sábado, 15 de outubro de 2011

ROSÁRIO OESTE MPE firma TAC para combater 'bullying' nas escolas

Por CLÊNIA GORETTH 
Sexta, 14 de outubro de 2011, 17h28 

Cerca de 300 pessoas, entre professores, diretores de escolas, coordenadores e demais integrantes da comunidade escolar, participaram nesta sexta-feira (14.10), de uma reunião realizada pelo Ministério Público Estadual, em Rosário Oeste, para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta que visa coibir a prática de bullying nos estabelecimentos de ensino. O documento foi assinado pela promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes, pela secretária municipal de Educação, Inês de Fátima Cerutti, pela assessora pedagógica, Odinete Maria Nunes, e por representantes das instituições e unidades escolares.

Segundo a promotora de Justiça, no termo de compromisso foram estabelecidas nove medidas preventivas para o combate desse tipo de violência. São ações relacionadas à capacitação dos profissionais de educação; controle dos registros de ocorrências; aplicação de penalidades administrativas;entre outras.

“O bullying torna o ambiente hostil e violento, contribuindo para a evasão escolar. Pretendemos, com esta iniciativa, contribuir para a melhoria da educação e reduzir os índices de violência e bullying nas escolas, tornando este ambiente propício à formação da cidadania”, ressaltou a promotora de Justiça.

A prática do 'bullying' consiste em atos de violência física ou psicológica, munidos de intenção e de repetição, praticados por um aluno ou por um grupo, com a finalidade de agredir ou intimidar outro aluno. Esse tipo de atitude causa sensação de pavor, sentimento e rejeição e isolamento social e humilhação.

 Fonte MPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário