domingo, 20 de março de 2011

Leite materno contaminado por agrotóxico em Lucas do Rio Verde.

Publicado em Notícias | 15/03/2011
A aluna do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danielly Cristina de Andrade Palma, defenderá hoje (15) a dissertação “Agrotóxico em leite materno de mães residentes em Lucas do Rio verde – MT”. A defesa será às 16h, na sala 18 do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) – CCBSIII. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Wanderlei Antonio Pignati. Foram examinadas amostras de leite coletadas de 62 nutrizes que estavam amamentando seus bebês da segunda à oitava semana de nascidos. Dez substâncias foram determinadas e todas as amostras de leite apresentaram pelo menos um tipo de agrotóxico analisado. 

A pesquisa rendeu artigo sobre o assunto, apresentado no I Simpósio de Saúde Ambiental realizado em 09 de dezembro de 2010, em Belém (PA). Conforme consta no artigo, “os resultados podem ser oriundos da exposição ocupacional, ambiental, alimentar do processo produtivo da agricultura que expôs a população a 114,37 litros de agrotóxicos por habitante na safra agrícola de 2009/2010”. A essa exposição estavam sujeiras as gestantes. Lucas do Rio Verde é o segundo maior produtor de grãos do Estado, em 2009 cultivou 410 mil hectares de soja e milho e utilizou 5.162.029 litros de agrotóxicos.
A banca examinadora da dissertação, além do orientador, tem como membros o professor Josino Costa Moreira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as professoras Thaís Hernandes, do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) e Marta Gislene Pignati, do ISC, como suplente. 

Fonte: UFMT

4 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar pelo exelente trabalho, bem como pela contribuição em divulgar os resultados fazendo com que disperte os riscos que a população esta esposta nesta comunidade e em todo o brasil, espero que algo seja feito no sentido da prevenção.....
    ATT...
    Jerri Adriano Paier

    ResponderExcluir
  2. Realmente isto é muito grave. Estamos expostos aos mais diferentes riscos.

    ResponderExcluir
  3. Sei que Teresópolis (região serrana do Rio) é longe de MT, mas sugiro aos acadêmicos que tentem publicar estudos que indicam que a contaminação por agrotóxicos das águas da região, em especial dos Frades, tem correlação com o aumento dos casos de anencefalia, que foi motivo de várias reportagens há alguns anos devido à autorização judicial para abortos.

    Autoridades da região sabem disto, mas escondem o caso da população. E é muito grave, pois o uso de agrotóxicos na horticultura é muito mais intensivo, dado o ciclo rápido de produção. Socorro!

    ResponderExcluir
  4. Hoje a grande mídia deu espaço para o caso, gostaria de receber mais informações.

    Já fui professor, agora sou pequeno agricultor e pratico a modalidade orgânica, mas é uma raridade por aqui (Cascavel/PR)

    ResponderExcluir