quinta-feira, 2 de junho de 2011

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO.PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL SE MOBILIZAM CONTRA A FALTA DE VALORIZAÇÃO



 LEIA NA ÍNTEGRA A CARTA  QUE COMEÇOU A SER DISTRIBUÍDA  PELA CATEGORIA  HOJE  A TARDE .


CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE  CLUCAS DO RIO VERDE/MT

O SINTEP-MT- Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Subsede de Lucas do Rio Verde informa a população Luverdense que os profissionais da educação da rede pública municipal de Lucas do Rio Verde estão em estado de greve desde o dia 24 de maio de 2011 conforme deliberação da Assembléia Geral. Estado de greve significa que a qualquer momento a categoria poderá entrar em greve. Os motivos são os seguintes:

         VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:

Há anos que o salário está defasado, e isto vem trazendo sérios problemas na qualidade de vida dos profissionais, pois, o custo de vida em nossa cidade é muito alto, e o que os profissionais ganham, mal dá para suprir suas necessidades básicas de alimentação, sem falar em outras despesas.
Hoje, a situação trabalhista dos profissionais é muito desgastante e injusta. Para se ter uma progressão de carreira e receber um mísero aumento de 6% é preciso trabalhar 3 anos sem interrupção. Isto significa que o trabalhador não pode se afastar do trabalho, pois corre o risco de não merecer a tal progressão, mesmo em caso de doença.
Há exemplos de profissionais que não recebe sua progressão há anos por estarem em desvio de função, por problemas de saúde adquiridos em decorrência da profissão.
A data base de reposição salarial é 05 de maio, entretanto só vai ser incorporado no salário de junho, pois a proposta do executivo aprovada no dia 30/05/11 - segunda-feira, em primeira e única votação pelo Legislativo municipal foi de uma reposição parcelada, sendo 5% para junho e 2,5 para janeiro/2012. Isto não repõe as perdas salariais da categoria. E mais, essa decisão foi tomada a “toque de caixa” entre poder executivo e legislativo sem participação da categoria. 
    
SAÚDE:
A saúde do trabalhador da educação municipal de Lucas está cada vez mais comprometida quase sempre em função da sobrecarga e exigências no trabalho. As doenças mais comuns aos professores e funcionários da educação da rede municipal de Lucas do Rio Verde-MT hoje, são: estresse, gastrite, úlceras, depressão, transtornos emocionais e mentais, problemas na coluna, nos ombros, joelhos, problemas circulatórios, fibromialgia, pressão alta, distúrbios da voz, artrose somando-se um quadro de doenças psicossomáticas. Onde está a boa qualidade de vida do trabalhador da educação municipal de Lucas do Rio Verde-MT? Uma vez que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como diz o próprio poder público é um dos melhores?


PESSOAL DE APOIO
:
A situação do pessoal de apoio, como zeladoras, merendeiras, guarda de patrimônio escolar, secretárias de escolas não é diferente da dos professores, pois, estes, também trabalham com as mesmas condições, em alguns casos, até piores. O salário desses profissionais é irrisório em relação à importância de seu 
trabalho na educação.

 INFRAESTRUTURA:


Apesar de bonitas por fora, na maioria das escolas falta espaço físico, para os professores ministrar aulas de reforço, o que é um direito do aluno; falta carteira adequada, tem escolas que não tem internet no laboratório de informática, não tem computador suficiente para atender a demanda dos professores; faltam livros nas bibliotecas e as salas de aulas estão superlotadas. Faltam inclusive banheiros para os professores. Falta tanta coisa, que as escolas se vêem “obrigadas” a fazer festa junina para suprir as necessidades financeiras das mesmas. Hoje, a festa junina ou festa da integração é usada como pano de fundo cultural, mas que na verdade visa lucros. E mais uma vez os trabalhadores são “convidados” a trabalhar de graça.

 ASSÉDIO MORAL:

 Nunca houve tanto desrespeito aos profissionais da educação quanto nesta Gestão. Entre eles estão: perseguição, pressão psicológica, falta de diálogo, desrespeito aos direitos trabalhistas causando além das doenças acima citadas, vários processos 
judiciais, gerando ônus ao dinheiro público.

Sociedade de Lucas do Rio Verde, o Sintep conta com o apoio de todos para que a educação pública municipal seja realmente democrática, de qualidade e de direito
.    
                                   Lucas do Rio Verde-MT, 01 de junho de 2011- SINTEP-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário