quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Um grupo de 12 empresários asiáticos está visitando Lucas do Rio Verde. Agora a pouco eles cumpriram agenda no Paço Municipal onde participaram da exposição dos potenciais agrícolas e industriais do município. Ainda hoje eles visitam propriedades rurais e indústrias sediadas no município. A visita se estende até este sábado (16) quando novas visitas estão agendadas para que o grupo conheça um pouco mais sobre o município e suas potencialidades.

Durante a visita ao Paço Municipal, o grupo foi recepcionado pelo Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Indústria e Comércio, Edu Pascoski, que falou sobre as características culturais e produtivas de Lucas. Eles assistiram a dois vídeos, um sobre o município e outro sobre uma indústria de produção de alimentos que opera no município. Em seguida, eles fizeram vários questionamentos sobre a ocupação de Lucas do Rio Verde, população e extensão territorial e áreas de produção. Nesse sentido, os investidores perguntaram sobre a preocupação do poder público e dos produtores sobre questões ambientais. O prefeito Marino Franz, que participou do encontro, também respondeu aos questionamentos dos asiáticos.

Anderson Galvão, que atuou como interprete do grupo, diz que acompanha os asiáticos há três anos. Ele explicou que eles já visitaram outras regiões no país. Dessa vez, o foco foi Mato Grosso e Lucas do Rio Verde. Galvão, que tem uma empresa de consultoria em Minas Gerais, disse que a empresa dos asiáticos está estabelecida na Tailândia. Ele destacou que a Ásia é hoje a principal região de consumo e demanda de alimentos. Diante disso, o grupo começou a levantar informações sobre regiões produtores pelo mundo. O objetivo, investir na produção de alimentos. “Dentro desse processo (de pesquisa) naturalmente o Brasil surge como uma das principais regiões onde uma empresa de alimentos deve estar operando”, observou o consultor, explicando que uma das regiões que mais chamou a atenção dos asiáticos foi Lucas do Rio Verde, na região central de Mato Grosso.

Na Ásia, os investimentos do grupo são direcionados na produção de proteínas, aves, suínos, leite e produtos a base de peixe. Eles também atuam na industrialização e distribuição de alimentos. Os executivos são oriundos da Tailândia, Mianmar e Camboja.

Anderson cita que os asiáticos ficaram impressionados com a pujança do município, que tem menos de 30 anos de emancipação. “30 anos não tinha infraestrutura, não tinha desenvolvimento e hoje é uma cidade pujante, moderna. Isso causa uma surpresa muito grande e impressiona. Isso é algo que abre os olhos deles”, assinalou.

O prefeito Marino Franz declarou que o intercambio é muito importante, já que Mato Grosso é grande exportador de alimentos. Marino observa que o desafio dos empreendedores locais é transformar proteína vegetal em proteína animal, gerando valor e empregos. “Lucas é expoente nesse quesito. Desde que assumimos a Prefeitura em 2005 apostamos todas as fichas nessa transformação e isso aconteceu e vai continuar acontecendo”, aposta o gestor.

Franz observa que os países asiáticos, em razão da superpopulação necessitam de produtos para consumo interno e Mato Grosso deve continuar em alta, apostando na integração com esses países. “Tem que mostrar o potencial da região, de que maneira produzimos, não só na parte de saúde, mas também voltada a questão humana, o respeito que você tem que ter pelas pessoas, pelo meio ambiente. Acho importante é um passo muito grande que damos”, destaca o prefeito, lembrando que Lucas do Rio Verde já exporta produtos para mais de 100 países através das marcas produzidas no município. 


 Matérias Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário