspensão da diplomação do prefeito, e a abertura de um inquérito policial para investigar as suspeitas.
 Fonte:Canariomt
 

Tribunal de Contas condena Eder, Yenes e Jeverson a devolver dinheiro pago pelas Land Rovers



Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Reprodução
Tribunal de Contas condena Eder, Yenes e Jeverson a devolver dinheiro pago pelas Land Rovers
 O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) condenou três dos sete ex-presidentes da extinta Agência Estadual Executora das Obras da Copa do Mundo (Agecopa) a devolver R$ 2,115 milhões aos cofres públicos referente à compra de veículos Land Rovers, adquiridos da empresa Global Tech, sem licitação.

Foram condenados pelo pleno na sessão matutina desta quinta-feira (22) Eder Moraes, Yênes Magalhães e Jeferson de Castro. O relator do processo foi o conselheiro Antônio Joaquim, cujo voto foi acompanhado pelos demais membros do pleno.

Leia a matéria completa no Olhar Jurídico
Fonte; Olhar  Direto 

População vai às ruas em Cuiabá contra aumento de até 100% na luz


Redação 24 Horas News

O aumento das tarifas de energia elétrica está causando revolta entre os consumidores de Cuiabá. Nesta quinta-feira, 22, moradores do bairro Morada do Ouro, localizado em frente ao Centro Político Administrativo, se reúnem para protestar contra os reajustes excessivos das faturas apresentadas nas residências do bairro. O evento está sendo coordenado pela Associação de Moradores da Morada do Ouro (AMMO).
 
A confirmação da cobrança abusiva está sendo feita através de fotocópias das faturas apresentadas pelos moradores no momento da assinatura, quando estão sendo constatados reajustes que em alguns casos atingem até 100%. Através de um plantão instalado na praça desde a semana passada, a Associação vem recolhendo assinaturas reivindicando redução nos valores cobrados e a revisão das contas.
  
Moradores de outros bairros também reclamam do reajuste louco das tarifas de luz. No Jardim Paiaguás 2, por exemplo, o morador Luiz Antonio Perlato e sua vizinha Josiane Nonato, afirmam que as contas de luz deles tiveram alta de 40%. Ao telefonarem para reclamações, foram instruídos a fazerem eles mesmos uma auto-leitura do consumo, e de acordo com os atendentes se o consumo estiver na faixa da leitura feita pelo funcionário a tarifa está correta.
 
"Acontece que em minha casa não temos aparelhos de ar-condicionado, apena ventilador, e o consumo é o mesmo de sempre. Não pode ser verdade que o consumo aumentou", diz Perlato, destacando que é possível que os funcionários da empresa encarregada podem ter sido instruídos a adulterar o consumo, de forma que se o consumidor reclamar vai ficar demonstrado que não tem razão.
 
Segundo os atendentes, os consumidores têm o direito de pedir uma releitura, mas se ela for confirmada o reclamante ainda tem que pagar uma taxa. "Poderíamos até aceitar se o reajuste fosse de 10%,masnão neste patamar", diz Josiane. "Não podemos ficar calados, pois vai chegar a um ponto que seremos inadimplentes, pois tudo está subindo de preço, enquanto os salários permanecem os mesmos".
 
Segundo a presidente da Associação da Morada do Ouro, Elizabeth Soares de Andrade Pinheiro, a “Beta”, ao ser procurada por moradores indignados com a cobrança abusiva, a entidade viu por bem se manifestar publicamente, o que justifica a própria existência da Associação, cujo propósito é o de defender os anseios da comunidade. 
 
Deverão estar presentes na manifestação, representantes da UCAMB, FEMAB, UCAM e PROCON, entre outras entidades. 
 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Família se diz enganada e desamparada pelo poder público e clama por socorro


21 de Novembro, 2012 - 11:26
Criança com deficiência é usada em campanha eleitoral e depois é abandonada por candidato reeleito

Segundo a versão dos pais, durante o período eleitoral deste ano, a família do pequeno A. C. S. De dois anos e sete meses de idade e que sofre de Gigantismo em um dos pés, foi induzida a votar em troca do tratamento do seu filho caso a reeleição do atual prefeito Alessandro Nicoli (PSD) fosse garantida.


A família mora no conjunto habitacional residencial Viver Bem, onde durante a campanha, segundo os pais da criança, a primeira dama de Santa Carmem, Alessandra Nicoli, bem como membros da coligação de Nicoli eram constantemente vistos no local por moradores do bairro. A mãe da criança, Sandra Silva Farias era sempre levada aos comícios de Nicoli, tendo manifestado publicamente apoio ao mesmo, bem como pedido votos para a reeleição do prefeito que prometeu terminar com a angústia da família.


A movimentação intensa na casa da família levou vários moradores das imediações a acreditarem no quão “humanitário e sensível” é o prefeito daquele município, sendo que muitos acreditaram nele crentes de que a criança mereceria toda a atenção e seria imediatamente encaminhada a um tratamento especializado. 


“Os vizinhos chegavam em mim e falavam: Sandra, agora sim acredito que seu filho vai ser operado. Que bom que o Alessandro e esposa se preocupa com vocês”, disse Sandra ao NN.


De acordo com relatos da mãe, na ocasião da vinda do governador Silval Barbosa (PMDB) ao município, para participar de um ato politico promovido pelo prefeito, a primeira do município chegou levar a dama do estado, até a casa da família e “solidárias” ao problema, prometeram que em breve o menino seria tratado porque “isso é coisa simples de conseguir, fica tranquila que nós vamos resolver isso para você”, teria garantido a primeira dama, os mesmo teria chegado a se emocionar ao ver o menino disse o Pai do menino.


Ainda segundo os pais da criança, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), também teria visitado a família e garantido que independentemente do resultado das eleições no município, Anderson e a família receberiam todo tratamento de que necessitassem.


O Drama


Com lágrimas nos olhos, Sandra, acompanhada do marido Ronaldo, que é operador de pá carregadeira, lembra que em breve o filho estará com idade para frequentar a escola e ela teme que Anderson sofra Builing por parte dos colegas. “Outro dia, umas crianças viram ele e o chamaram de “dedão”, relatou ela, muito emocionada.


A família não tem recursos para efetuar as cerca de quatro cirurgias que serão necessárias para que se faça a reconstrução do pé do pequeno A. C. S. As informações sobre a necessidade de reconstruir ao pé da criança teriam sido lhes repassadas por médicos de Sorriso e de Cuiabá, para onde já se deslocaram cinco vezes.


Eles acreditam que por serem humildes e de pouca instrução tenham sido usados unicamente para fins eleitoreiros pelo prefeito Alessandro Nicoli, que agora reeleito, sequer os recebe ou atende suas ligações. “Estamos muito decepcionados. Se até a mulher do governador veio aqui e garantiu o tratamento do meu filho, mas ninguém quer nos ajudar, não temos mais para quem pedir socorro. O prefeito daqui virou as costas pra gente porque agora ele não precisa mais, já ganhou a eleição”, disse a mãe.


Caso alguém sensibilize com o caso e queira ajudar


A família disponibilizou duas contas bancárias para que possam ser depositadas doações para custear as despesas do procedimento cirúrgico, bem como a locomoção do casal para acompanhar a criança.

Caixa Econômica Federal: Agencia: 0854 - C.popança: 09146-0 (Sandra Silva Farias)

Sicredi: Agencia: 8018 - Conta corrente: 094323 (Sandra Silva Farias)

Também é possível entrar em contato pelo telefone 66 9672-7259, ou pessoalmente no residencial Viver Bem, casa 43.

Caso algum especialista na doença sensível a situação se disponibilize a tratar da criança, a família está também à disposição.

Da Redação
Fonte: NN 

STF define pena de quatro condenados no mensalão


Ministros analisaram os casos de Breno Fischberg, Enivaldo Quadrado, João Cláudio Genu e Jacinto Lamas. Esta é a primeira sessão presidida por Joaquim Barbosa

Embora ainda não tenha tomado posse oficialmente, a sessão de hoje (21) já foi presidida por Joaquim Barbosa, com a aposentadoria de Ayres Britto
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomaram nesta quarta-feira (21) a dosimetria das penas para os integrantes do núcleo operacional do mensalão. Foram definidas as punições para o ex-assessor do PP João Cláudio Genu, do ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas e do ex-sócios na corretora Bônus-Banval Breno Fischberg e Enivaldo Quadrado.
A sessão, primeira de Joaquim Barbosa como presidente da corte – ele só assume em definitivo amanhã (22) -, começou com a análise das penas para Breno Fischberg. Condenado por lavagem de dinheiro, teve a pena fixada em cinco anos e dez meses de prisão e o pagamento de 220 dias-multa, sendo cada dia-multa igual a  dez salários mínimos. Para Joaquim, relator do mensalão, Fischberg atuou para viabilizar o branqueamento de R$ 6 milhões, mais tarde transferidos para o PP.
Seu sócio, Enivaldo Quadrado, teve penas de cinco anos e 11 meses, além de multa de R$ 676 mil, por ter sido condenado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. No caso de João Cláudio Genu, a punição ficou em sete anos e três meses, além de multa de R$ 520 mil. A punição para ele pode ficar maior, já que não houve a definição para a corrupção ativa. Falta o voto do ministro José Dias Toffoli na questão.
Também começaram a analisar as penas contra Jacinto Lamas. Na primeira condenação, por corrupção passiva, a punição definida foi de um ano e seis meses. Ela já foi declarada prescrita. Depois, houve a definição por lavagem de dinheiro. Joaquim sugeriu cinco anos de prisão e 200 dias multa. Ele foi seguido pela maioria dos integrantes da corte.
Além da prescrição de Jacinto Lamas por corrupção passiva, também foi declarada a extinção da punição para João Cláudio Genu por formação de quadrilha. A pena definida ficou em um ano e oito meses, período insuficiente para ser preso.
FONTE: CONGRESSO EM FOCO 

Governo aumentará preço dos combustíveis no momento certo, diz Mantega


21/11/2012 - 17h05

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (21) que o governo aumentará o preço dos combustíveis "no momento certo". O ministro disse que não há demanda da Petrobras por um reajuste de até 15% para 2013. "Não há demanda nenhuma da Petrobras. A Petrobras não tem dificuldade de caixa, tem o maior caixa de todas as empresas brasileiras", disse.
Mantega deu as declarações em resposta à matéria do jornal Folha de S.Paulo publicada nesta quarta-feira, informando que executivos da Petrobras solicitam o aumento a fim de garantir investimentos. "Ela [Petrobras] não tem dificuldade de investimento, pelo contrário. A dificuldade é a de os fornecedores entregarem o produto que foi comprado. Nós temos brigado para que eles entreguem as sondas, as plataformas, os navios para que a gente possa fazer a exploração do petróleo", disse o ministro.
Segundo Mantega, o governo está satisfeito porque o preço do combustível vem se sustentando sem aumentos. Ele destacou que houve renúncia à arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para os combustíveis a fim de garantir que o preço da gasolina e derivados ficasse nos mesmos patamares.
O ministro comentou ainda o dólar valorizado em relação ao real, operando na faixa de R$ 2,09. "O câmbio está flutuando. A maioria das moedas desvalorizou porque houve uma apreensão maior com a situação das economias europeia e americana. Ele[real] está na sua trajetória normal. É uma tendência internacional que nós estamos acompanhado", disse.
Edição: Fábio Massalli

Palestinos e israelenses chegam a acordo sobre cessar-fogo


21/11/2012 - 16h26

Da BBC Brasil
 
Brasília – O governo de Israel e o grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza, chegaram a um acordo sobre o cessar-fogo na região, com início programado para as 17h de hoje (21). A trégua foi anunciada pelo chanceler egípcio, Mohamed Kamel Amr, e pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.
"Os Estados Unuidos saúdam o acordo para um cessar-fogo em Gaza. Os ataques com foguetes devem parar, e a calma retornar", disse Hillary Clinton.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse ao presidente norte-americano, Barack Obama, que está pronto para dar uma chance ao cessar-fogo.
Detalhes do acordo ainda não foram divulgados. O anúncio ocorre no oitavo dia de bombardeios israelenses em Gaza.
Fonte: Agencia Brasil

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bombeiros resgatam corpo de jovem afogado em Lucas do Rio Verde


Bombeiros resgatam corpo de jovem afogado em Lucas do Rio Verde

 Mergulhadores do Corpo de Bombeiros conseguiram resgatar na manhã desta terça-feira (20) o corpo do jovem que desapareceu na tarde de domingo no Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá).
 
 
De acordo com os Bombeiros, ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente o garoto tem apenas 17 anos, não 19. Por ser menor de idade, foram divulgadas apenas as iniciais da vítima, E.A.L.S.
 
 
 
Cinco mergulhadores haviam sido destacados para empreender as buscas na última segunda-feira, mas não encontraram qualquer sinal ao longo do dia, deixando para retomar os trabalhos na manhã desta terça-feira.
 
 
Acompanhado de dois amigos, o garoto desapareceu após pular no rio do alto de uma árvore de uma das margens. Como o ponto onde os jovens estavam é repleto de rochas, provavelmente E.A.L.S. machucou-se ao afundar na água e então se afogou. Desde então, não havia sido mais visto.
 
 
 
No entanto, na manhã desta terça-feira bem cedo o corpo foi visto boiando em um outro ponto do rio e os mergulhadores voltaram aos trabalhos para recuperá-lo. Ainda segundo informou a base do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde, logo em seguida o jovem foi reconhecido por familiares e a ocorrência foi repassada para a Polícia Civil.
FONTE; CENÁRIOMT

NEGLIGÊNCIA É DENUNCIADA NO HOSPITAL REGIONAL EM POSSÍVEL E GRAVE ERRO MÉDICO


20 de Novembro, 2012 - 14:22
Negligência é denunciado no Hospital Regional em possível e grave erro médico
O Conselho Tutelar de Sorriso acionou a policia militar para comparecer no Hospital Regional para  confeccionar um boletim de ocorrência, após estes receberem a denúncia de um pai que estava com sua filha de 03 anos internada naquela unidade de saúde, onde denuncia negligência no atendimento e de um possível e grave erro médico.

Segundo o que consta no boletim de ocorrência, o pai da criança, relata que a sua filha foi submetida a uma cirurgia a dias atrás no próprio Hospital Regional e que segundo este ocorreu um erro médico, tendo como consequência a abertura da sutura da cirurgia expondo para fora, todo intestino do bebe e, ontem(19) por volta das 07h00 da manhã sua filha deu entrada novamente na unidade de saúde, onde  uma nova cirurgia foi efetuada, sendo que mesmo com a segunda operação, ocorreu  novamente a abertura da enfermidade e o intestino da criança continuava exposto pelo lado de fora.

O pai denuncia negligência médica pois  desde das 07h00 da manhã(19), até a chegada da policia militar no local ás 00h10(20), a criança ficou sem nenhum tipo de atendimento que pudesse resolver o problema

Quando a PM chegou na unidade de saúde, uma pessoa se identificou como Pedro Fontes e  que se dizia diretor  técnico do hospital, anunciando que estava providenciando naquele momento uma vaga em um outro hospital para a criança ser atendida.

A família vitima deste possível grave erro médico e que acusa o HR de negligência no atendimento, mora no loteamento Rota do Sol, em Sorriso

Chegou até a redação do  MTnoticias.net algumas fotos da paciente(bebe). As imagens são fortes e chocantes,  mostram parte do intestino da paciente exposto e enrolado a um saco plástico.  As fotos e os vídeos também mostram o momento em que o Conselho Tutelar estava no local com a presença do diretor técnico.
Fonte: MTNoticias

Governo ainda deve concluir investigação sobre Gueller, diz coordenador da bancada


De Brasília -- Catarine Piccioni
Foto: Reprodução
Governo ainda deve concluir investigação sobre Gueller, diz coordenador da bancada
Indicado pela bancada mato-grossense no Congresso Nacional para comandar a secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o empresário e agricultor Neri Gueller (PP) se reuniu nesta terça-feira (20) em Brasília (DF) com o ministro responsável pela pasta, Mendes Ribeiro, para discutir sobre sua nomeação. No entanto, de acordo com a assessoria do deputado federal Homero Pereira (PSD), que também participou do encontro, o governo deve concluir investigações sobre Gueller antes da nomeação.

Senador critica uso da Força Nacional contra trabalhadores em Suiá Missú

A reunião realizada hoje teria servido apenas para uma “apresentação” do indicado, cujo perfil, segundo a assessoria, agradou o ministro, já que Gueller seria “técnico” e teria o apoio de políticos e de entidades do setor. A expectativa de Pereira, coordenador da bancada, é que a nomeação seja publicada ainda neste ano no Diário Oficial da União.

O governo federal costuma verificar amplamente a situação dos futuros nomeados -- por exemplo, se indicados têm dívidas com a administração pública, segundo a assessoria do coordenador da bancada. Pereira e Gueller preferiram não conceder entrevista porque a nomeação ainda não foi oficializada.

Anteriormente, o senador licenciado Blairo Maggi (PR) e Homero Pereira haviam indicado Glauber Silveira (presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja) para o cargo. Em meados de outubro, ele recusou o convite. Na condição de suplente, Gueller exerceu mandatos de deputado federal em duas legislaturas (2007-2011 e 2011-2015) pelo PSDB e pelo PP, respectivamente. Foi vereador de Lucas do Rio Verde (500 km de Cuiabá) em duas legislaturas (1997-2001 e 2001-2005) pelo PSDB. A reportagem doOlhar Direto apurou que Gueller não tem pendengas na Justiça.
fONTE: OLHAR DIRETO