sábado, 27 de julho de 2013

Feministas protestam contra violência sexual ao lado de peregrinos da JMJ

      
ISADORA SPADONI


 COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

 
 A Marcha das Vadias, protesto pelo fim da violência contra a mulher, ocupará as ruas de Copacabana neste sábado (27), no Rio de Janeiro. A concentração está marcada para as 13h, no posto 5 da praia, onde peregrinos estão acampados para participar da vigília com o papa Francisco.
Participantes do movimento questionam, pelo Facebook, a viabilidade do trajeto escolhido devido às interdições na região para os eventos da Jornada Mundial da Juventude e à dificuldade de locomoção. Na página do evento, uma internauta escreveu: "Acho que será impossível chegar ao posto 2, quiçá ao 3, devido a massa de pessoas que se concentra naquela direção".

Outra rebateu: "A marcha estava marcada há tempos, a vigília do papa em Guaratiba que mudou para Copacabana há pouco por causa das chuvas". As criadoras do evento não anunciaram nenhuma modificação. Mais de 6.000 pessoas já confirmaram presença.
Além da luta pelo fim da violência sexual e de gênero, a edição deste ano levanta bandeiras como a laicidade do Estado, a descriminalização e legalização do aborto, a regulamentação da prostituição e contra o Estatuto do Nascituro, também conhecido como bolsa-estupro.

A primeira Marcha das Vadias foi organizada em 2011 por estudantes da Universidade de Toronto após declaração de um policial, em palestra na cidade canadense, de que o fato de as mulheres se vestirem como "vadias", com saias curtas e decotes ousados, poderia estimular o estupro. Em 2012 o movimento ganhou caráter nacional no país, ocorrendo simultaneamente em mais de 20 cidades brasileiras e também no exterior.
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário