quarta-feira, 23 de março de 2011

Lucas do Rio Verde: Saúde de bebes pode estar em risco diz especialista

Lucas do Rio Verde: Saúde de bebes pode estar em risco diz especialista
Uma pesquisa feita com cerca de 62 mulheres que estavam amamentando seus bebes da segunda a oitava semana de nascidos em todos os leites foram encontrados algum tipo de agrotóxico analisado. De acordo com o toxicologista Félix Reyes da Unicamp, as substâncias podem pôr em risco a saúde dos bebes. "Bebês em período de lactação são mais suscetíveis, pois sua defesa não está completamente desenvolvida."

A pesquisa foi desenvolvida por Danielly Cristina de Andrade Palma que é aluna do mestrado em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danielly deve defender sua tese no próximo dia 15 de abril ás 16h na sala 18 do instituto de Saúde Coletiva, o nome de seu projeto é "Agrotóxico em leite materno de mães residentes em Lucas do Rio Verde".

A pesquisa da mestranda Danielly, rendeu um artigo que já foi apresentado no I Simpósio de Saúde Ambiental realizado em dezembro do ano passado na cidade de Belém do Pará. E Hoje ganhou repercussão nacional no Programa Jornal Hoje da rede Globo. O artigo apresentado no Simpósio, diz que os resultados das pesquisas das mães terem o agrotóxico no leite materno, seria o reflexo de exposições ocupacionais, alimentares e ambientais e que tudo isso estaria ligado à agricultura familiar.

Ainda de acordo com trecho do artigo, foram utilizados aproximadamente 114,37 litros de agrotóxicos, por habitante isso apenas da safra 2009/2010 do município de Lucas do Rio Verde e que estas gestantes tiveram exposição a este agrotóxico. Em 2009 a cidade de Lucas cultivou cerca de 410 mil Hectares de soja e milho e usou aproximadamente 5.162.029 litros de agrotóxico. 

O município possui hoje cerca de 45 mil habitantes e fica localizado na região central de Mato Grosso. Lucas do Rio Verde é considerado o maior produtor de grãos do estado. 

Da Redação

Fonte Nortãonoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário