O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, confirmou nesta terça-feira (8) que vai entregar o cargo após o Parlamento aprovar as leis orçamentárias para 2012. Ele confirmou o que já havia sido anunciado pelo presidente Giorgio Napolitano em comunicado.
"Após a aprovação dessa lei financeira, que tem emendas para tudo que a Europa nos pediu e que o Eurogrupo solicitou, eu vou renunciar, para permitir o chefe de Estado a abrir consultas", disse em entrevista a seu canal 5 de televisão.
"O Parlamento hoje está paralisado, no que diz respeito à Câmara dos Deputados", disse.
"No Senado, a centro-direita (o governo) ainda tem uma boa maioria. Mas, com a saída de sete membros da maioria hoje, o governo não tem a maioria que pensávamos que tivesse, e então temos de enfrentar a situação com realismo."
Ele afirmou que a Itália está em uma "posição difícil" em relação aos mercados financeiros e tem de demonstrar que é capaz de reformas sérias. Ele acrescentou que a única opção realista é a de novas eleições.O
O anúncio ocorre horas depois de o contestado premiê de centro-direita ter perdido a maioria absoluta na Câmara dos Deputados, o que fez a oposição intensificar os pedidos pela sua saída, que já eram crescentes.
A decisão foi anunciada após encontro entre o premiê e o presidente Napolitano.
Fonte G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário