quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto desenvolvido em escola municipal de Lucas é destaque na Revista Nova Escola

Em 17 de maio de 2012 as 09h16

O projeto “Matemática também é questão de cidadania”, começou em sala de aula com os alunos do 4º ano, mas envolveu toda a Escola Municipal Menino Deus.

Fonte: Ascom/Marcello Paulino

 
Crédito: Divulgação
Mais uma vez a educação pública de Lucas do Rio Verde é destaque no cenário nacional. Desta vez, um projeto desenvolvido em uma das escolas da rede municipal foi tema de reportagem na Revista Nova Escola, uma das mais importantes do País, no segmento de educação.

Intitulada “O que vai para o prato e para o lixo”, a reportagem aborda o projeto “Matemática também é questão de cidadania”, desenvolvido em 2010, com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Menino Deus. A coordenadora, professora Anair Bongiovani explica que o projeto consiste em várias iniciativas, que vão desde a redução do desperdício de alimentos a construção de uma horta.

Segundo a professora, o projeto surgiu da observação do grande volume de alimentos que eram desperdiçados todos os dias com a merenda escolar. Com aproximadamente 700 alunos matriculados, eram jogados fora por dia em média 30 quilos de alimentos, volume que foi reduzido para 4 quilos em poucos meses.

A coordenadora explica que uma das primeiras ações foi a conscientização dos alunos, mostrando através da pesagem dos alimentos o quanto era descartado diariamente e o quanto poderia ser reduzido, caso os estudantes aprendessem a servir apenas o que vão comer.

Outra iniciativa foi a construção de uma composteira e a transformação dos alimentos descartados em adubo orgânico, utilizados na horta da escola.

De acordo com ela, além de conscientizar os alunos, o projeto serviu como pano de fundo para vários trabalhos nas disciplinas de matemática, geografia e ciências. “Eu consegui trabalhar cálculos matemáticos, gráficos, interpretação de texto e questões relacionadas ao meio ambiente de uma forma mais atraente e com certeza, o aprendizado foi melhor.”

Satisfeita com o resultado do trabalho em sala de aula, Anair revela que o projeto conseguiu ir muito mais longe do que ela esperava. “Com o envolvimento dos alunos, conseguimos mostrar o quanto era descartado diariamente e mudamos os hábitos de toda a escola.”
Fonte: Expressomt

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