quarta-feira, 3 de julho de 2013

Professores mantém paralisação aguardando conclusão de estudos sobre reposição

Representantes de 15 escolares participaram de Assembleia e 14 optaram pela manutenção da greve deflagrada a partir desta quarta-feira

Fonte: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery
http://www.expressomt.com.br/matogrosso/professores-mantem-paralisacao-aguardando-conclusao-de-estud-69215.html
            
Crédito: ExpressoMT
 
Professores de 14 das 16 escolas públicas da rede municipal de ensino optaram pela manutenção da greve deflagrada pela categoria a partir desta quarta-feira. Em assembleia realizada na Câmara Municipal foram apresentadas propostas aprovadas pelos profissionais da educação de Lucas do Rio Verde. A principal delas é a aceleração dos estudos de viabilidade econômica que vão definir o percentual de reposição salarial.

Pela manhã o prefeito Otaviano Pivetta e a secretária de Educação Elaine Lovatel participaram do início da Assembleia, mas não acenaram inicialmente com o ponto proposto durante os debates. Inicialmente o grupo de estudos formado por representantes do poder público e da categoria iriam se reunir em quatro ocasiões, em datas distintas, para apurar as condições do município em atender a principal reivindicação da categoria, a reposição de 17% nos salários, equiparando ao que é pago pelo Governo Estadual.

À tarde, representantes das escolas se reuniram apresentaram propostas que foram aprovadas pela categoria. Uma delas foi a inclusão de vereadores no grupo de estudos. Pelo menos três membros do Poder Legislativo acompanharão as discussões sobre a reposição salarial. Além disso, a categoria espera que o grupo de estudos faça um esforço concentrado concluindo esse levantamento até a próxima sexta-feira. Ao final da assembleia, apenas oito pessoas votaram para o retorno das atividades já nesta quinta-feira. Os demais concordaram em manter o movimento grevista, apoiando a proposta de criação de um comitê de mobilização, que contará com representantes de 15 das 16 unidades escolares da rede municipal.

“Os profissionais decidiram que se mantém paralisados aguardando o resultado dos estudos e a gente vai fazer o encaminhamento ao Executivo”, explicou a presidente do Sintep, Tânia Jorra, acreditando que haverá entendimento para que os estudos sejam acelerados. “A gente viu pela manhã que o canal de negociação está aberto e vai passar essas propostas de diálogo, negociação, e aguardaremos a resposta”, acrescentou.

Enquanto aguarda uma proposta, a categoria vai se manter mobilizada. Nesta quinta-feira, eles voltam à Câmara Municipal onde realizam estudos sobre vários temas, entre eles a lei do Piso Nacional da categoria, o Plano de Carreira e a mobilização popular. No final da tarde, a partir das 16 horas, haverá manifestação na Praça da Rosa Mística, quando os profissionais vão ganhar apoio de alunos da rede pública.
 
FONTE: EXPRESSOMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário