domingo, 14 de agosto de 2011

MUNDO Atentado suicida deixa mais de 20 mortos


Agências internacionais

Local do atentado que deixou 19 mortos/AFP
CABUL - Seis homens-bomba fizeram um atentado coordenado contra o complexo governamental no leste do Afeganistão deixando pelo menos 22 mortos. O Talibã reivindicou o ataque em Parwan, a cerca de 50 quilômetros da capital Cabul.

Tiroteios e explosões foram ouvidos antes que o ataque fosse controlado. Testemunhas que estavam no local informaram ter ouvido pelo menos cinco explosões enquanto as forças de segurança afegãs contra-atacavam dentro do complexo do governador de Parwan, Abdul Basir Salangi.
Um comunicado do Ministério do Interior do Afeganistão afirmou que 22 pessoas, incluindo cinco policiais, foram mortas. Havia 34 feridos.
Parwan está situada a apenas uma hora de carro da capital, Cabul, o que é mais um preocupante sinal do alcance do Talibã e de outros insurgentes.

Há oito dias, uma granada lançada por um foguete do Talibã derrubou um helicóptero da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em outra província central afegã próxima a Cabul, matando 30 soldados americanos e oito afegãos. Esse foi o pior incidente isolado para as forças de segurança estrangeiras em dez anos de guerra no país.

O ataque começou com um carro-bomba estacionado em frente ao portão principal. A explosão abriu um buraco no muro, o que permitiu que os suicidas, além de homems fortemente armados entrassem no local. A polícia informou ainda que três dos invasores foram mortos ao se aproximarem da casa do governador.

O ataque deste domingo parecia ter como alvo um encontro de autoridades de segurança que estava ocorrendo no complexo. O general Abdul Jalil Rahimi, da Polícia Nacional Afegã, disse que estava na reunião junto com o governador de Parwan, Abdul Basir Salangi, e vários oficiais da Otan.
- Dois dos suicidas conseguiram entar no complexo onde fica a casa do governador - disse Rahimi.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário