segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mulheres de Lucas do Rio Verde formam associação para transformar a comunidade


A Associação de Mulheres em Busca de Cidadania (AMEC) foi criada na cidade de Lucas do Rio Verde (aproximadamente 160 km de Sinop) a mais de 10 anos, participou do processo evolutivo da cidade, e depois de várias trocas de terreno, finalmente neste ano de 2012, após realizar uma parceria com a prefeitura, pode ter um espaço adequado para desenvolver suas atividades com a sociedade.

Atualmente a AMEC está situada na Rua Sarandi nº 335 no prédio do Centro de Referência da Mulher. Tendo como uma das principais colaboradoras a professora Maria Dalva de Oliveira Fernandes, que desde o início, ao lado de mais 24 fundadoras da associação, batalharam para garantir os direitos das mulheres e a melhoria das condições da comunidade. “É preciso que as pessoas se unam para que os projetos sejam executados, sozinhos nossos sonhos ficam mais difíceis de serem realizados”, afirma Maria.


Hoje a associação fornece cursos para as mulheres da comunidade no intuito de capacitá-las e pretende implantar projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos do Bairro Rio Verde, e conseqüentemente buscar atingir as outras parcelas da comunidade luverdense.


Cursos Oferecidos


Bordado em fitas 


Acontece toda sexta-feira a partir das 14 horas, conta com a professora Anita Pelissari que transmite seus conhecimentos de uma forma voluntária para as mulheres que participam do curso. Renata Medeiros da Silva é dona de casa e aluna, ela se mostra muito contente com o resultado do trabalho, “por enquanto nós estamos aprendendo e levamos os bordados para casa, mas o projeto pretende crescer, e quem sabe no futuro podemos vender nossa produção”, ressalta a aprendiz Renata.


Dona Vera Dorneles é professora, atualmente está licenciada, participa do curso como uma forma de terapia ocupacional, “eu tinha uma rotina muito ocupada, de repente parei, o curso veio ajudar no sentido de dar uma utilidade ao meu tempo”.


Pintura em Tecidos


Este curso é realizado aos sábados sob a coordenação da associada Joana Rosa, mais conhecida entre as amigas como Joaninha. “Hoje são entre 08 e 10 mulheres que participam todos os sábados. Elas providenciam o material e podem levar os trabalhos para casa, é uma forma de terapia”.


Aulas de Violão


Com uma turma fechada de 10 alunos, as atividades do grupo começaram em abril, acontecem toda segunda e quarta-feira com a duração de 01 hora/aula, e é ministrado pelo professor José Marcos.


Projetos para 2012


Biblioteca Comunitária


Visando disseminar o conhecimento entre as crianças do Bairro Rio verde e bairros vizinhos, a AMEC providenciou uma sala em seu novo prédio, onde será implantada a biblioteca comunitária. “Muitas crianças ficam sem fazer nada durante o período que não estão na escola, nós precisamos dar uma atividade que transmita conhecimento para essas crianças, afastando os riscos que a rua pode oferecer, como as drogas, por exemplo”, afirma Maria Dalva, professora colaboradora.


A sala onde deve funcionar a biblioteca também contará com recursos de áudio e vídeo, além dos clássicos livros, gibis e revistas, possibilitando a interação das crianças com formas de culturas variadas.


Horta Comunitária


Está projetada para ser implantada no terreno da AMEC, o local está sendo preparado e a intenção das associadas é produzir vegetais de uma forma mais próxima do orgânico. “A princípio nós vamos produzir para o consumo próprio, dos associados, mas que sabe, se o negócio der certo, pode virar um fonte de renda para alimentar os projetos da AMEC”, pontua Maria Dalva.


O trabalho de luta dessas mulheres de Lucas do Rio Verde mostra que com organização e empenho, podemos mudar a realidade do lugar onde vivemos. Hoje em dia, se as crianças e mulheres do Bairro Rio Verde têm um lugar para desenvolver sua cidadania, essa conquista se deu com muito esforço.


Além de todas essas atividades, a AMEC está realizando um abaixo assinado para que seja implantada em Lucas a Delegacia da Mulher, convoca também a sociedade para que doem materiais como livros, gibis, revistas, jornais, filmes de carácter educativo, almofadas e móveis. Todos esses objetos serão utilizados na implantação da biblioteca, que apesar de já possuir uma estrutura, precisa de muito mais para atender as crianças, e qualquer doação é sempre bem-vinda. As pessoas podem levar as doações no endereço da associação.


“O que nós queremos acima de tudo, é que as pessoas exerçam a cidadania plena, em todos os aspectos, social, econômico, político, na educação, é isso que buscamos”, finaliza Maria Dalva.


Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário