sábado, 19 de março de 2011

Vereadores São Denunciados e MP. Investiga extorsão em Sorriso - MT.


A disputa Política em Sorriso.

Prefeito Chicão Bedin (PMDB).
Nobres Leitores(as), o Ministério Púbico Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para investigar denúncia de que vereadores de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) teriam tentado extorquir R$ 1 milhão do prefeito Chicão Bedin (PMDB). A investigação se baseia em gravações que mostram pelo menos 3 parlamentares negociando para aprovar a prestação de contas de 2009 do município, um dos mais importantes de Mato Grosso.
O inquérito civil vem sendo conduzido pelo promotor de Justiça Carlos Roberto Zarour Cesar, que já ouviu nos últimos dias vereadores e o prefeito, que teve o balanço financeiro reprovado no mês passado mesmo com parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A denúncia foi feita a partir de uma gravação que revela o vereador Gerson Luis Franco (PSB), o Jaburu, cobrando dinheiro para que as contas do município fossem aprovadas. As conversas foram gravadas por secretários municipais aliados ao prefeito e encaminhadas ao promotor Carlos Zarour, que conduz as investigações em sigilo. Ele apenas confirma a existência do procedimento investigatório na Promotoria local, mas não deu entrevistas sobre o assunto.

O caso já vem ganhando contornos de escândalo em Sorriso, uma das principais cidades de Mato Grosso, principalmente por causa do potencial econômico movido pelo agronegócio. O quadro político na cidade é ainda mais instável porque Chicão Bedin conta com apoio de apenas 2 dos 10 vereadores da cidade. Os aliados dele dizem ter gravado as conversas depois de procurados pelo vereador Jaburu. O objetivo seria uma forma de levar o caso para a Justiça e punir os adversários.

Já o vereador Jaburu, o que mais aparece nas imagens, se defende. Diz que levou adiante a negociação porque também pretendia flagrar os adversários e encaminhar o caso à Justiça. "Quem fez toda essa armação fui eu. Falei para alguns vereadores que pessoas ligadas ao prefeito teriam oferecido dinheiro para aprovar as contas do município. Me pediram mais provas antes de tomarmos alguma providência e comecei a tratar do assunto com assessores do prefeito. Foi então que eles vieram com essa sacanagem para me prejudicar porque reprovamos as contas deles devido a tantas falcatruas".

Chicão Bedin prefere não polemizar o assunto. Alega que desconhece o teor da investigação, mas que confia na Justiça. "Isso é ruim para a imagem da cidade, mas será bom para a sociedade porque tudo isso será esclarecido. Confio na punição dos culpados".

A vereadora Roseane Amorin (PR), que também aparece nas imagens, não retornou as ligações de A Gazeta para comentar o assunto. Já Chagas Abrantes (PR), outro flagrado nas imagens, garante ser inocente. Diz que as únicas gravações em que aparece tratam do alerta que fez a secretários municipais sobre os problemas na gestão. "Estou há mais de 20 anos aqui na cidade e todos sabem que não trabalho dessa forma cobrando propina. Eles que me ofereceram dinheiro para que eu ficasse calado e tentaram gravar para me comprometer. É pura sacanagem porque algumas pessoas me citam como candidato a prefeito para 2012", rebate.

O grupo ligado ao prefeito nega qualquer tentativa em prejudicar adversários e garante ter sido alvo de extorsão. O fim do impasse caberá ao Judiciário. Com a reprovação das contas, o prefeito ficou inelegível por 8 anos e não poderá disputar reeleição no ano que vem. Também pode responder por improbidade administrativa. O peemedebista tenta na Justiça reverter a derrota para a oposição, principalmente porque circula nos bastidores a informação de que o Legislativo poderá apreciar eventual pedido de cassação.

Fonte: Jornal A Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário