Com previsão de término até o final deste mês, o julgamento do mensalão está concentrado em determinar as penas para os condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Até agora, apenas Marcos Valério teve sua pena estimada. Ele pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão e a pagar multa de R$ 3 milhões.
As sessões estão suspensas até o dia 7 devido ao afastamento do relator. O ministro Joaquim Barbosa viaja para a Alemanha para realizar uma cirurgia na coluna. Barbosa assume a presidência da Corte no dia 22 deste mês.
Até agora, nenhuma das penas está completamente definida. Nesta fase do julgamento, conhecida por dosimetria, os magistrados analisam os crimes e determinam quanto tempo cada um deve cumprir da pena. Entretanto, até o término da dosimetria, estes valores podem ser alterados livremente.
O levantamento mostra que o deputado federal Pedro Henry (PP) pode pegar de seis a 25 anos de prisão. O deputado mato-grossense, que era líder do PP na época do escândalo, foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele poderá cumprir a pena em regime semiaberto ou fechado
Fonte; Cenariomt
Nenhum comentário:
Postar um comentário