RIO – A polícia de Hong Kong realizou nesta terça-feira a maior apreensão de chifres de rinoceronte da sua história. Junto com os 33 chifres de rinoceronte foram encontrados ainda 758 palitinhos e 127 braceletes de marfim. A carga avaliada em US$ 2,2 milhões estava escondida em um contêiner de um navio que chegou na segunda-feira no porto da cidade vindo da Cidade do Cabo, na África do Sul. Ninguém foi preso.
Várias subespécies de rinoceronte foram recentemente consideradas extintas devido à ação dos caçadores ilegais.
Os chifres dos animais são muito usados por chineses e vietnamitas que acreditam que eles podem curar uma série de males. O preço dos chifres chega a US$ 100 mil por quilo. Cerca de 86 quilos de chifres foram encontrados na recente operação, o que teria exigido a morte de pelo menos 17 rinocerontes, informaram os policiais.
Segundo o chefe da alfândega marítima de Hong Kong, Lam Tak-fai, os agentes decidiram passar o contêiner por raios-x depois de desconfiarem da carga listada no manifesto, aparas de plástico. Ainda de acordo com ele, geralmente as autoridades encontram um único chifre sendo contrabandeado em bagagens de visitantes da cidade e esta é a primeira vez que um grande carregamento foi achado escondido em um contêiner de navio.
Fonte: Globo Ciências
Nenhum comentário:
Postar um comentário