sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Câmara Municipal apóia escritora Luverdense para o lançamento do livro “O POETA E O AMANTE”.

Nascida sob o sol nordestino do Piauí, Maria Claro de Sousa, é descendente de indígenas da tribo Tapuio. Em busca de novos desafios veio para o  Mato Grosso em 1996; em 2007 foi convocada para se tornar servidora pública municipal, efetivada na Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde.

Clara, como é chamada, é completamente engajada na  literatura, para compor suas obras ela busca inspiração nas obras de Machado de Assis, Rimbaud, Baudelaire e Bertolt Brecht. A escritora  lançou sua primeira obra em 2003, intitulada como “Contos & Tall”. Em 2009, a escritora saiu de contos para assumir um gênero mais poético, onde ela lançou  o livro  “Fragmentos de Mim”. 

Sempre ousada em  2011, Maria Claro se prepara para lançar o livro,  “O POETA E O AMANTE”. Produzido pela KTM Editora.  A obra  através de poemas,  aborda  de maneira sutil temas que acercam os conflitos humanos e sociais tais como os distúrbios da mente, as doenças do século 21. Os textos sofreram um forte impacto causado pelo estado de saúde da Poeta, o que explica a austeridade presente em alguns poemas, entretanto, como forma de superação há também suaves versos cantados por um “eu” lírico observador e perspicaz, capaz de transformar em poesia o cântico estridente de um bando de pássaros. A poeta ainda faz questão de lembrar do  seu recente passado como regente de sala de aula e homenageia seus alunos com uma publicação produzida a quatro mãos.

“O POETA E O AMANTE” foi fomentado pelo Fundo Municipal de Cultura com o apoio da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde.

De acordo com o presidente do Fundo Municipal de Cultura e vereador, Fernando Pael (PT), incentivar autores locais também é uma forma de desenvolvimento municipal, por isso, a importância de valorizarmos nossos artistas. “A Câmara de Vereadores e o Fundo Municipal de Cultura sempre irá apoiar projetos como este. Essa é uma forma de popularizarmos a cultura e facilitarmos o acesso a todos”, disse Pael.

A obra  será lançada no dia de dezembro de 2011, no  Auditório da Câmara Municipal, às 19h. Com o único objetivo de promover a literatura, o livro poderá ser adquirido no Stand próximo a entrada da Câmara  por um valor simbólico de  apenas R$ 15,00.  O livro é indicado para jovens e adultos. Na ocasião, amigos de Cuiabá como o Professor Dr. Elmo de Faria da UFMT poderão se deslocar até Lucas do Rio Verde para prestigiar o trabalho da escritora. Não está descartada a presença da Editora KCM, produtora do livro.

Maria Claro de Sousa
Formada em Letras pela UNEMAT. Especialista em Literatura Brasileira pelo Instituto Cuiabano de Educação e Informática na Educação. Faz parte do Grupo de Pesquisa dirigido pelo Pofº. Dr. Elmo de Faria UFMT - em Inteligência Artificial e Robótica registrado no CNPQ  como Grupo de Inteligência Artificial, Robótica e Automação- IARA

Um comentário:

  1. humm, nossa cidade ficando xiq. vou lá ver esse amante. to doida pra arrumar um tb.

    ResponderExcluir