Fonte: Ibope/Jornal Folha Verde
Primeira pesquisa do Instituto em Lucas aponta Otaviano com 46% de preferência contra 44% de Ferrarin.
Crédito: ExpressoMTRogério Ferrarin e Otaviano Pivetta
A primeira pesquisa Ibope Inteligência da história político-eleitoral de Lucas do Rio Verde indica empate técnico entre os candidatos Otaviano Pivetta (PDT) e Rogério Ferrarin (PMDB), que têm 46% e 44% das intenções de voto, respectivamente. Aqueles que declaram intenção de votar branco ou nulo são 3%, enquanto outros 8% não sabem responder ou não opinam. Os percentuais de intenção de voto atribuídos aos dois candidatos representam 52% e 48% dos votos válidos, respectivamente.
Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Otaviano Pivetta e Rogério Ferrarin aparecem numericamente empatados, com 40% das menções cada. Neste cenário, votos brancos e nulos representam 3%, enquanto 17% do eleitorado está indeciso ou prefere não responder.
Na pesquisa, foram entrevistados 406 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro, em diferentes bairros da cidade. A margem de erro é de cinco pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o protocolo número MT-00239/2012.
Rejeição
Quando perguntados sobre em qual(is) candidato(s) não votariam de forma alguma, metade dos eleitores (51%) responde que poderia votar em todos os candidatos, enquanto 24% declaram que não votariam em Rogério Ferrarin, e 20% em Otaviano Pivetta. Aqueles que não sabem responder ou não opinam são 6%. Vale lembrar que nesta pergunta o entrevistado poderia citar mais de um candidato.
Expectativa de vitória
Quando perguntados sobre quem será o próximo prefeito de Lucas do Rio Verde, independentemente da intenção de voto, 44% dos eleitores citam Otaviano Pivetta, enquanto outros 36% mencionam Rogério Ferrarin. Não sabem opinar a respeito ou não respondem à pergunta, 2 a cada 10 eleitores do município (20%).
Registro
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro de 2012, quando foram entrevistados 406 eleitores. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. Ela foi contratada pela empresa Vera Terezinha Faccin Carpenedo ME (Jornal Folha Verde) e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob protocolo nº MT-00239/2012.
Observação: O arredondamento dos percentuais é feito por software estatístico. Os resultados são calculados em casas decimais. Para efeitos de divulgação, é feito o arredondamento no programa para a retirada dos décimos. Por conta disso, os resultados por vezes acabam somando 99 ou 101%.
VEJA A GALERIA DE FOTOS
3 / 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário