quinta-feira, 4 de julho de 2013

Artigo do professor Almir da Silva Coutinho Quem são os filhos que fogem à luta

De Almir DA Silva Coutinho
 
Quem são os filhos que fogem à luta

 A luta dos profissionais da educação de Lucas do Rio Verde neste momento é marcante e mais uma vez oportunista, gostei desta palavra, pois lutar contra o fascismo é de se esperar a morte, a tortura, a prisão, o degredo, o desemprego, a perseguição, ou quem sabe, lá longe, o diálogo civilizado e democrático das democracias mais bem estruturadas.
Enquanto a maioria luta, alguns, há de ser os privilegiados, digo comissionados, pagos com o dinheiro suado do contribuinte, embora eleitos pela comunidade, assim como muitos dos demais políticos não respeitam o direito do próprio colega a manifestar sua indignação e tomar a decisão que quiser.
É muito grave que esses colegas e políticos fascistas não ouçam as respostas que merecem no momento oportuno e publicamente, com seus nomes e cargos, públicos, diga-se de passagem, divulgados onde for de interesse. É necessário que se tenha a coragem de buscar os órgãos da justiça para fazer uma limpeza, ou pelo menos calar a boca de quem, na investidura de um cargo eletivo, principalmente na educação, não apresenta o mínimo de decência no tratamento com seus pares.
Como pode alguém que diz ser educador e pregar o zelo pelo tratamento humanizado com a sociedade, com as crianças que tanto dependem de uma escola civilizatória para serem cidadãos, não ter a decência de debater os assuntos intrínsecos ao seu ambiente de trabalho com o devido respeito às diferentes opiniões.
Sou professor e tenho filho na escola pública, e é no mínimo uma tremenda discrepância ver professores do meu filho, e de todas as demais crianças, sem posição, apolíticos e sem espírito de classe. Não acredito que uma aulinha, a decifração de umas palavrinhas ou algumas continhas, por si só, vão fazer do meu filho um cidadão capaz de viver com dignidade neste país, neste município, onde quer que seja.
Ainda bem que existem muitas escolas, muitos profissionais que, por serem oportunistas, e terem um espírito humano, buscam sempre fazerem o melhor pela educação de gente que ainda vê no conhecimento a única oportunidade de mudar de vida, mesmo tendo algumas “autoridades” que, sem nenhuma vergonha, ainda insistem em dizer que a educação é prioridade, mas na prática tratam a escola como curral.
Em Lucas do Rio Verde há gente decente, gente que está aqui em busca de oportunidade, e como é Brasil, os donos daqui somos todos nós e temos que calar a boca de quem se atreve a impor algo diferente. Nunca sozinhos é claro. Lembra do fascismo, nazismo e tantos outros ismos!
Professores, colegas, pais de alunos, alguém acredita que fechados nos nossos lares ou com medo de quem nós mesmos elegemos vai mudar alguma coisa?
Almir S. Coutinho
 
Fonte: Facebbk

Nenhum comentário:

Postar um comentário