sábado, 28 de abril de 2012

Secretaria Municipal de Saúde nega omissão nas notificações de casos de dengue


Ascom/Marcello Paulino
A orientação é para que todos os casos sejam notificados para que o município tenha o controle no número de casos e possa estabelecer estratégias de combate ao mosquito.

Clique para abrir a foto
O secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior reuniu a imprensa na tarde de hoje (27), para negar o boato de que o município não estivesse realizando as notificações de casos de dengue em Lucas do Rio Verde.
Segundo Oliveira, a orientação do município aos profissionais de saúde, de acordo com o protocolo estabelecido pelo próprio Ministério da Saúde, é para que todas as suspeitas sejam notificadas, tanto na rede pública, como na rede particular.
Todos os sintomas relacionados a dengue são notificados pela equipe, que por sua vez, tem a responsabilidade de encaminhar a Vigilância Sanitária para que a Vigilância Epidemiológica possa fazer a busca ativa e estabelecer estratégias de combate ao mosquito.
O Ministério Público de Lucas do Rio Verde já se manifestou a respeito do assunto, solicitando por parte da prefeitura, que nenhuma suspeita deixe de ser notificada.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, em 2012 foram registrados 296 casos suspeitos de dengue, sendo 46 confirmados como dengue clássica e o restante aguardando o resultado do exame, por parte do Laboratório Central (Lacen).
De acordo com o secretário, desde o início de 2012, o município vem intensificando o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti e o resultado é um número de casos muito inferior ao dos municípios da região. “Nós temos o controle da situação. Estamos acompanhando de perto e notificando todos os casos suspeitos.”
Com o apoio das secretarias municipais de Educação, Obras, Viação e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o poder público tem conseguido realizar diversas ações de combate ao mosquito, como visitas domiciliares, distribuição de panfletos e orientações nas escolas e unidades de saúde.
No entanto, Oliveira ressalta que a população precisa colaborar mantendo os quintais limpos, os pratos de plantas com areia e qualquer recipiente que possa acumular água tampado.
Em relação ao Ministério Público, o secretário explica que o município providenciará um documento que será assinado por todos os profissionais de saúde reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal em notificar todos os casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário