segunda-feira, 1 de julho de 2013

Professores da rede municipal de Lucas decidem e param atividades a partir de quarta-feira




Assembleia foi realizada no pátio da Prefeitura Municipal após reunião que não definiu índice de reposição para a categoria.

Fonte: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery
 
 
Pela primeira vez na história de Lucas do Rio Verde os professores da rede pública municipal vão entrar em greve. A decisão foi tomada por maioria dos profissionais que participaram da Assembleia Geral da categoria realizada agora a noite no pátio da Prefeitura Municipal. A categoria foi mobilizada pelo Sintep e aguardou, em vigília, pelo fim da reunião realizada no interior do prédio municipal.

Durante cerca de duas horas os profissionais debateram a proposta do município em realizar um estudo de viabilidade econômica para tentar contemplar a categoria e buscar a equiparação salarial da rede municipal aos dos salários pagos aos professores da rede estadual. Alguns profissionais defenderam a manutenção do indicativo de greve, mas permanecendo em sala de aula enquanto o grupo de estudos buscaria um índice que contemplasse a necessidade da categoria. Votos vencidos, eles viram a proposta de paralisação imediata ganhar força.

Por fim, a maioria dos profissionais votou pela paralisação a partir de quarta-feira, 3. Nesta terça-feira os profissionais vão às salas de aula, porém orientando alunos e pais de alunos sobre a greve. Em contrapartida, um grupo de estudos formado por profissionais da rede pública e do Poder Público vai buscar um índice de reposição.

A paralisação vai atingir toda a rede municipal, inclusive as creches. 

De acordo com o Sintep, uma proposta foi protocolada na Secretaria Municipal de Educação em fevereiro desse ano. Porém não houve resposta.

A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, acompanhou a assembleia, mas não quis se pronunciar sobre a decretação da greve pelos profissionais.

Na quarta-feira os profissionais se reúnem em assembleia geral na quarta-feira na Câmara Municipal.


Fonte: Expressomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário