sexta-feira, 8 de julho de 2011

Internacional: Sudão do Sul marca independência com festas e fogos de artifício

Novo país tem Juba como capital e foi reconhecido oficialmente pelo Sudão.

República nasce rica em petróleo, mas subdesenvolvida.

A população do Sudão do Sul celebra na madrugada de sábado (noite de sexta, 8, no Brasil) a sua independência em relação ao norte do Sudão, resultado de um referendo feito no começo do ano, conforme previa o acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil.
O novo país tem Juba como capital, e foi reconhecido oficialmente na sexta-feira pelo governo do Sudão, com sede em Cartum, horas antes da secessão formal.
Milhares de pessoas dançavam nas ruas, agitavam bandeiras, e fogos de artifício foram lançados para comemorar a data. As autoridades dizem que a nova nação surgiu à 0h do dia 9 de julho (18h em Brasília), e que uma cerimônia formal de independência seria realizada horas depois.
Homem dança com fogos em comemoração à independência do Sudão do Sul, em Juba (Foto: Goran Tomasevic/Reuters)Homem dança com fogos em comemoração à independência do Sudão do S.continue lendo.http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/sudao-do-sul-marca-independencia-com-festa-e-fogos-de-artificio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário