segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terra treme no Norte Araguaia e deixa população da zona rural apavorada

Uasley Werneck
da Agência da Noticia com Redação 24 Horas News



Um pequeno tremor de terra foi registrado na zona rural da cidade de Confresa, no Norte Araguaia de Mato Grosso,  distante 1.200 quilômetros de Cuiabá.  Moradores que estavam em uma fazenda relataram terem ouvido um estrondo muito forte por volta das 3 horas da manhã de sábado, 22. De acordo com Jhersson Gomes que estava no local, após o estrondo ocorreu o tremor de terra, que durou menos de 10 segundos. Ele relatou que as pessoas ficaram com medo do abalo sísmico.
A esposa do proprietário da fazenda, onde o abalo foi sentido, disse que estava dormindo no momento do tremor. Porém ficou perplexa ao ver que as paredes da residência haviam rachado. Ainda segundo Ana Claudia, que mora a mais de 9 anos na propriedade, está foi a primeira vez que aconteceu um abalo na área. O  fato gerou medo e insegurança os moradores da região .

Esta, porém,  não e primeira vez que a terra treme em Mato Grosso e muito menos no Araguaia.  Em janeiro do ano passado, um abalo sísmico  foi registrado no Projeto de Assentamento Santa Maria, interior de Água Boa, no Vale do Araguaia, alguns morados relataram o mesmo que Jhersson um forte barulho seguido do tremor. Na época o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília disse que o abalo foi muito pequeno e pode não ter sido detectado pelos aparelhos instalados em território mato-grossense.
Uma hipótese pode ser o excesso de chuva dos últimos dias, que provoca desmoronamentos nas camadas inferiores da terra. É esperado para esta segunda-feira, 24,  mais informações do Observatório da UnB.
Mato Grosso tem sido alvo de estudos por parte de especialistas em sismolopgia. Alguns estudiosos já apontaram que há  risco de parte do território do Estado enfrentar um tremor de terra de intensidade suficiente para causar estragos principalmente  em cidades da região norte do Estado. Na região da cidade de Porto dos Gaúchos  há uma falha geológica onde abalos sísmicos vêm ocorrendo com frequência nos últimos anos. Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário