- RIO - O Ministério da Saúde anunciou oficialmente na última segunda-feira as novas diretrizes para controle do câncer do colo do útero, o segundo tipo de câncer mais comum entre pacientes do sexo feminino no país.
- A partir de agora, as mulheres deverão fazer o exame ginecológico preventivo até os 64 anos de idade, com repetição a cada três anos, caso os dois primeiros resultados anuais tenham sido considerados normais.
A medida tem como objetivo garantir a realização do exame a um número maior de mulheres pelo sistema público de saúde. Além disso, um programa de qualificação de ginecologistas, em desenvolvimento e implementação desde 2006, visa promover maior adesão às novas recomendações. Hoje, 12 estados já têm representantes capacitados.
Atualmente, o controle do câncer de colo do útero no Brasil integra as ações prioritárias do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, serão investidos nos próximos três anos cerca de US$ 5 bilhões de dólares neste tema. O governo não descarta a adoção da vacinação como uma das formas de prevenção.
O anúncio foi feito durante a abertura da 14ª edição do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical, no Rio de Janeiro. A revisão das regras foi feita por um grupo de especialistas, que identificaram as alterações necessárias. Definidas as novas recomendações, o texto final foi submetido durante 30 dias a uma consulta pública.
FONTE: O GLOBO
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/07/05/exames-para-detectar-cancer-do-colo-do-utero-devem-ser-estendido-mulheres-de-ate-64-anos-diz-ministerio-da-saude-924835436.asp#ixzz1RFYMtlef
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário